Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a importância da memória em nossas vidas. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Peça aos estudantes, via arquivo de áudio, que escolham um objeto que gostem. Diga que eles irão analisá-lo como um objeto de memória. Repasse as seguintes questões:
- O que é memória para você?
- Você tem memória?
- Você tem lembranças de algo?
- Quantas memórias será que nós temos?
- O que nos faz lembrar e o que no faz esquecer?
Peça aos estudantes que analisem o objeto, anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizados, solicite que respondam via arquivo de áudio. Se for em momento síncrono, estimule o debate entre os estudantes. Se for em momento assíncrono, faça a mediação das respostas no grupo da turma.
Problematização
Por áudio, solicite que os estudantes escolham uma pessoa mais velha do próprio convívio para realizarem uma entrevista. Eles devem produzir um vídeo no qual o entrevistado responde as seguintes questões:
- O que é memória para você?
- Você tem objetos que trazem lembranças?
- Cite uma lembrança que é só sua ou da sua família.
- Cite uma lembrança que também pode ser de outras pessoas que moram na sua cidade.
Peça que compartilhem os vídeos no grupo da escola e escolham 3 para assistir.
Sistematização
Após assistirem aos vídeos dos colegas, peça que respondam:
- Todos os entrevistados deram a mesma resposta? Por que você acha que isso aconteceu?
- Alguma resposta dessa pesquisa foi similar às nossas respostas do início da aula?
Se dispuserem de momento assíncrono, peça que respondam no caderno e depois compartilhem as respostas no grupo da escola. Caso seja momento síncrono, diga que compartilhem as produções e estimule o debate. Atente para dar o feedback aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, a alguns vídeos, ou lendo livros infantis. Uma opção é o livro FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1984. é possível assistir o audiobook online (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.