GEO2_01UND04 - Planta baixa dos bairros
Plano de Aula
Plano de aula: Convivendo com as diferenças
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Os lugares têm história. Elas os constituem.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário o uso da imagem do slide 3, se não for possível a projeção, o professor poderá trazê-la impressa, ou substituir por outra que aborde o mesmo conteúdo. Além deste material, será necessário contar a História de Carlito e Carlão (link no material complementar). Após a história o professor irá precisar de uma planta baixa da cidade onde a história acontece, abaixo no material complementar segue um link do modelo desta planta, que poderá ser impressa, ou servir de modelo para o que o professor faça a sua própria planta.
Material complementar:
História de Carlito e Carlão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9fjePrXQzg8aQJzNreVuMx7nj4N3jX3Y9YQyBc5azKRWP5gHukvczTYMjuve/geo2-01und04-carlito-e-carlao.pdf
Planta baixa da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wp2rEmYsQ3Ge98v5K8mAwtseG3m7w5Ag67YhXw3ZZfXUa9VrXYeEJqvyBNnq/geo2-01und04-planta-baixa-dos-bairros.pdf
Contextos prévios: Para o melhor aproveitamento deste plano seria interessante que os alunos já soubessem o conceito de migração.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando aos alunos se existem diferenças entre as pessoas. Se existem, quais são?
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide, ou mostre a imagem impressa. Pergunte aos alunos se quando eles estão brincando em algum lugar, como um parquinho, todas as crianças são iguais? Quais as diferenças são percebidas logo no primeiro momento? Essas diferenças impedem de brincarem juntas? Atrapalham as brincadeiras?
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o slide, ou explique a fala contida nele. Explique para sala que eles irão ouvir a história de dois amigos que estudam juntos desde pequenos e apesar de serem muito diferentes se tornaram grandes amigos. Link da história https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9fjePrXQzg8aQJzNreVuMx7nj4N3jX3Y9YQyBc5azKRWP5gHukvczTYMjuve/geo2-01und04-carlito-e-carlao.pdf
Após contar a história pergunte a sala, quais as principais diferenças entre os meninos. Em seguida pergunte quais as afinidades entre eles. Então questione se as diferenças impediram as brincadeiras e a amizade entre os dois.
Após as respostas pergunte se essa história poderia ser real, ou apenas um conto? E se algo parecido já aconteceu com eles.
Explique que muitas vezes as pessoas veem de partes diferentes do Brasil ou do mundo e por isso possuem costumes diferentes. No começo podemos achar estranho, pois não entendemos muito bem, mas como os amigos da história, sempre encontramos um jeito de nos entender.
Explique que essas diferenças aparecem pois as pessoas quando se mudam trazem um pouco dos costumes e da cultura do lugar onde nasceram. Então pergunte se no bairro onde moram existem pessoas que vieram de outros estados ou países e como é a interação com essas pessoas. Existe alguma diferença?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide ou explique o seu conteúdo.
Explique que os alunos irão conhecer a planta baixa de alguns bairros onde os amigos moram. Explique que a planta baixa é a representação de uma área pequena olhada de cima.
Coloque a planta no chão para que os alunos possam observar o desenho, em seguida os alunos deverão descobrir de qual bairro vem cada um dos meninos, seguindo as pistas dadas na história, como as comidas típicas e o jeito de se expressar.
