Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Regivane Brito
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Formação de palavras
Finalidade da aula: Perceber as possibilidades de formação de palavras, excluindo, substituindo ou acrescentando sílabas iniciais, mediais ou finais
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP02
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as possibilidades de formação de palavras, excluindo, substituindo ou acrescentando sílabas iniciais, mediais ou finais.
Observação: Apesar da habilidade não prever o acréscimo de sílabas para criar novas palavras, entendemos que a criança ao realizar essa tarefa também está operando com a mesma unidade fonológica - a sílaba.
Materiais necessários: cópias do texto “A casa e o seu dono”, de Elias José, lápis, borracha, caderno, piloto e quadro.
Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabetizados ou silábico-alfabetizados poderão ter mais dificuldade para substituir as sílabas mediais. Poderão, também, criar palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.
Referências sobre o assunto:
Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em 25 de setembro de 2018.
MORAIS, A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.