Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Para essa aula espera-se que os alunos sejam capazes de selecionar, entre as fontes históricas utilizadas, informações à respeito do origem do nome da escola.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Comece a aula com um rápido passeio pela escola, passando pela fachada ou em outro local em que apareça o nome completo da mesma. Questione seus alunos se sabem por que a escola recebeu esse nome. Pergunte se eles imaginam onde e de que forma podemos descobrir a origem e o por quê do nome da escola.
Para você saber mais: É muito importante para os alunos que conheçam a história da escola, e esse estudo pode começar pela investigação sobre a origem do nome da mesma. Em muitos casos, as instituições trazem nomes que pouco significam para as crianças. Essa é uma oportunidade de trabalhar a identidade da própria escola e sua relação com os alunos. Existem escolas que chegam até a trocar de nome, para criar uma identidade significativa, que se relacione com a comunidade na qual está inserida.
Leia sobre um caso onde essa troca ocorreu, na matéria da Gestão Escolar “É possível mudar o nome da nossa escola?”, disponível em https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1907/blog-na-direcao-certa-e-possivel-mudar-o-nome-da-nossa-escola - Acesso em 02 de Dezembro de 2018.
Fonte da imagem: Banco de Imagens Nova Escola.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Após o breve passeio divida a turma em grupos e distribua diversos materiais para serem explorados, como por exemplo, o decreto de criação da escola, histórico, fotos do patrono (se houver), recortes de jornal e outras fontes.
Provoque a curiosidade dos alunos, listando questões a serem respondidas a partir da exploração do material. Nesse momento você deve orientar e ajudar os alunos a localizar as informações relevantes no material disponível. Algumas perguntas que podem ser feitas:
- Que tipo de documento é esse?
- Aparece alguma data nesses documentos?
- Em algum lugar desse material aparece o nome da nossa escola?
- Caso existam fotos do patrono (a): quem é essa pessoa? O que ela fazia? Qual a relação dessa pessoa com a nossa escola?
Essas fontes devem ser utilizadas pois trazem versões e representações com informações complementares sobre a história da escola e através delas posteriormente será feita a sistematização das descobertas feitas pela turma.
Caso você não tenha acesso aos documentos aqui sugeridos, pode pedir que um funcionário que trabalhe há mais tempo na escola relate as informações necessárias para a turma.
Para você saber mais: O uso de fontes históricas na aula de História é fundamental. Para saber mais sobre isso, leia a máteria de Nova Escola - “A leitura crítica de fontes históricas” -https://novaescola.org.br/conteudo/2421/a-leitura-critica-de-fontes-historicas (acesso em 19/01/2019), ou acesse o documento - http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/42/doc01_42.pdf (acesso em 19/01/2019).
(Fonte da imagem: Getty Images - Banco de imagens Nova Escola.)
Sistematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Proponha para o seus alunos a criação de um mapa mental ou infográfico, em forma de cartaz, sobre as informações levantadas durante a exploração do material. Para tanto, podem ser utilizadas as cópias de fotos (do patrono, por exemplo) e desenhos dos alunos, complementando com informações escritas.
Além do infográfico, pode ser produzido um texto coletivo, com você atuando como escriba, registrando e questionando as informações levantadas e levantando a crítica das fontes (leia o material complementar sugerido logo abaixo para ter mais orientações a respeito da leitura crítica de fontes).
Esse material pode ser exposto para toda a escola ter acesso, em murais e nos corredores. Essa atividade é bastante adequada para comemorar o aniversário da escola, por exemplo.
Ao final da aula retome o objetivo da mesma com os seus alunos, conversando sobre o trabalho realizado e as aprendizagens construídas.
Se a sua escola dispõe de computadores ou outros equipamentos e acesso à internet, o infográfico pode ser feito utilizando aplicativos online.
Para você saber mais: O uso de fontes históricas na aula de História é fundamental. Para saber mais sobre isso leia a máteria de Nova Escola - “A leitura crítica de fontes históricas” -https://novaescola.org.br/conteudo/2421/a-leitura-critica-de-fontes-historicas (acesso em 19/01/2019), ou acesse o documento - http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/42/doc01_42.pdf (acesso em 19/01/2019).
O uso de infográficos em sala de aula é muito interessante, principalmente na fase da alfabetização. Para saber como criar um infográfico online, assista ao vídeo do YouTube: “Infográfico - como criar um infográfico online e gratuito” https://www.youtube.com/watch?v=Sxsyhyj0Nwc&t=1s - Acesso em 01/803/2019.
A matéria de Nova Escola: “Como trabalhar leitura e escrita de infográficos na alfabetização” pode contribuir para colocar em prática essa ferramenta - https://novaescola.org.br/conteudo/10136/blog-alfabetizacao-leitura-escrita-producao-de-infograficos-sala-de-aula - Acesso em 02 de Dezembro de 2018.
Existem muitos aplicativos online para criação de infográficos, como por exemplo, o Infogram, disponível no link: https://infogram.com/ - Acesso em 02 de Dezembro de 2018.
Outro aplicativo gratuito para criação de infográfico: https://www.canva.com/pt_br/ - Acesso em 02 de Dezembro de 2018.
Fonte da imagem: Pixabay - Banco de Imagens Nova Escola.