GEO2_11UND04 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Solos naturais e modificados
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância, usos e cuidados locais com a natureza
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Nesta aula os alunos observarão amostras de solo e tentarão adivinhar de onde elas foram coletadas, portanto, prepare algumas amostras e coloque-as em potinhos transparentes para facilitar a visualização de vários elementos ao mesmo tempo. Sugerimos as seguintes amostras:
- Areia
- Terra com grama, galhos e/ou folhas
- Terra com pedras, pedregulhos, concreto ou asfalto (você pode coletar de calçadas quebradas, do quintal, de resíduos de construção civil, etc)
- Húmus ou terra com adubo
- Argila
Além das amostras, você usará os seguintes materiais: Panos ou papel higiênico (caso derrubem alguma amostra), giz, quadro, folhas de sulfite ou caderno, lápis e as imagens da aula que estão disponíveis no item “material complementar”
Material complementar:
GEO2_11UND04 - Imagens para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXzwNAgdEvnHkjkYbpHZTfTxTNRfcVCGXr7g92HksA72KzPwWPmrYXgHfNv2/geo2-11und04-imagens-para-impressao.pdf
Para saber mais:
Segue sugestões de sites para que você possa tirar dúvidas sobre o conceito geográfico de solo:
Solo. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Solo/>. Acesso em: 25 mar 2019.
Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.
A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada antes dos planos descritos a seguir: GEO2_11UND01, GEO2_11UND02, GEO2_11UND03 e GEO2_11UND05.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta para essa pergunta realizando experimentos com tipos de solos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Após o anúncio do título, reproduza as imagens deste slide e do próximo, ou imprima-as para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXzwNAgdEvnHkjkYbpHZTfTxTNRfcVCGXr7g92HksA72KzPwWPmrYXgHfNv2/geo2-11und04-imagens-para-impressao.pdf
Se achar mais adequado pode encontrar outras figuras, em revistas ou jornais, que representam um local onde temos solo natural (formado pela natureza e pouco modificado pelo ser humano, como praia, florestas densas, mangues, deserto, dunas, etc) e um que tenha a interferência humana (Asfaltos, plantações, etc).
Em seguida, explique aos alunos que nós podemos encontrar o solo em diferentes formas, algumas delas naturais, outras modificadas pelo tempo e pelas mudanças climáticas e outros que sofreram alterações em decorrência das ações humanas.
Comente que eles poderão fazer todas essas observações e distinguir uns dos outros pelo experimento que realizarão.
Contextualização
Orientações: Após o anúncio do título, reproduza as imagens deste slide e do próximo, ou imprima-as para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXzwNAgdEvnHkjkYbpHZTfTxTNRfcVCGXr7g92HksA72KzPwWPmrYXgHfNv2/geo2-11und04-imagens-para-impressao.pdf
Se achar mais adequado pode encontrar outras figuras, em revistas ou jornais, que representam um local onde temos solo natural (formado pela natureza e pouco modificado pelo ser humano, como praia, florestas densas, mangues, deserto, dunas, etc) e um que tenha a interferência humana (Asfaltos, plantações, etc).
Em seguida, explique aos alunos que nós podemos encontrar o solo em diferentes formas, algumas delas naturais, outras modificadas pelo tempo e pelas mudanças climáticas e outros que sofreram alterações em decorrência das ações humanas.
Comente que eles poderão fazer todas essas observações e distinguir uns dos outros pelo experimento que realizarão.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Quais características podem variar nestes tipos de solo?
Faça esta pergunta aos alunos e reproduza o slide ou imprima a foto dele (você pode imprimir a foto a partir deste documento:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXzwNAgdEvnHkjkYbpHZTfTxTNRfcVCGXr7g92HksA72KzPwWPmrYXgHfNv2/geo2-11und04-imagens-para-impressao.pdf).
Em seguida, questione se eles conseguiriam dizer de onde vieram estas amostras de solo apenas observando as imagens.
Aguarde as respostas sem interferir e, depois, indague quais as características que podemos observar apenas vendo a foto e quais não conseguimos identificar.
