Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Batalha das centenas
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Leitura, escrita e ordenação (numeros de 3 ordens)
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Objetivos específicos
Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Conceito-chave
Ordenar números de três algarismos.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Cartolinas ou papel pardo;
- Fita adesiva ou cola;
- Lápis e borracha;
- Dados;
- Marcadores.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos ( slides de 3 a 5 ).
Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados sobre números de três ordens.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica.Projete os slides ou escreva as perguntas no quadro.Elas estão disponíveis nos materiais complementares, se preferir imprimí-las e entregar aos alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém teve dificuldade com alguma dessas perguntas? Qual?
- Como podemos ajudar esse aluno com dúvidas? O que vocês sugerem?
Materiais Complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 5 )
Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados sobre números de três ordens.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica.Projete os slides ou escreva as perguntas no quadro.Elas estão disponíveis nos materiais complementares, se preferir imprimí-las e entregar aos alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém teve dificuldade com alguma dessas perguntas? Qual?
- Como podemos ajudar esse aluno com dúvidas? O que vocês sugerem?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 5 )
Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados sobre números de três ordens.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica.Projete os slides ou escreva as perguntas no quadro.Elas estão disponíveis nos materiais complementares, se preferir imprimí-las e entregar aos alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém teve dificuldade com alguma dessas perguntas? Qual?
- Como podemos ajudar esse aluno com dúvidas? O que vocês sugerem?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )
Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Orientação:
- Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
- Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
- Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
- Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
- Como jogar :
*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.
*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.
* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”
* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).
* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada
* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.
Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
- Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
- Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês organizariam as cartas?
- Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
- Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )
Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Orientação:
- Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
- Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
- Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
- Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
- Como jogar :
*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.
*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.
* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”
* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).
* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada
* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.
Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
- Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
- Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
- Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
- Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )
Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Orientação:
- Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
- Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
- Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
- Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
- Como jogar :
*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.
*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.
* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”
* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).
* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada
* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.
Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
- Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
- Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
- Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
- Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )
Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Orientação:
- Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
- Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
- Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
- Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
- Como jogar :
*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.
*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.
* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”
* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).
* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada
* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.
Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
- Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
- Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
- Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
- Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos( slides de 6 a 10 )
Propósito: Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Orientação:
- Divida a turma em grupos de 4 (pode deixar a escolha para os alunos ou formar agrupamentos produtivos)
- Entregue para cada grupo de alunos um conjunto de baralho, mas retire o coringa, o K, o Q e o J ( rei, dama e valete).
- Para o grupo entregue uma tabela para que anotem os valores formados e as regras do jogo.
- Combine com a turma a quantidade de jogadas de cada aluno ( sugerimos 5).
- Como jogar :
*Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.
*Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.
* Um dos jogadores mostra o número que formou e diz: “Eu formei o número _____ ele é o maior”
* Os demais devem apresentar suas cartas com o número formado dizendo “Eu formei o número _______ ele é menor” ( se o número formado for menor do que o mostrado pelo primeiro aluno) ou “Eu formei o número _________ quem fez o maior número fui eu” ( se o número formado for maior que o apresentado pelo primeiro aluno).
* Todo anotam seus números na tabela e quem tiver formado o maior número marca seu nome como vencedor da rodada
* Embaralha-se o baralho de novo e outro aluno distribui as cartas e assim sucessivamente até que todos tenham realizado todas as jogadas.
Você pode propor a variação para quem forma o menor número ou para quem forma o número mais próximo, por exemplo, de 500. Circule pela sala, observe como jogam, pergunte e faça as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- Que cartas você trocaria de lugar para fazer o menor número nessa jogada? Isso seria possível?
- Vejam o amigo fez o maior número da rodada ,mas se mudássemos as cartas de lugar ele ainda venceria? Por quê?
- Se o jogo fosse para formar o menor número como vocês reorganizariam as cartas?
- Como vocês pensam quando recebem as cartas e formam os números?
- Como vocês fizeram para descobrir se o número era menor ou maior que outro?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes resultados das tabelas.
Orientação: Separe um local na sala de aula onde os alunos possam ir fixando suas tabelas conforme cada grupo vá apresentando seus diferentes resultados.
Discuta com a turma:
- Qual seria o maior número possível a ser formado?
- Alguém formou esse número?
- Alguém chegou bem perto?
- Qual número sempre seria o menor? Por quê?
- Qual a dica para a carta que representa a centena? E para a unidade?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Validar com os alunos a formação de números de três ordens ( centena, dezena e unidade).
Orientação: Projete ou escreva no quadro e leia com os alunos o conceito trabalhado e peça para que registrem em seus cadernos.
Raio X
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares:
Resolução das atividades complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: atividade impressa, e-mail ou Whatsapp.
- Opcionais: gravação de áudio, Zoom, Google Meets.
Para este plano, foque na etapa do Raio X.
Raio X
Neste caso, aa atividade do Raio X pode ser usada para a promoção da aprendizagem. Envie-a para os alunos impressa, por imagem, via Whatsapp, ou em forma de documentos, via e-mail.
Caso possa realizar um momento síncrono, como no Zoom ou Google Meets, projete sua tela e promova a realização da atividade com todos os alunos ao mesmo tempo.
Nesta atividade, é importante que os alunos consigam pensar nos algarismos das cartas individualmente. É preciso garantir que entendam a comanda. Grave um áudio ou envie uma mensagem reforçando que são cartas separadas e explicando a consigna. O ideal seria que eles pudessem embaralhar estas cartas e brincar com a formação dos números.
Se tiverem a atividade impressa, sugira que recortem as cartas. Eles podem desenhar algarismos em um papel qualquer e depois recortá-los, simulando cartas. Assim, você pode ampliar a atividade fazendo outras perguntas, como:
- Que outros números você consegue formar usando as cartas da mesma cor em diferentes ordens?
- E se você misturar as cores das cartas, que outros números consegue formar?
- Qual o maior número que consegue formar misturando as cartas? E o menor?
Sugira que desenhem no caderno um quadro de ordens para compreender melhor a formação dos números.
Se não estiver em momento síncrono, envie as perguntas por áudio ou mensagem de texto. Se preferir, encaminhe junto com a atividade.
Discussão das soluções
Oriente os alunos a trocarem informações com os colegas, via áudio, mensagem de texto, telefone, como puderem. Peça para conferirem as respostas, discutirem as estratégias utilizadas para formar números com as cartas e também como fizeram para descobrir o maior e o menor número possível de ser formado. Eles podem descobrir quem foi que conseguiu formar a maior quantidade de números misturando as cores das cartas. Depois, podem enviar para você um áudio via Whatsapp contando as descobertas e as respostas da atividade.
Sistematização
Dê uma devolutiva aos alunos validando as respostas deles. Você pode reunir em um documento todos os números que foram possíveis de ser formados utilizando as cartas. Depois fotografe este documento e envie a imagem no grupo de Whatsapp. É importante sistematizar a atividade dizendo que, se mudar a ordem dos algarismos, o valor altera também.
Convite às famílias
Se for possível, as famílias podem ajudar os filhos incentivando o recorte das cartas e a formação de novos números. Podem também fazer as perguntas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Objetivos específicos
Compor números de três ordens identificando o maior número possível.
Conceito-chave
Ordenar números de três algarismos.
Recursos necessários
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- Lápis e borracha;
- Dados;
- Marcadores.
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