Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos
Discuta com a turma:
- Quem sabe me dizer o que é comparar?
- O que a palavra diferença lembra?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Entregue para cada aluno 10 materiais manipuláveis (botão, tampinha, cubinho do Material Dourado ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos). Sugestão: usar cubinhos do Material Dourado.Deixe os alunos realizarem individualmente o aquecimento. Faça os questionamentos deste slide.
Propósito: Comparar e encontrar a diferença entre as quantidades.
Discuta com a turma:
- Quantos cubinhos vocês receberam?
- Separem 4 cubinhos de um lado da carteira e 3 de outro lado da carteira e comparem os dois grupos. Há a mesma quantidade nos dois grupos? Qual a diferença entre as quantidades? Espera-se que os alunos concluam que 4 tem 1 mais que 3, ou que digam 1.
- Separem 5 cubinhos de um lado da carteira e 2 de outro lado da carteira e comparem os dois grupos. Há a mesma quantidade nos dois grupos? Qual a diferença entre as quantidades? Espera-se que os alunos concluam que 5 tem 3 a mais que 2, ou que digam 3.
Se achar necessário pode continuar com os questionamentos para que eles compreendam a ideia de comparar e percebam a diferença entre as quantidades no sentido quantitativo.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Previamente elabore um cartaz de acordo com o modelo no slide. Dentro de cada envelope ficará os numerais com 2 algarismos. Sugiro: (99, 75, 31, 41, 88, 66, 76, 53, 98, 11, 20, 30, 73, 65, 78, 50). Mas, dependendo da turma pode ser adaptável para 3 algarismos. Forme duplas ou trios e após, fixe o cartaz no quadro. No caderno ou em uma folha, será feita a estratégia pessoal de cada aluno.Serão 8 rodadas. A cada rodada vão dois alunos até o cartaz e cada um abre o envelope de acordo com o comando do professor.
1ª rodada: abrir os envelopes 2A e 1D.
2ª rodada: abrir os envelopes 4C e 2B.
3ª rodada: abrir os envelopes 3B e 1C.
4ª rodada: abrir os envelopes 4A e 3D.
5ª rodada: abrir os envelopes 4B e 1A.
6ª rodada: abrir os envelopes 1B e 4D.
7ª rodada: abrir os envelopes 3A e 2D.
8ª rodada: abrir os envelopes 2C e 3C.
A cada rodada após aberto os 2 envelopes, os alunos dirão para a turma os números que tiraram,depois retornam às carteiras para calcularem a diferença entre os números retirados. Por exemplo 88 e 31. Então as duplas ou trios, primeiramente terão um tempo para fazerem individualmente a comparação entre os dois números e após, com estratégia pessoal descobrirão a diferença entre esses numerais. Depois, a dupla ou trio conversa entre eles sobre as possíveis resoluções.
Propósito: Encontrar a diferença entre duas quantidades.
Discuta com a turma:
- Os números são iguais?
- Qual é o maior?
- E o menor?
- Quanto um é maior do que o outro?
- Como podemos fazer para descobrir?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Permita que todas as duplas ou trios tenham a oportunidade de expor as estratégias usadas para comparação entre os numerais, de todas as rodadas. Garanta que se esgotem todas as alternativas usadas pelos seus alunos. Há várias possibilidades de resultados e estratégias utilizadas. Você encontrará no link para a resolução da atividade, três possíveis estratégias, porém, deve primeiramente considerar aquelas usadas pelos seus alunos. As que apresentarem erros, devem ser discutidas e confrontadas com as demais, para encontrarem coletivamente o motivo de terem chegado a resultados diferentes.
Propósito: Mostrar as diferentes maneiras para encontrar a diferença entre quantidades.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença entre os dois primeiros números retirados do envelope?
- Como fizeram para encontrar?
- Alguém usou uma estratégia diferente dessa apresentada?
- E da 2ª rodada? E da 3ª? Continuar assim até explorar todas as rodadas.
- Quando queremos encontrar a diferença de uma quantidade e outra, que tipo de operação podemos fazer?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Garanta que a turma consolidou a ideia de comparar e encontrar a diferença como significado da subtração. Faça perguntas orais como: Qual a diferença entre 10 e 15? Reforce que não é visual (que são diferentes ou que um é maior que o outro) e sim, na quantidade que existe entre eles, ou seja, do 10 até o 15 ou 15 até o 10.Conclua que o resultado pode ser obtido a partir de estratégias pessoais, ou seja, não precisa ser somente com o cálculo convencional. Reforce que conversar com os colegas sobre as estratégias auxilia na compreensão e na resolução.
Propósito: Garantir que os alunos ao ler uma situação-problema identifiquem que a partir da comparação descobrimos a diferença entre as quantidades.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para calcular a diferença entre os números que foram tirados nas rodadas?
- Que tipo de operação foi feita?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Conclua reforçando o significado de comparar e encontrar a diferença entre duas quantidades.
Propósito: Consolidar com a turma o significado de comparar e encontrar a diferença entre duas quantidades.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre diferença na comparação.
Propósito: Verificar a aprendizagem sobre diferença na comparação.
Discuta com a turma:
- De que maneira vocês ajudaram Mariana encontrar a diferença entre as duas fichas?
Materiais Complementares:
Atividade raio x
Atividades complementares
Resolução do raio x
Resolução das atividades complementares