Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia e explique o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que vamos trabalhar hoje?
- Atenção ao objetivo da nossa aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Chame a atenção dos seus alunos para as imagens projetadas. Pergunte se eles já manusearam esses objetos. Se for possível, leve-os para que as crianças tenham a oportunidade de tocar e sentir as características de cada forma. Mostre que os objetos possuem semelhanças e diferenças, discuta com a turma essas questões. Relacione esses objetos com o CUBO e o PARALELEPíPEDO. Estimule-os a procurar dentro da sala de aula outros objetos com essas formas. Você pode ajudar listando no quadro os objetos que forem mencionados pelos alunos.
Propósito: Relembrar as figuras não planas (cubo e paralelepípedo) a partir de objetos que fazem parte do cotidiano do aluno.
Discuta com a turma:
- Esses objetos possuem as mesmas características?
- O que é igual?
- O que é diferente?
A partir dessa discussão o professor poderá caracterizar, junto com a turma, as figuras trabalhadas.
Professor, é muito importante o uso das nomenclaturas corretas, não se esqueça que um dos objetivos da atividade é que os alunos consigam nomear as figuras não planas trabalhadas: CUBO E PARALELEPÍPEDO.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 - 15 minutos
Orientação: Antes de distribuir os moldes, certifique-se de que todos os alunos tenham em mãos: tesoura e cola. Distribua os moldes e oriente na montagem. Caso eles demonstrem dificuldades ao montar, ofereça ajuda e permita que eles se ajudem entre si. Peça que eles deixem as peças secarem antes de manipular.
Dar aos alunos a possibilidade de montar e manipular modelos de figuras geométricas não planas é um recurso muito importante para a aprendizagem.
Propósito: Organizar o pensamento e as discussões realizadas no aquecimento e mostrar a proposta de trabalho da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Esses moldes serão recortados e montados por vocês.
- Vocês conseguem imaginar como ficarão as peças depois de montadas?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Peça aos alunos que, em duplas, conversem sobres as figuras e as manipulem. Permita que as crianças comparem as peças, mas interfira se perceber alguma dificuldade. Aprender a nomenclatura correta de algumas figuras geométricas e observar características que as identifiquem exige a sua intervenção, você deve exercer o papel de provocador e incentivador de questionamentos.
Propósito: Refletir sobre as características das peças montadas e nomeá-las.
Discuta com a turma:
- Vocês observarem bem as construções ?
- Como chamamos essas figuras não planas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Peça que os alunos peguem o cubo montado por eles, mostre as partes desse sólido e explique cada uma de suas partes. Estimule aos alunos a manipular essas partes, no caso do vértice, oriente a sentí-lo com os dedos. Faça assim, também com as arestas. Já ao falar sobre as faces, mostre-as e peça que eles identifiquem quantas faces o cubo possui.
Peça que os alunos passem fita adesiva de uma cor nas arestas, colem (ou desenhem) bolinhas de etiqueta nos vértices e decorem as faces com caneta hidrocor.
O importante dessa atividade não é que eles decorem o nome das partes, mas sim que os alunos as conheçam e ouçam a nomenclatura correta de cada uma delas.
Propósito: Conhecer as partes do cubo: vértices, arestas e faces.
Discuta com a turma: Faça algumas perguntas sobre o cubo para que os alunos respondam oralmente:
- Como são as faces do cubo?
- Quantas arestas ele tem?
- E os vértices, quantos são?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Professor, antes e mostrar a solução correta, estimule seus alunos a refletir sobre a resposta de Maria. Proponha que eles peguem o cubo que construíram e acompanhem o raciocínio dela. Depois faça as perguntas do slide para eles e pensem juntos nas respostas.
Propósito: Refletir sobre outras possíveis soluções para o problema.
Discuta com a turma:
- Por que Maria disse que o cubo só tinha 5 faces?
- Como ela pensou para dar essa resposta?
- O que você falaria para Maria para que ela encontrasse mais a outra face?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Sistematize com os alunos os principais conceitos abordados.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula
Discuta com a turma:
- Quais são as partes do cubo?
- E do paralelepípedo?
Finalize com a leitura do slide.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Encerre a aula retomando as ideias que foram trabalhadas. Sistematize com os alunos os principais conceitos abordados.
Propósito: Retomar as ideias principais da aula e organizá-las.
Discuta com a Turma:
- O que aprendemos hoje?
- Em que momentos podemos aplicar nosso aprendizado?