Depois de executada a tarefa, pergunte aos alunos se existem bairros parecidos com os da história na cidade onde moram. Bairros com comidas e artigos típicos de algum lugar específico do Brasil ou do mundo. E se eles frequentam esses bairros, experimentam as comidas e conversam com as pessoas. Neste momento pontue a importância desse movimento migratório para formação das cidades brasileiras, pois muitas delas foram fundadas por pessoas que vieram de outros Estados ou de outros países. Após a explicação o professor deve perguntar a cada aluno em qual bairro ele mora e se existe alguma característica específica de migração no seu bairro, como as que aparecem na planta da história (por exemplo: casa do Mate, ou artigos típicos do Nordeste, ou produtos típicos do Japão e etc)
Como adequar à sua realidade: Se a cidade onde este plano for utilizado tiver uma migração forte de alguma nacionalidade específica seria interessante se informar à respeito para neste momento trazer esta informação para os alunos e pontuar a importância desta migração para o desenvolvimento da cidade.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Numa roda de conversa com os alunos, pergunte se como aconteceu na história, existe alguma diferença de fala, ou de costume entre os alunos da classe. Em seguida pergunte quais afinidades existem entre eles, o que gostam de fazer juntos. Então para terminar a atividade, liste com os alunos o que eles mais gostam de fazer juntos, o que gostam de fazer sozinhos e o que não gostam de fazer. Após concluída a lista pontue com eles a diversidade de gostos existentes na turma e que essas diferenças não os impede de conviver juntos. Essa lista pode trazer ideias e costumes bem interessantes, que só poderão ser apreendidos se houver a convivência. Esta lista pode ser copiado no caderno como forma de registro da atividade realizada.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: e-mail; WhatsApp; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom e YouTube.
Valores trabalhados
Respeito ao ambiente e participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes desenvolvam a capacidade de observar as diferenças culturais entre pessoas de diversas procedências. Fica a sugestão de ferramentas tecnológicas, como WhatsApp e e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando o Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original por meio de uma foto. O plano ocorrerá, na maior parte do tempo, de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo e comece perguntando aos alunos se existem diferenças entre as pessoas. Se existem, quais são?
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, junto a uma videoaula contextualizando-os. Esse momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Pergunte aos alunos se quando eles estão brincando em algum lugar, como em um parquinho, todas as crianças são iguais? Quais diferenças são percebidas logo no primeiro momento? Essas diferenças os impedem de brincarem juntas? Atrapalham as brincadeiras?
Peça que eles contem isso oralmente (o áudio deve ser de, no máximo, um minuto) e enviem para o grupo de WhatsApp da turma.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Explique para a sala que eles irão ouvir a história de duas pessoas que estudam juntas desde pequenos e, apesar de serem muito diferentes, se tornaram grandes amigos. O link da história está disponível aqui.
Após contar a história, pergunte quais as principais diferenças entre os meninos. Em seguida, pergunte quais as afinidades entre eles. Então, questione se as diferenças impediram as brincadeiras e a amizade entre os dois. Oriente que as respostas sejam enviadas por mensagens de texto e áudio.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Explique que os alunos irão conhecer a planta baixa de alguns bairros onde os amigos moram, e que a planta baixa é a representação de uma área pequena olhada de cima.
Peça para observarem o desenho. Em seguida, os alunos deverão descobrir de qual bairro vem cada um dos meninos seguindo as pistas dadas na história, como as comidas típicas e o jeito de se expressar.
- Planta baixa, disponível aqui.
Depois de executada a tarefa, pergunte aos alunos se existem bairros parecidos com os da história na cidade onde moram, bairros com comidas e artigos típicos de algum lugar específico do Brasil ou do mundo, e se eles frequentam esses bairros, experimentam as comidas e conversam com as pessoas.
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa. Pergunte se, como aconteceu na história, existe alguma diferença de fala ou de costume entre os alunos da classe. Em seguida, pergunte quais afinidades existem entre eles, o que gostam de fazer juntos. Então, para terminar a atividade, liste com os alunos o que eles mais gostam de fazer juntos, o que gostam de fazer sozinhos e o que não gostam de fazer. Diga que essa lista será organizada de forma coletiva entre eles, utilizando o Google Docs.
Convite às famílias
Oriente que as famílias conversem com as crianças sobre o tema desta aula. Peça finalizem a conversa assistindo ao vídeo da Turma da Mônica e escutando a musica A diferença é que nos une.
- Turma da Mônica: Respeito e tolerância – disponível aqui;
- Mundo Bita: A diferença é o que nos une – disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natalia Tozzi
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Desenvolver a capacidade de observar as diferenças culturais entre pessoas de diferentes procedências.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA