Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a foto lembrança como objetos de recordação. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Para esta aula, questione aos estudantes via arquivo de áudio:
- Vocês costumam fotografar pessoas em momentos significativos como festas, passeios, atividades religiosas, e outros momentos culturais?
- Você costuma ser fotografado por alguém? Em quais momentos?
- A fotografia serve para registrarmos de momentos especiais. Onde vocês costumam ver fotografias?
- Será que esta prática era comum quando os pais de vocês eram crianças?
- E em relação aos avós de vocês, eles também tinham fotos-lembrança durante a infância ou juventude?
Peça que anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizados, solicite que respondam via arquivo de áudio. Se for em momento síncrono, estimule o debate entre os estudantes. Se for em momento assíncrono, faça a mediação das respostas no grupo da turma.
Problematização
Peça a cada estudantes que escolha um objeto ou uma fotografia que represente uma lembrança especial para ele ou para a família. Os estudantes irão produzir um vídeo com esse objeto, ou essa fotografia, e nele responder às seguintes questões:
- Por que você escolheu trazer este objeto?
- A quem pertence o objeto que você trouxe?
- Ele é recente ou antigo?
- Por que este objeto é importante para você?
Dê um tempo para que os estudantes possam produzir o vídeo e enviar para o grupo da turma.
Sistematização
Na sistematização, os estudantes deverão encaminhar o vídeo produzido para algum familiar e pedir que este familiar também produza um vídeo semelhante. A ideia é fazer com que eles compreendam a importância de guardar lembranças. Após isso, os estudantes deverão compartilhar o vídeo produzido pelo familiar no grupo da turma. Caso disponham de momento síncrono, peça que compartilhem as produções e estimule o debate. Caso a atividade seja em momento assíncrono, eles irão enviar fotos das respostas. Atente para dar feedback das produções estudantis.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, alguns vídeos sobre as fotografias, como “A história da fotografia” (disponível aqui) e “História da fotografia” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI03 e EF01HI02 e com outros componentes curriculares EF02CI01 e EF02ER03.