Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail, celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs, Google Desenhos e Paint
Valores trabalhados
- Cidadania
- Direitos humanos
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os alunos identifiquem razões e consequências do fenômeno imigratório tendo como referência imigrantes de seu espaço de vivência. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Encaminhe aos alunos o slide do tema da aula que consta no plano original. Pergunte se eles já ouviram o termo “imigração”. Escute as considerações e anote no Google Docs ou, se preferir, em uma cartolina.
Contextualização (10 minutos)
Envie um áudio ou um vídeo aos alunos apresentando a história de um refugiado sírio que você encontra no plano original. Depois, pergunte o que eles acham da vinda de Jamil para o Brasil e se eles conhecem alguma pessoa que passou por uma situação parecida. Explique que todas as pessoas que moram fora de sua cidade natal são chamadas de imigrantes, independente se são de outros países, estados ou cidades.
Problematização (20 minutos)
Conhecendo agora o conceito de imigrantes, questione-os: será que existe algum em nossa escola? Deixe que os alunos pensem sobre isso. Caso eles ainda não tenham entendido o conceito, dê outros exemplos.
Peça que os alunos respondam por mensagens de texto ou que enviem imagens que representem o conceito. Você também pode solicitar a produção de desenhos. Utilize o Google Desenhos ou Paint como ferramentas para isso.
Ação propositiva (dois dias)
Grave um vídeo explicando esta etapa, que acontecerá de forma assíncrona. Individualmente, os alunos irão entrevistar um imigrante. Pode ser um professor, funcionário da escola, colegas de outras turmas, vizinhos ou algum familiar. O importante é conseguir encontrar alguém que não nasceu na cidade da escola. O roteiro de entrevista está disponível neste link.
Caso queira, crie as perguntas com os próprios alunos em um momento síncrono. Depois de realizadas as entrevistas, peça para compartilharem suas descobertas com os outros. Sugira que eles gravem um vídeo ou façam um áudio contando como foi realizar a entrevistas e quais foram as respostas.
Sistematização (50 minutos)
A partir das respostas das entrevistas, os alunos devem ser capazes de responder os principais motivos pelo quais as pessoas deixam suas cidades. Envie à turma a tabela de sistematização dos dados que está disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo que segue. Ele traz conceitos importantes sobre os motivos da migração dos animais, assunto que poderá ser abordado em Ciências com maior aprofundamento teórico:
- “Por que os animais migram?”, disponível aqui.