Pergunte, ainda, o que seria necessário fazer para observar as demais características.
Permita que eles respondam livremente e, em seguida, passe para a próxima etapa apenas dizendo que todos descobrirão a resposta da primeira pergunta.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesta etapa, mostre os potes com as amostras que você coletou. Diga que eles brincarão de cientista e examinarão as mesmas.
Divida a turma em grupos de acordo com os critérios que achar mais adequado. Distribua os potinhos e só dê orientações a respeito do que eles deverão examinar, sem revelar nenhuma característica do solo. Cada grupo ficará responsável por uma amostra.
Grupo 1 - areia
Grupo 2 - terra com grama, galhos e/ou folhas
Grupo 3 - terra com pedras, pedregulhos, concreto ou asfalto (você pode coletar de calçadas quebradas, do quintal, de resíduos de construção civil, etc)
Grupo 4 - húmus ou terra com adubo
Grupo 5 - argila
Reproduza este slide ou escreva as orientações dele no quadro. Explique aos alunos que eles deverão examinar o solo cheirando, tocando, observando a cor deles e percebendo se estão misturados com outros materiais. Quando se faz análise de solo é muito importante incluir observação do tamanho dos grãos (verificar se o grão é maior e possível ver a olho nu - caso da areia - ou se é fino e fica nas digtais - caso do silte). Outro aspecto a ser observado é a permeabilidade do solo: grãos maiores tem mais espaço entre si e a água percola rapidamente, diferentemente da argila e mais ainda do silte que retém água, pois há pouco espaçamento entre os grãos.
A partir dessas observações, eles deverão adivinhar se aquele solo é natural ou foi modificado pelo ser humano.
Permita que todos façam as observações livremente. Não dê pistas de onde você coletou. Se o grupo que pegou o solo com folhas disser que ele é de uma floresta ou de uma plantação, tudo bem, considere ambas as respostas como corretas, pois foi a observação deles.
Durante a observação, entregue folhas de papel almaço ou sulfite e lápis, para que as crianças possam anotar as impressões que tiveram.
Após as observações, reúna a turma em uma roda.
Peça que cada grupo segure sua amostra. Oriente-os a compartilhar com os amigos o que perceberam no momento da investigação contando o que mais chamou atenção (o cheiro, a cor, o toque ou a presença de resíduos e outros materiais).
Eles deverão falar se conseguiram concluir de onde a amostra foi retirada e se acreditam que ela é natural ou tem interferência humana.
Por fim, estimule a turma toda a examinar as outras amostras que não eram de seus grupos, com o intuito de perceber se eles concordam ou não com os amigos. Para isso, faça um rodízio, pedindo que as amostras sejam passadas para o grupo do lado, até que a amostra original do grupo retorne às mãos de seus integrantes.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Projete a imagem deste slide e dos próximos ou imprima-as para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXzwNAgdEvnHkjkYbpHZTfTxTNRfcVCGXr7g92HksA72KzPwWPmrYXgHfNv2/geo2-11und04-imagens-para-impressao.pdf
Comente que todos foram ótimos cientistas e descobriram muitas coisas sobre o solo. Em seguida, com as amostras em mãos, relembre de onde eles falaram que aquele solo veio.
Você pode ressaltar que algumas amostras vêm de formações naturais e outras sofreram transformações provocadas pelo ser humano.
Conforme for passando pelas imagens, mencione essa importância, benefícios e/ou prejuízos:
Exemplos:
- As plantações permitem que retiremos uma grande variedade e quantidade de alimentos do solo.
- A argila permite que algumas plantas e animais se desenvolvam além de servir, também como cosmético, material de construção ou material de artesanato.
- O solo das florestas é muito rico em nutrientes e permite que muitas árvores cresçam e sobrevivam, além de serem fonte de alimento e abrigo para vários animais.
- As areias são o solo dos oceanos e desertos onde também há vida.
Você pode falar de cada tipo examinado ou escolher alguns para dar estes exemplos.
Finalize a aula dizendo que ainda existem outros tipos de solo os quais eles terão oportunidade de conhecer em outro momento.
