Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: e-mail; WhatsApp; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom e YouTube.
Valores trabalhado
Respeito ao ambiente e participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem os possíveis motivos de processos migratórios ao longo do tempo a partir de um contexto local. Fica a sugestão de ferramentas tecnológicas, como WhatsApp e e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando o Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original por meio de uma foto. O plano ocorrerá, na maior parte do tempo, de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo e comece perguntando aos alunos o que eles entendem por mudança e por migração. Nesse momento, apenas ouça o que os alunos pensam a respeito do tema. As respostas podem ser enviadas no grupo de WhatsApp da turma.
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, junto a uma videoaula contextualizando-os. Esse momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Comece perguntando aos alunos se algum deles já mudou de casa e o porquê dessa mudança. Depois, amplie a pergunta: quando mudaram de casa, mudaram de cidade também? E como foi morar em um lugar desconhecido? Peça que façam um desenho que simbolize essas mudanças no caderno de classe.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, perguntando por que algumas pessoas se mudam para locais distantes. Quais motivos levam uma pessoa a se mudar de um lugar para outro? Peça que as respostas sejam encaminhadas no grupo de WhatsApp da turma.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Nesta etapa, os alunos irão vivenciar situações que levam as pessoas a se mudarem.
Se os alunos sentirem dificuldades em pensar em algumas situações, o professor poderá dar alguns exemplos, como: transferência de trabalho; vontade de conhecer outro país; guerra ou algum desastre natural. Após a divisão, cada grupo terá alguns minutos para recriar a situação escolhida. Peça que respondam no caderno.
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Peça que eles enviem as respostas da ação propositiva no grupo de WhatsApp da turma.
Após as respostas, o professor deve explicar o que significa migração e como este movimento foi importante para a construção do Brasil. Deve enfatizar que o povo brasileiro é formado por uma mistura de diferentes povos, que vieram para cá por vários motivos, entre eles, procurar por uma vida melhor, fugir de guerras e doenças, entre outros. Todo esse movimento é importante pois faz parte da construção da nossa história.
Convite às famílias
Oriente que as famílias ajudem as crianças nas etapas desta aula. Por fim, peça que assistam ao vídeo Que saudade que eu tô, disponível aqui.
Peça que as famílias conversem sobre os motivos da migração, que isso muitas vezes é inevitável e, com essas mudanças, vem a saudade.