Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_16GEO01
Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos); Material do aluno; Objetos que tenham a forma geométrica de esfera e de cilindro: bolas de gude, bolas de pingue-pongue, bola de futebol, lata de refrigerante, embalagem de desodorante, copo, lata de batata, etc.
_ Opcionais: Massinha de modelar.
Para este plano, foque nas etapas da Retomada e da Discussão das soluções.
Retomada
Explique aos alunos que nessa aula eles aprenderão a identificar e diferenciar esfera e cilindro. Inicie lendo a poesia do slide 2. Ela traz de maneira lúdica, a ideia de esfera e de cilindro. Depois proponha a atividade com os objetos que os alunos têm em casa. Eles devem ter acesso aos conteúdos dos slides ou ao documento impresso da atividade adaptada. Use o meio de comunicação que for possível.
Se você tiver em momento síncrono com eles, pode compartilhar a tela do seu computador com o slide 2. Tente estimulá-los a perceber as características dos objetos relacionando-os com as figuras geométricas. Estimule a verbalização da nomenclatura adequada.
Se você tiver grupo de WhatsApp com a turma envie imagens do slide. Faça as perguntas sugeridas por áudio ou por mensagem.
Se nenhuma destas formas de comunicação for possível, você pode enviar o documento com a poesia impressa, ou ainda pode postar a tarefa na página da sua turma no Google sala de aula. Nestes casos, envie as perguntas também, para que você tenha as respostas e possa usá-las para promover uma reflexão com a turma toda depois.
1. VOCÊ CONHECE OS OBJETOS CITADOS NA POESIA?
2. PENSE EM OUTROS OBJETOS QUE TENHAM A FORMA DE ESFERA E A FORMA DO CILINDRO. SEPARE EM SUA CASA ALGUNS OBJETOS QUE LEMBREM ESSAS FORMAS GEOMÉTRICAS: BOLAS, COPOS, LATA DE REFRIGERANTE E EMBALAGEM DE DESODORANTE, ETC.
3. DEPOIS RESPONDA ÀS QUESTÕES:
- ESSES OBJETOS LEMBRAM ALGUMA FORMA GEOMÉTRICA? QUAIS?
- QUAIS OBJETOS, QUE VOCÊ CONHECE, TÊM UM FORMATO PARECIDO COM UMA ESFERA?
- QUAIS OBJETOS VOCÊ SEPAROU QUE SE PARECEM COM UM CILINDRO?
Discussão das soluções
Disponibilize um meio em que os alunos possam socializar suas descobertas.
Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, deixe que falem sobre os objetos que eles encontraram em suas casas com o formato de esfera e cilindro. No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe por escrito alguns exemplos de objetos citados pelos alunos, junto com a devolutiva da tarefa. Você pode incluir um quadro com diferentes respostas da turma e enviar para todos.
Encerramento
Apresente aos alunos a sistematização da aula. Mostre a parte conceitual do que foi trabalhado durante as atividades, apresentando os slides 8 e 9. No caso das tarefas impressas, encerre a atividade enviando os textos dos slides com a aprendizagem da aula junto com a devolutiva de cada um.
Raio X
A atividade proposta no Raio X tem a finalidade de avaliar a aprendizagem da aula. A atividade original sugere que os alunos construam com massinha de modelar uma esfera e um cilindro. Você pode sugerir que façam isso em casa, depois tirem fotos e encaminhem no grupo de WhatsApp. Mas se achar difícil para eles, use as atividades complementares como atividade para avaliação; neste caso retire a parte que remete a atividade da descoberta que não foi realizada. Você pode encaminhar a proposta da atividade impressa e pedir que os alunos realizem.
Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto com a atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.