Sistematização
Orientações: Projete a imagem deste slide e dos próximos ou imprima-as para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXzwNAgdEvnHkjkYbpHZTfTxTNRfcVCGXr7g92HksA72KzPwWPmrYXgHfNv2/geo2-11und04-imagens-para-impressao.pdf
Comente que todos foram ótimos cientistas e descobriram muitas coisas sobre o solo. Em seguida, com as amostras em mãos, relembre de onde eles falaram que aquele solo veio.
Você pode ressaltar que algumas amostras vêm de formações naturais e outras sofreram transformações provocadas pelo ser humano.
Conforme for passando pelas imagens, mencione essa importância, benefícios e/ou prejuízos:
Exemplos:
- As plantações permitem que retiremos uma grande variedade e quantidade de alimentos do solo.
- A argila permite que algumas plantas e animais se desenvolvam além de servir, também como cosmético, material de construção ou material de artesanato.
- O solo das florestas é muito rico em nutrientes e permite que muitas árvores cresçam e sobrevivam, além de serem fonte de alimento e abrigo para vários animais.
- As areias são o solo dos oceanos e desertos onde também há vida.
Você pode falar de cada tipo examinado ou escolher alguns para dar estes exemplos.
Finalize a aula dizendo que ainda existem outros tipos de solo os quais eles terão oportunidade de conhecer em outro momento.
Sistematização
Orientações: Projete a imagem deste slide e dos próximos ou imprima-as para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXzwNAgdEvnHkjkYbpHZTfTxTNRfcVCGXr7g92HksA72KzPwWPmrYXgHfNv2/geo2-11und04-imagens-para-impressao.pdf
Comente que todos foram ótimos cientistas e descobriram muitas coisas sobre o solo. Em seguida, com as amostras em mãos, relembre de onde eles falaram que aquele solo veio.
Você pode ressaltar que algumas amostras vêm de formações naturais e outras sofreram transformações provocadas pelo ser humano.
Conforme for passando pelas imagens, mencione essa importância, benefícios e/ou prejuízos:
Exemplos:
- As plantações permitem que retiremos uma grande variedade e quantidade de alimentos do solo.
- A argila permite que algumas plantas e animais se desenvolvam além de servir, também como cosmético, material de construção ou material de artesanato.
- O solo das florestas é muito rico em nutrientes e permite que muitas árvores cresçam e sobrevivam, além de serem fonte de alimento e abrigo para vários animais.
- As areias são o solo dos oceanos e desertos onde também há vida.
Você pode falar de cada tipo examinado ou escolher alguns para dar estes exemplos.
Finalize a aula dizendo que ainda existem outros tipos de solo os quais eles terão oportunidade de conhecer em outro momento.
Sistematização
Orientações: Projete a imagem deste slide e dos próximos ou imprima-as para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXzwNAgdEvnHkjkYbpHZTfTxTNRfcVCGXr7g92HksA72KzPwWPmrYXgHfNv2/geo2-11und04-imagens-para-impressao.pdf
Comente que todos foram ótimos cientistas e descobriram muitas coisas sobre o solo. Em seguida, com as amostras em mãos, relembre de onde eles falaram que aquele solo veio.
Você pode ressaltar que algumas amostras vêm de formações naturais e outras sofreram transformações provocadas pelo ser humano.
Conforme for passando pelas imagens, mencione essa importância, benefícios e/ou prejuízos:
Exemplos:
- As plantações permitem que retiremos uma grande variedade e quantidade de alimentos do solo.
- A argila permite que algumas plantas e animais se desenvolvam além de servir, também como cosmético, material de construção ou material de artesanato.
- O solo das florestas é muito rico em nutrientes e permite que muitas árvores cresçam e sobrevivam, além de serem fonte de alimento e abrigo para vários animais.
- As areias são o solo dos oceanos e desertos onde também há vida.
Você pode falar de cada tipo examinado ou escolher alguns para dar estes exemplos.
Finalize a aula dizendo que ainda existem outros tipos de solo os quais eles terão oportunidade de conhecer em outro momento.
Sistematização
Orientações: Projete a imagem deste slide e dos próximos ou imprima-as para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXzwNAgdEvnHkjkYbpHZTfTxTNRfcVCGXr7g92HksA72KzPwWPmrYXgHfNv2/geo2-11und04-imagens-para-impressao.pdf
Comente que todos foram ótimos cientistas e descobriram muitas coisas sobre o solo. Em seguida, com as amostras em mãos, relembre de onde eles falaram que aquele solo veio.
Você pode ressaltar que algumas amostras vêm de formações naturais e outras sofreram transformações provocadas pelo ser humano.
Conforme for passando pelas imagens, mencione essa importância, benefícios e/ou prejuízos:
Exemplos:
- As plantações permitem que retiremos uma grande variedade e quantidade de alimentos do solo.
- A argila permite que algumas plantas e animais se desenvolvam além de servir, também como cosmético, material de construção ou material de artesanato.
- O solo das florestas é muito rico em nutrientes e permite que muitas árvores cresçam e sobrevivam, além de serem fonte de alimento e abrigo para vários animais.
- As areias são o solo dos oceanos e desertos onde também há vida.
Você pode falar de cada tipo examinado ou escolher alguns para dar estes exemplos.
Finalize a aula dizendo que ainda existem outros tipos de solo os quais eles terão oportunidade de conhecer em outro momento.
Sistematização
Orientações: Projete a imagem deste slide e dos próximos ou imprima-as para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXzwNAgdEvnHkjkYbpHZTfTxTNRfcVCGXr7g92HksA72KzPwWPmrYXgHfNv2/geo2-11und04-imagens-para-impressao.pdf
Comente que todos foram ótimos cientistas e descobriram muitas coisas sobre o solo. Em seguida, com as amostras em mãos, relembre de onde eles falaram que aquele solo veio.
Você pode ressaltar que algumas amostras vêm de formações naturais e outras sofreram transformações provocadas pelo ser humano.
Conforme for passando pelas imagens, mencione essa importância, benefícios e/ou prejuízos:
Exemplos:
- As plantações permitem que retiremos uma grande variedade e quantidade de alimentos do solo.
- A argila permite que algumas plantas e animais se desenvolvam além de servir, também como cosmético, material de construção ou material de artesanato.
- O solo das florestas é muito rico em nutrientes e permite que muitas árvores cresçam e sobrevivam, além de serem fonte de alimento e abrigo para vários animais.
- As areias são o solo dos oceanos e desertos onde também há vida.
Você pode falar de cada tipo examinado ou escolher alguns para dar estes exemplos.
Finalize a aula dizendo que ainda existem outros tipos de solo os quais eles terão oportunidade de conhecer em outro momento.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e Youtube
Valor trabalhado
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes conheçam diferentes tipos de solo e saibam diferenciar os solos naturais daqueles que tiveram interferência humana. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide do plano original aos alunos. Na apresentação do tema, grave um vídeo e explique que nesta aula eles irão observar amostras de solo e tentarão adivinhar de onde elas foram coletadas. Para isso, prepare algumas amostras e coloque-as em potinhos transparentes para facilitar a visualização. Como a aula será por vídeo, tome cuidado para que fique claro todas as etapas. Além das amostras, você usará os seguintes materiais: folhas de sulfite ou caderno, lápis e as imagens da aula que estão disponíveis no item “Material complementar”.
Contextualização (40 minutos)
Após do anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, encaminhe as imagens disponíveis aqui. Se achar mais adequado, você pode encontrar outras figuras que representam um local com solo natural (formado pela natureza e pouco modificado pelo ser humano, como praias, florestas densas, mangues, deserto, dunas etc.) e outro com interferência humana (asfaltos, plantações etc.).
Em seguida, explique aos alunos que nós podemos encontrar o solo em diferentes formas, algumas delas naturais, outras modificadas pelo tempo, clima ou que sofreram alterações em decorrência das ações humanas. Comente que eles poderão fazer todas essas observações e distinguir uns dos outros pelo experimento que realizarão.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo, com o passo a passo da orientação desta etapa. Pergunte: quais características podem variar nestes tipos de solo? Faça esta pergunta aos alunos e envie o slide, ou as imagens a partir deste documento aqui.
Em seguida, questione se eles conseguiriam dizer de onde vieram estas amostras de solo apenas observando as imagens. Aguarde as respostas, por mensagens de texto ou áudio, e sem interferir indague quais as características que podemos observar apenas vendo a foto e quais não conseguimos identificar. Peça que anotem em seus cadernos, se não forem alfabetizados ainda, solicite que um adulto da família os ajude.
Ação propositiva
- Tempo assincrônico: 50 minutos
- Tempo sincrônico: 30 minutos
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Nesta etapa, mostre os potes com as amostras que você coletou. Divida a turma em grupos. Peça que eles façam a coleta de cada produto que ficaram responsáveis. Diga que eles brincarão de cientista e examinarão as mesmas.
Cada grupo ficará responsável por uma amostra. Quando destacamos que é grupo não significa que a atividade deverá ser grupal (cinco estudantes ficarão com areia), mas que o trabalho de coletar e observar deverá ser individual. Isso se deve ao ensino remoto onde as crianças não podem se encontrar de forma física.
- Grupo 1 - Areia
- Grupo 2 - Terra com grama, galhos e/ou folhas
- Grupo 3 - Terra com pedras, pedregulhos, concreto ou asfalto (você pode coletar de calçadas quebradas, do quintal, de resíduos de construção civil e etc.)
- Grupo 4 - Húmus ou terra com adubo
- Grupo 5 – Argila
Explique aos alunos que eles deverão examinar o solo cheirando, tocando, observando e percebendo se estão misturados com outros materiais. Quando se faz análise de solo é muito importante incluir observações do tamanho dos grãos (verificar se o grão é maior e possível ver a olho nu - caso da areia - ou se é fino e fica nas digtais - caso do silte). Outro aspecto a ser observado é a permeabilidade: grãos maiores têm mais espaço entre si e a água percola rapidamente, diferentemente da argila e mais ainda do silte, que retém água. A partir dessas observações, eles deverão adivinhar se aquele solo é natural ou foi modificado pelo ser humano.
Durante a observação, peça que eles peguem folhas de papel almaço ou sulfite e lápis para que possam anotar as impressões que tiveram. Após as observações, reúna a turma em um momento síncrono (30 minutos no máximo). Peça que cada grupo conte como foram suas experiências, o que perceberam no momento da investigação contando o que mais chamou atenção (o cheiro, a cor, o toque ou a presença de resíduos e outros materiais).
Sistematização (50 minutos)
Encaminhe as imagens do plano original, a partir deste documento aqui. Realize esta etapa de forma síncrona. Você pode ressaltar que algumas amostras vêm de formações naturais e outras sofreram transformações provocadas pelo ser humano.
Conforme passar pelas imagens, mencione essa importância, benefícios e/ou prejuízos. Exemplos:
- As plantações permitem que retiremos uma grande variedade e quantidade de alimentos do solo
- A argila permite que algumas plantas e animais se desenvolvam, além de servir, também, como cosmético, material de construção ou material de artesanato
- O solo das florestas é muito rico em nutrientes e permite que muitas árvores cresçam e sobrevivam, além de serem fonte de alimento e abrigo para vários animais
- As areias são o solo dos oceanos e desertos onde também há vida
Você pode falar de cada tipo examinado ou escolher alguns para dar esses exemplos. Finalize a aula dizendo que ainda existem outros tipos de solo os quais eles terão oportunidade de conhecer em outro momento.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças às sugestões de vídeos que seguem abaixo:
- “Ciências: Solo”, disponível aqui.
- “Aprenda mais sobre solos”, disponível aqui.
- “Conhecendo o solo”, disponível aqui.
- “Formação do solo”, disponível aqui.
- “A formação dos solos”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Conhecer diferentes características de tipos de solo e diferenciar os solos naturais daqueles que tiveram interferência humana.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
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