Imagens de animais para impressão ou para projetor
Imagens de animais para impressão ou para projetor
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre C ou QU?
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU
Materiais necessários: Imagens de animais (impressas ou digitais para projeção) que serão apresentadas aos alunos, disponíveis aqui. Cartela com nomes dos animais, se encontram: Modelo 1, aqui e Modelo 2, aqui. Projetor multimídia ou tevê para a projeção das imagens. Caso não seja possível projetar as imagens, Imprima-as em A4 ou selecione imagens de revistas/livros que possam substituí-las. Fichas silábicas: CA (amarela), CO (azul), CU (laranja), QUE (rosa) e QUI (verde). Sugestão de confecção: Material: Color set ou E.V.A; tamanho: 30cm x 30cm; escrito com pincel marcador.
É importante que isso seja feito com antecedência e que o material esteja já organizado para o momento da aula. Para o uso das crianças, também será necessário lápis de cor nas cores correspondentes aos materiais das fichas silábicas.
Dificuldades antecipadas: Não perceberem a regularidade do uso do C e QU nas palavras temáticas sugeridas por eles; utilizarem outros grafemas para registrar o som das palavras , como k no lugar do C/QU (kachorro/perikito), g no lugar do c (gachorro), GU no lugar do QU.
Referências sobre o assunto:
MORAIS.;A.G.; Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo:Ática, 1998
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Explique que o desafio da aula é organizar uma lista com o nome dos animais convidados para o aniversário da Dona Cutia, enquanto eles exercitam o que já sabem sobre o uso do C e do QU.
Tempo sugerido: 5 a 8 minutos.
Orientações: Nestes primeiros minutos da aula, é importante resgatar o que aprenderam sobre o uso do C e do QU, para garantir boas referências que ajudem os alunos a respaldar a escrita e a leitura das novas palavras na atividade de exercitação, de modo que se sintam mais seguros, fazendo a atividade se tornar um desafio prazeroso. É importante que esta exercitação esteja baseada no que os alunos já sabem, portanto, é preciso aferir e afirmar o que já sabem para efetivar a exercitação real destas correspondências regulares contextuais. Para isso:
1. Organize a turma em grupos de quatro alunos ou em duplas e explique que o desafio da aula é organizar os nomes de diversos animais em uma lista de convidados para o aniversário da Dona Cutia, enquanto eles exercitam o que já sabem sobre o uso do C e do QU.
2. Peça para que discutam em grupo o que se lembram sobre o uso dessas letras na escrita de palavras. Neste momento, eles devem se lembrar da atividade realizada na aula anterior ou sobre o que já possa ter sido trabalhado anteriormente, em outras aulas, que esteja relacionado ao uso destas letras e ao tema da aula. Se o cartaz com o convite, da aula anterior, estiver disponível na sala, peça para que olhem para ele como referência.
3. As crianças devem resgatar, por meio do diálogo, o que aprenderam ou sabem sobre o uso das vogais com as letras C e QU para conseguir o som de /k/: Que com a letra C se usa as vogais A, O e U e com as letras QU usa-se E e I. Caso ache interessante, peça que eles olhem também para os registros que tiverem no caderno, conversem com os amigos para ver se possuem anotações parecidas e, conforme forem se lembrando, compartilhem, para que se faça o registro no quadro.
Orientações:
1. Prenda as fichas coloridas com as sílabas CA (amarela), CO (azul), CU (laranja), QUE (rosa) e QUI (verde) no quadro.
2. Explique que Dona Cutia trouxe para você as imagens dos animais que ela gostaria de convidar para o aniversário, mas precisa de ajuda para escrever e organizar a lista, conforme o desejo de Dona Cutia. Para ajudar nesta escrita dos nomes, comente com as crianças que você digitou/escreveu estes nomes nas cartelas, mas eles não saíram na ordem das imagens e, por isso, você não conseguiu organizar a lista, conforme o pedido da aniversariante, e que, para isso, precisará da ajuda das crianças. Comente que todos os animais que Dona Cutia quer convidar para o seu aniversário, coincidentemente, têm nos nomes as letras C e QU. Quando receberem as cartelas, diga que eles deverão descobrir, pedindo pistas se necessário, qual é o nome de cada animal que você irá mostrar. Após descobrir o nome, eles deverão encontrá-lo na cartela, circulando-o com a mesma cor da sílaba correspondente que está presa ao quadro, isto é, se o animal for um cachorro, irão circular essa palavra com a cor amarela. Depois que encontrarem todos os animais nas cartelas, haverá a correção e, somente depois disso é que eles poderão pintar todo o espaço da palavra com aquela cor (no caso do exemplo dado, com a cor amarela) e montar as listas.
3. Caso não seja possível trabalhar com o recurso visual das imagens disponíveis nos materiais complementares, projetadas ou impressas, utilize a cartela com os nomes e, para que as crianças encontrem estes nomes, vá dando dicas sobre como o animal é, qual letra tem no nome (C ou QU), número de sílabas, etc. É interessante aproveitar este momento, em que as crianças estarão analisando o interior das palavras, para fazê-las observar as características de cada palavra e contrapô-las, perguntando, por exemplo: “Qual é a maior palavra? Quais palavras começam com a mesma sílaba?” etc.
4. Dê um momento para que especulem, juntos, possíveis nomes de animais que tenham a letra C e QU antes de entregar a cartela com os nomes que você trabalhará nessa aula. Você pode, por exemplo, apontar para a ficha com a sílaba CA e pedir para que eles digam um nome ou dois de animais que pensaram. Se disserem capivara, pergunte para eles:
a. Se o nome “capivara” estiver na cartela, que cor vocês deverão usar para pintá-lo?
Espera-se que eles respondam “cor amarela”.
5. Explique que pode haver algumas palavras que têm C e/ou Qu, mas não usam nenhuma destas sílabas presas ao quadro. Peça para que as crianças, ao encontrar estas palavras, não as pintem, marque-as com um X ou sublinhado. Essas palavras serão palavras com C com som de /s/ e Qu com som de /kw/ (como centopeia, cisne, quati)
Materiais complementares: Fichas silábicas: CA (amarela), CO (azul), CU (laranja), QUE (rosa) e QUI (verde), Sugestão de confecção: Material: papel color set ou E.V.A; tamanho: 30 cm x 30 cm; escrito com pincel marcador.
Tempo sugerido: 30-35 minutos (divididos em: primeira parte - 20 minutos, segunda parte - 15 minutos).
Orientações: Esta primeira parte deve durar aproximadamente 20 minutos.
Materiais complementares: É importante compreender que qualquer material disponibilizado aqui pode e deve ser adaptado para a realidade da sua turma. Pensando nisso, existem dois modelos de cartela:
Orientações:
c. Muito bem, vocês acertaram, é CAPIVARA. Vamos encontrar a palavra CAPIVARA na cartela? De que cor deverá ser pintada? Isso mesmo, de amarelo. Primeiro vamos somente circulá-la e com bastante atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado da palavra CAPIVARA. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
c. Muito bem, vocês acertaram, é MOSQUITO. Vamos encontrar a palavra MOSQUITO na cartela? De que cor deverá ser pintada? Isso mesmo, de verde. Primeiro vamos somente circulá-la e com bastante atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.
Orientações:
c. Muito bem, vocês acertaram, é CISNE. Vamos encontrar a palavra CISNE na cartela? Esta palavra deve ser pintada? Isso mesmo, não deve ser pintada. Faça um X nela ou a sublinhe. Muita atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.
Orientações:
c. Muito bem, vocês acertaram, é QUATI. Vamos encontrar a palavra na cartela? Esta palavra deve ser pintada? Isso mesmo, não deve ser pintada. Faça um X nela, ou sublinhe. Muita atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
1. Ao terminarem, diga que agora será feita uma revisão, para que todos se certifiquem de que usaram o lápis certo ao circularem. Repasse com os alunos o nome das palavras. A cada palavra cantada, peça para que eles falem a cor que ela deverá ser pintada, pedindo para os alunos irem conferindo em sua cartela e, caso tenham circulado uma palavra ou outra com a cor errada, corrijam.
2. Avise-os que terão 5 minutos para preencherem os quadrados com as cores equivalentes.
3. Circule entre a turma para:
Orientações:
Orientações:
Orientações: Esta segunda parte do desenvolvimento deve durar aproximadamente 15 minutos.
