Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide (ou passe o desafio no quadro), que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Em seguida, peça para que os alunos pensem e digam sobre como podem ajudar Karina. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles expliquem o que falaram. Você pode desenhar retas no quadro, que servirão de suporte para a discussão de ideias (exemplos seus e dos alunos). Os alunos precisam neste etapa relembrar como se adiciona na reta numerada, ou seja, que precisam fazer deslocamentos “para frente” ou à direita na reta, para realizarem esta operação.
Propósito: Retomar o procedimento de soma na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como podemos ajudar Karina?
- Alguém se lembra como faz pra somar na reta numerada? Gostaria de dar ou fazer um exemplo?
- E se a gente se deslocar pro lado contrário, o que ocorre?
- Se os alunos estiverem contando em intervalos de 1 em 1 na reta, você pode questionar: Que outras estratégias podemos criar para fazer o cálculo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Aprimorar os conhecimentos da sequência numérica na reta numerada, explorar o cálculo mental envolvendo adições e fixar os movimentos na reta numerada relacionado à adição.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu desta atividade?
- O que você pensou em fazer primeiro?
- Tem alguma informação faltando? Qual? Por quê? O que você pensa fazer para descobrir esta informação?
- Me conte onde você começou a contar para descobrir quem está 50 metros à frente do último colocado? Por quê você iniciou neste ponto?
- Como você pode realizar adições na reta numerada?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Você pode saber mais sobre canoagem na modalidade canoagem velocidade aqui.
Você pode saber mais sobre como interagir com seus alunos por meio do esforço produtivo aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade lendo o resumo do que aprenderam hoje. Você pode pedir que eles copiem no caderno.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a reta numerada para resolvê-la. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de adição na reta numerada para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos deslocamentos na reta numerada associados ao conceito de adição.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar