Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, PDF e Prints.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é situar acontecimentos e objetos em ordem cronológica. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização. Envie, via arquivo de áudio, os seguintes questionamentos:
- Como os povos antigos marcavam o tempo?
- Será que no passado as pessoas faziam as coisas na mesma hora que nós?
- Para que é necessário marcar o tempo?
- Quem não tem relógio, consegue viver?
Peça aos estudantes que escrevam as questões e as respostas no caderno e compartilhem no grupo da escola. Caso não sejam alfabetizados, peça para gravarem um áudio. Dê um feedback desta etapa e informe que a necessidade do homem marcar com precisão o tempo vem de muito tempo.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Diferentes tipos de relógios” ou envie prints das imagens dos tipos de relógios abordados. Fale das características de cada tipo de relógio. Após os estudantes conhecerem os diferentes tipos, peça que respondam o arquivo de problematização. Nele, os estudantes deve fazer um exercícios de comparação e eleger os pontos positivos e pontos negativos de cada relógio.
Sistematização
Nessa etapa, os estudantes irão escrever uma frase ou um texto (a depender do nível da turma) sobre os tipos de relógio. Se a atividade for realizada em momento síncrono, você pode compartilhar com os alunos um arquivo do Google Docs (veja aqui como fazer um) e fazer com eles um texto coletivo sobre relógios. Se for em momento assíncrono, peça que produzam o texto, escrevam frases ou gravem um áudio e compartilhem no grupo da turma. Atente para dar feedback das atividades.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo “Diferentes formas de contar o tempo” e “Diferentes formas de medir o tempo - Ana te ajuda”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF01LP20, EF12LP04, EF02MA18 e EF02CI07.