1. Peça para que cada criança organize estas palavras na sua lista em branco, que está abaixo da cartela (MODELO 1, caso usem o MODELO 2, a lista será esta aqui). Nesta lista, já está preestabelecido que uma coluna será usada para cada sílaba pintada (CA, CO, CU, QUE e QUI). Caso queira estabelecer isso durante a aula com os alunos, apague as sílabas antes da impressão e pergunte:
Espera-se que uma das sugestões seja criar uma coluna para CA, outra para CO, CU, QUE, QUI respectivamente. Outro tipo de classificação, como de classes de animais ou algo similar, demandaria um tempo que excederia os 50 minutos de aula e, portanto, é inviável. Caso seja necessário fazer mais perguntas, sugira:
Espera-se que os alunos sugiram que sejam colocadas as palavras que não foram pintadas. Peça para que usem uma linha para o C com som de /S/ e a outra para o Qu com som de /kw/.
2. Caso você tenha solicitado às crianças compartilhar outros nomes (sugeridos no slide 15) e eles estejam escritos no quadro, diga que podem colocar na lista. Caso tenha feito apenas na oralidade, você pode ou pular esta parte ou, então, rememorar alguns exemplos dados por eles e, relembrando-os na oralidade, classificar estes nomes na tabela dada.
3. Conforme forem terminando, peça para que façam autocorreção e comparem suas produções com o próprio grupo. Circule entre os grupos e observe as interações, mostrando disponibilidade para sanar quaisquer dúvidas. Uma sugestão é pedir que formem duplas dentro dos grupos para que um ajude o outro na correção.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Imagens de animais para impressão ou para projetor
Imagens de animais para impressão ou para projetor
Cartela com nomes de animais para imprimir - Modelo 1
Cartela com nomes de animais - Modelo 1
Cartela com nomes de animais - Modelo 2
Cartela com nomes de animais para imprimir - Modelo 2
Lista em branco para preenchimento dos alunos
Lista em branco para preenchimento dos alunos
Resolução da atividade
Cartela resolvida com os nomes dos animais
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Marque um encontro através do Google Meet ou de uma videochamada pelo WhatsApp Web, e promova um diálogo entre os alunos para a retomada do conhecimentos prévios da turma.
Em seguida, forneça as orientações previstas no plano com relação à atividade que será desenvolvida.
Realize as intervenções propostas no item 4 do slide Introdução.
Desenvolvimento
Envie a tabela com os nomes de animais pelo canal de comunicação que você costuma utilizar (WhatsApp, e-mail ou outro).
Compartilhe a tela com as imagens dos animais, disponíveis aqui, e realize as intervenções propostas no plano. O último slide contém a tabela para efetuar a correção da atividade.
Siga as demais orientações do plano.
Fechamento
Finalize o encontro realizando as intervenções sugeridas no plano.
Convite às famílias
Você pode convidar a criança para etiquetar itens de sua casa cujos nomes são escritos com as sílabas analisadas neste plano. Junto com ela, após identificar os itens a serem etiquetados, escreva seus nomes em tiras de papel e cole junto aos mesmos. Você pode solicitar à criança que, além de escrever, pinte a sílaba de acordo com as cores indicadas neste plano.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Atividade de exercitação com C e Qu
Finalidade da aula: Exercitar o uso regular do C com as vogais A, O e U e o uso do QU com as vogais E e I na elaboração de uma lista temática de palavras: “Sugestão de convidados para o aniversário da Cutia”.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP03
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU
Materiais necessários: Imagens de animais (impressas ou digitais para projeção) que serão apresentadas aos alunos, disponíveis aqui. Cartela com nomes dos animais, se encontram: Modelo 1, aqui e Modelo 2, aqui. Projetor multimídia ou tevê para a projeção das imagens. Caso não seja possível projetar as imagens, Imprima-as em A4 ou selecione imagens de revistas/livros que possam substituí-las. Fichas silábicas: CA (amarela), CO (azul), CU (laranja), QUE (rosa) e QUI (verde). Sugestão de confecção: Material: Color set ou E.V.A; tamanho: 30cm x 30cm; escrito com pincel marcador.
É importante que isso seja feito com antecedência e que o material esteja já organizado para o momento da aula. Para o uso das crianças, também será necessário lápis de cor nas cores correspondentes aos materiais das fichas silábicas.
Dificuldades antecipadas: Não perceberem a regularidade do uso do C e QU nas palavras temáticas sugeridas por eles; utilizarem outros grafemas para registrar o som das palavras , como k no lugar do C/QU (kachorro/perikito), g no lugar do c (gachorro), GU no lugar do QU.
Referências sobre o assunto:
MORAIS.;A.G.; Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo:Ática, 1998
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
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