Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Deixe a turma realizar individualmente o aquecimento.
Ofereça materiais manipuláveis como: botão, tampinha, cubinho do Material Dourado, clips ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos como os lápis dos próprios alunos. Sugestão: usar tampinhas.
Propósito: Manipular objetos fazendo acréscimos.
Discuta com a turma:
- Coloquem sobre a carteira 10 tampinhas. Agora, acrescentem 5 tampinhas. Quantas tampinhas ficaram?
- Acrescentem 3 tampinhas as que ficaram, quantas tampinhas têm agora?
- Quando vocês acrescentam quantidades o que acontece com a quantidade anterior?
- Ao todo quantas tampinhas foram acrescentadas?
Professor se achar necessário, siga fazendo as explorações com a ideia de acrescentar.
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5 )
Orientação: Projete este slide ou confeccione círculos com E V A(placas emborrachadas), representando os modelos do slide, um círculo amarelo com o número 21, um círculo vermelho com o número 16, um círculo azul com o número 34 e um círculo cinza com o número 57, e fixe no quadro os círculos para visualização da turma .
Organize a turma em duplas e entregue para cada um uma tabela com a atividade. Para realizá-la, os alunos deverão acrescentar (somar) as quantidades que estão representadas em cada círculo ao numeral que está na 1ª coluna da tabela. Para isso, eles terão que recorrer ao slide ou aos círculos que estarão no quadro para saberem as quantidades de cada círculo de acordo com a cor solicitada na coluna do meio da tabela. Ao realizarem o acréscimo (somas) das quantidades no caderno, haverá em algumas situações mais de uma quantidade para serem somadas, e estas somas serão feitas pelos alunos com estratégias pessoais de cada um, que ao concluírem, colocarão o resultado na última coluna da tabela. Enquanto os alunos vão resolvendo o professor deve circular pela sala fazendo intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo com determinada estratégia. Após, cada dupla conversará sobre a estratégia que utilizaram/escolheram para fazerem os acréscimos das quantidades.
Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades.
Discuta com a turma:
- O que significa acrescentar quantidades?
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado do FIQUEI?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
- Quando tem mais de um círculo com quantidades diferentes por qual você começou?Por quê?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5 )
Orientação: Projete este slide ou confeccione círculos com E V A(placas emborrachadas), representando os modelos do slide, um círculo amarelo com o número 21, um círculo vermelho com o número 16, um círculo azul com o número 34 e um círculo cinza com o número 57, e fixe no quadro os círculos para visualização da turma .
Organize a turma em duplas e entregue para cada um uma tabela com a atividade. Para realizá-la, os alunos deverão acrescentar (somar) as quantidades que estão representadas em cada círculo ao numeral que está na 1ª coluna da tabela. Para isso, eles terão que recorrer ao slide ou aos círculos que estarão no quadro para saberem as quantidades de cada círculo de acordo com a cor solicitada na coluna do meio da tabela. Ao realizarem o acréscimo (somas) das quantidades no caderno, haverá em algumas situações mais de uma quantidade para serem somadas, e estas somas serão feitas pelos alunos com estratégias pessoais de cada um, que ao concluírem, colocarão o resultado na última coluna da tabela. Enquanto os alunos vão resolvendo o professor deve circular pela sala fazendo intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo com determinada estratégia. Após, cada dupla conversará sobre a estratégia que utilizaram/escolheram para fazerem os acréscimos das quantidades.
Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades.
Discuta com a turma:
- O que significa acrescentar quantidades?
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado do FIQUEI?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
- Quando tem mais de um círculo com quantidades diferentes por qual você começou?Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 6 e 7 )
Orientação: Solicite que os alunos socializem as estratégias utilizadas. Convide uma dupla por vez para compartilhar as estratégias que utilizaram para resolver a atividade.
Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas pela turma.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram o cálculo para chegar ao resultado do FIQUEI?
- Por que vocês escolheram essa estratégia? Teria outra?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 6 e 7 )
Orientação: Solicite que os alunos socializem as estratégias utilizadas. Convide uma dupla por vez para compartilhar as estratégias que utilizaram para resolver a atividade.
Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas pela turma.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram o cálculo para chegar ao resultado do FIQUEI?
- Por que vocês escolheram essa estratégia? Teria outra?
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Garanta que a turma consolidou a ideia de acrescentar como significado da adição. Faça perguntas orais como: Eu tenho 20 acrescentei 10, quanto fiquei? Acrescentei 15 reais aos 5 reais que já tinha, quanto fiquei? Retome que ao acrescentar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). E que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua.
Propósito: Garantir que os alunos ao se depararem com uma situação-problema com a ideia de acrescentar identifiquem que ela está relacionada ao cálculo de adição.
Discuta com a turma:
- Quando acrescentamos quantidades a quantidades já existentes, o que acontece com a quantidade inicial?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Reforce com a turma que o significado de acrescentar está relacionado com a adição. E solicite que os alunos registrem o conceito matemático apresentado no slide.
Propósito: Consolidar o significado de acrescentar na adição.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre acrescentar quantidades.
Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre acrescentar quantidades foi significativa.
Discuta com a turma:
- De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar