Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano - MAT2_25RDP04
Para este plano, foque na etapa Retomada e Raio X, lembrando que você pode visitar todos os arquivos do plano assim, poderá identificar se há alguns pontos que possam ser adaptados ao seu trabalho remoto.
Retomada
De forma assíncrona, envie uma foto da situação apresentada na retomada para os alunos via WhatsApp, um áudio ou impressa para os que não tem acesso à internet. O questionamento apresentado é algo corriqueiro, quem sabe até já tenha acontecido com algum dos alunos. Por isso, caso possível, debata esse assunto com a turma em uma interação virtual, de forma síncrona, seja pelo Google Meet, pelo Zoom ou outra forma de interação. Este momento é riquíssimo, tendo em vista que os alunos poderão socializar suas ideias, estratégias que usariam para resolver o problema. Para os alunos sem acesso às tecnologias digitais, poderão, com a ajuda de um adulto, registrar como resolveria o problema.
Raio X
O raio X pode ser proposto como atividade principal.
O problema pode ser adaptado, alterando algumas informações do seu texto, adequando-o à realidade do momento.
“A professora Clarice passou algumas atividades remotas de Matemática. Assim que as recebeu em casa, foi corrigir e verificar se todos haviam realizado as atividades. Ela percebeu que alguns alunos não haviam feito. Os alunos estão em casa, não podem ir à escola devido a pandemia. O que a professora Clarice deve fazer agora?”
Envie o texto impresso ou, por mensagem de texto via WhatsApp para que os alunos copiem o problema no caderno. Oriente o aluno a convidar alguém que possa lhe auxiliar na realização da atividade. Conduza-o a fazer uma primeira leitura silenciosa. Em seguida, ler em voz alta para quem está auxiliando ele ouvir. Por último, essa pessoa que o ouviu poderá fazer uma leitura fluente do problema para que o aluno compreenda as informações e consiga elaborar uma estratégia para resolvê-lo. Peça que registrem suas conclusões no caderno.
Discussão das soluções
Após a resolução do problema, em uma chamada de vídeo em pequenos grupos via WhatsApp, com dia e horário determinados, os alunos socializem os critérios utilizados para estabelecer as estratégias de resolução que desenvolveram e apresentem suas hipóteses. Nesta chamada, o professor deverá ouvir atentamente os argumentos que os alunos usam para defender seu ponto de vista validando ou não a resolução que tiveram.
Outra forma de discutir as soluções é através de mensagem de texto, áudio ou vídeo, provocando reflexões. Nesse caso, após a devolutiva, o professor deve organizar as soluções e explicações e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Já para aqueles sem acesso à internet, peça que registrem suas conclusões em uma folha de caderno, explicando qual estratégia utilizou para resolver e quem ele gostaria que tivesse conhecimento das suas ideias. Após a devolutiva na escola, enviar para o colega que ele escolheu compartilhar sua resolução. Ao receber o recado, ele poderá confrontar com suas soluções, refletindo sobre a maneira como seu colega resolveu o problema.
Convite às famílias
A participação da família nesta proposta de atividade é muito importante, principalmente para aqueles alunos que ainda não estão alfabetizados, necessitando auxílio tanto na leitura como na escrita. Por isso, convide as pessoas que integram à família do aluno assim, ele se sentirá mais seguro.