Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ariane Paz
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Assembleia
Ano:2º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Mensal
Prática de linguagem priorizada:Oralidade / Leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) / Escrita (compartilhada e autônoma) / Produção de textos
Dinâmica:Nesta dinâmica, serão abordadas etapas que concretizem assembleias na escola com a participação efetiva dos alunos como:1.Elaboração da pauta 2.Organização da sala 3.Revisitar os combinados 4.Revisão da pauta da semana anterior 5.Leitura, discussão e conclusão/sugestão de cada crítica da pauta e registro coletivo das soluções 6. Felicitações 7.Finalização e assinatura.
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP09, EF12LP10, EF15LP10, EF01LP21, EF15LP13, EF12LP03.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia . O campo de atuação priorizado nessa atividade é Oralidade.
Materiais necessários:
Cartolina ou papel kraft;
Canetas hidrográficas;
Justificativa: Na necessidade de se discutir as relações interpessoais, na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. Nos 1º
e 2º anos do ensino fundamental, a pauta temática é construída a partir das necessidades específicas da sala de aula.
Dificuldades antecipadas:
Referir-se a pessoas e não aos temas ou conflitos,
Apresentar dificuldades de respeitar a fala do colega sem interrompê-la,
Repetir ideias já mencionadas;
Falta de concentração nos assuntos discutidos;
Relatar fatos que não estão relacionados à pauta;
Medo ou vergonha de expor as ideias;
Centralizar a discussão em apenas algumas crianças;
Cooperar com o grupo de trabalho.
Referências sobre o assunto:
Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao 1º ano no site da Revista Escola para compreender a progressão entre o 1º e 2º anos.
Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE
ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015
JEONG, Choi yun; YEONG, Kim Sun. Fugindo das garras do gato. São Paulo: Callis, 2009
PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar:proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005.