GEO2_03UND04 - Atividade Linha do Tempo
Plano de Aula
Plano de aula: A evolução dos meios de comunicação
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Uso dos lugares e responsabilidade individual e coeltiva.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Figuras de meios de comunicação antigos e atuais, cordão (aproximadamente 3 metros), pregadores de roupa ou durex.
Material complementar:
Poema Sonata ao Luar- Manoel de Barros:
Atividade Linha do Tempo:
Para saber mais:
Cartilha de segurança para internet. Disponível em: <https://cartilha.cert.br/seguranca/>. Acesso em: 20 mai 2019.
SANTOMAURO, Beatriz. Cuidados na internet. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1525/cuidados-na-internet>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: Peça às crianças para trazerem de casa 4 gravuras de meios de comunicação - 2 antigos e 2 atuais.
Observação importante: Caso necessário, direcione as figuras que cada um deverá trazer, distribuindo de forma homogênea a quantidade de gravuras de cada meio de comunicação, conforme a época. Ex: metade da turma antigos - metade da turma atuais. Caso seja possível, poderá ser sugerido uma pesquisa a internet para descobrir o ano desses inventos.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Converse sobre o significado da palavra evolução.
Pergunte aos estudantes o que entendem do título do plano. Se necessário, diga o significado da palavra. Pergunte também o que são meios de comunicação: Como nós nos comunicamos? Deixe que dêem exemplos. Anote no quadro as ideias das crianças. Por exemplo: falando, com o olhar, com gestos, com palavras escritas, com bilhetes…
- E os meios de comunicação? O que são? Deixe que pensem a respeito.
Explore as imagens:
- Quem conhece essas imagens?
- Já viram em algum lugar? Onde?
- O que significam?
Caso necessário, explique aos estudantes:
Meios de comunicação são ferramentas através das quais pode-se repassar as informações que desejamos a poucas ou muitas pessoas, dependendo da capacidade do meio escolhido.
Como adequar à sua realidade: Procure conduzir a discussão à sua realidade. Em algumas regiões a internet é mais acessível, noutras os telefones públicos ainda fazem parte da rotina. Portanto, priorize a realidade vivida pela comunidade na qual estão inseridos.
Para você saber mais:
Tv e Internet são os meios de comunicação mais utilizados:
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o vídeo para as crianças. Se não for possível, escreva no quadro o poema e declame para as crianças ou ainda reproduza a música num player ou num som.
Converse com elas sobre o poema. A princípio pergunte o que entenderam.
A linguagem coloquial utilizada pelo poeta pode ser um entrave para o entendimento. Por isso, utilize a atividade anexa para auxiliar na compreensão. O vídeo é a musicalização do poema Sonata ao Luar, de Manoel de Barros, pelo grupo Crianceiras.
Algumas palavras podem representar dificuldade de interpretação, então, se necessário, explique às crianças que:
- Sombra Boa é o apelido de um rapaz. Esse rapaz era namorado da Maria. Ele queria mandar um recado para ela.
- Sombra Boa não tinha email. Vocês sabem o que é um email?
- Já que ele não tinha um email, resolveu escrever um bilhete para a Maria. Então ele escreveu: “Maria, me espera debaixo do ingazeiro (árvore alta comum em matas ciliares - às margens dos rios) quando a lua tiver “arta” - a palavra alta dita com a pronúncia (jeito de falar) do Sombra Boa. O Sombra Boa ficou com vergonha de entregar o bilhete pessoalmente e inventou um jeito bem diferente de entregar o bilhete pra Maria. O que ele fez?
- Amarrou o bilhete no pescoço do cachorro, que se chamava Ramela. Atiçou, quer dizer, tocou o cachorro no sentido de onde Maria estava (a cozinha). Ramela, o cachorro, atingiu a cozinha num átimo (quer dizer, rápido, veloz). Maria, então, leu o bilhete, compreendeu o recado e sorriu. Quando a lua ficou alta (arta), Maria estava (debaixo do ingazeiro). E os dois apaixonados ficaram felizes sob o céu sem defeito do mês de abril.
O poema mostra que o Sombra Boa utilizou um meio de comunicação - o bilhete porque não tinha acesso a outro meio de comunicação, o email.
Os meios de comunicação permitem que nos comuniquemos com outras pessoas de maneiras mais ou menos rápidas.
Poema disponível para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M9jdBQgV8HqVduJf5Cy2CmtBj3ZxfDdHv2dZJWxXX2Pu8xmgbmFFs3WGAW2z/geo2-03und04-sonata-ao-luar-manoel-de-barros.pdf
Vídeo disponível em:
Sombra Boa: Manoel de Barros CD Crianceiras. Youtube, 2011(3min22seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=u4nzDWgsSN8>. Acesso em: 20 mai 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a discussão retomando o poema. Relembre que os meios de comunicação permitem que nos comuniquemos com outras pessoas de maneiras mais ou menos rápidas. Em seguida projete o vídeo, se não for possível, conte a seguinte história:
- Zeca, assim como o Sombra Boa, queria se comunicar com sua namorada. Mas, onde ele morava, todos usavam muito o celular, inclusive a Joana, sua namorada. Acontece que sempre que o Zeca tentava falar com a Joana, ela não o ouvia. Estava sempre olhando para a tela do celular. O Zeca tentou de todas as maneiras, mas, não conseguiu se comunicar com a Joana, mesmo com um meio de comunicação eficiente à disposição.
Converse com as crianças:
Na situação de Sombra Boa, o que poderia ter dado errado na forma em que ele utilizou para falar com Maria? Ajude-os a refletir: Ele amarrou um bilhete no cachorro. Será que isso pode dar certo sempre?
Já no caso do Zeca e da Joana, será que o problema era o meio de comunicação? O que deu errado na comunicação entre os dois? Ajude-os no sentido de perceber que o interesse excessivo da moça no celular prejudicou a comunicação entre ela e o namorado.
Qual dos dois meios de comunicação é o mais atual? O que existe há menos tempo?
O que os dois vídeos têm em comum?
Se você fosse o Sombra Boa de que outra forma se comunicaria com a Maria?
E se você fosse o Zeca, como faria para que a Joana prestasse atenção no que você diz?
Comparando os dois vídeos, qual dos dois teve um final feliz e porquê?
Quais os pontos positivos e negativos das formas de comunicação apresentadas?
Será que a evolução dos meios de comunicação sempre garante uma melhor comunicação entre as pessoas?
Divida as crianças em grupos de 4 pessoas.
Elas deverão discutir, com base nos contextos apresentados e situações do cotidiano e avaliar qual dos meios de comunicação é mais eficiente:
- O celular ou o bilhete?
Os grupos deverão apresentar a sua escolha para a turma e justificá-la apresentando os pontos positivos e negativos das duas formas.
Sugira que façam uma tabela:
Celular:
Pontos positivos
Pontos negativos
Bilhete:
Pontos positivos
Pontos negativos
Registre as escolhas dos grupos. Ilustre um gráfico de barras no quadro.
Ao final desta etapa, faça a contagem e diga à turma qual dos dois meios foi o favorito.
Nomofobia viciados em celulares. Youtube, 2017 (3min58seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=u4R7fUXlpcI>. Acesso em: 20 mai 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Converse com os estudantes:
- O meio de comunicação escolhido na etapa anterior é recente ou já existia há mais tempo?
- Vamos fazer uma linha do tempo com as figuras que vocês trouxeram de casa?
Peça que apresentem as gravuras que trouxeram.
Monte, com os estudantes, uma linha do tempo. Ela pode ser organizada num varal feito com cordão e pregadores de roupa, ou mesmo com durex.
A ordem cronológica não precisa ser dividida em anos. Pode ser apenas do antigo para o atual - Faça duas placas em folha A4 (ANTIGO E ATUAL), fixe cada uma numa ponta do varal de barbante. Cuide para que o varal fique na altura das crianças.
Então, os estudantes deverão pendurar as figuras que mostrem meios de comunicação mais antigos (carta, bilhete, rádio, telégrafo) e mais recentes (televisão, celular, internet, email, whatsapp, etc) no varal seguindo a proximidade com as duas placas - do mais antigo para o mais atual.
Observe se as crianças estão pendurando corretamente as gravuras e estimule a participação dos colegas dizendo se estão corretas.
Depois de todos os meios de comunicação pendurados, converse com as crianças sobre os meios de comunicação trazidos. Deixe que falem sobre suas funcionalidades e qualidades positivas e negativas e observe se estão utilizando as informações compartilhadas durante a aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Os estudantes agora montarão sua própria linha do tempo. Verifique se eles conseguiram identificar os meios de comunicação mais recentes e mais atuais. Verifique também as consequências negativas observadas para cada meio de comunicação.
Em algumas regiões os youtubers têm tido muita aceitação.
É importante conversar com eles sobre os cuidados na comunicação on-line.
Converse com as crianças sobre os limites de cada meio e cuidados necessários.
Para saber mais:
Cartilha de segurança para internet. Disponível em: <https://cartilha.cert.br/seguranca/>. Acesso em: 20 mai 2019.
SANTOMAURO, Beatriz. Cuidados na internet. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1525/cuidados-na-internet>. Acesso em: 20 mai 2019.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_03UND04
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compararem diferentes meios de comunicação, suas funcionalidades e evolução ao longo do tempo. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte aos estudantes o que entendem do título do plano. Se necessário, diga o significado da palavra. Pergunte também o que são meios de comunicação: Como nós nos comunicamos? Deixe que dêem exemplos. Anote no quadro as ideias das crianças. Por exemplo: falando, com o olhar, com gestos, com palavras escritas, com bilhetes.
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
- Envie o vídeo disponível em:
Sombra Boa: Manoel de Barros CD Crianceiras. Youtube, 2011(3min22seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=u4nzDWgsSN8>. Acesso em 23/06/2020.
Converse com elas sobre o poema. A princípio pergunte o que entenderam. A linguagem coloquial utilizada pelo poeta pode ser um entrave para o entendimento. Por isso, utilize a atividade anexa para auxiliar na compreensão. O vídeo é a musicalização do poema Sonata ao Luar, de Manoel de Barros, pelo grupo Crianceiras.
- Poema disponível para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M9jdBQgV8HqVduJf5Cy2CmtBj3ZxfDdHv2dZJWxXX2Pu8xmgbmFFs3WGAW2z/geo2-03und04-sonata-ao-luar-manoel-de-barros.pdf. Acesso em 23/06/2020.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, e envie um vídeo Nomofobia viciados em celulares. Youtube, 2017 (3min58seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=u4R7fUXlpcI>. Acesso em 23/06/2020.
Faça as perguntas que constam no plano original, e solicite que eles anotem as repostas no caderno.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, faça a seguinte pergunta:
Converse com os estudantes:
- O meio de comunicação escolhido na etapa anterior é recente ou já existia há mais tempo?
- Vamos fazer uma linha do tempo com as figuras que vocês trouxeram de casa?
Monte, com os estudantes, uma linha do tempo. Diga que ela dever ser feita em uma folha A4, e posteriormente enviada para você, utilizando alguma das ferramentas sugeridas anteriormente.
A ordem cronológica não precisa ser dividida em anos. Pode ser apenas do antigo para o atual - Faça duas placas em folha A4 (ANTIGO E ATUAL), fixe cada uma numa ponta do varal de barbante. Cuide para que o varal fique na altura das crianças. Os estudantes podem usar figuras que mostrem meios de comunicação mais antigos (carta, bilhete, rádio, telégrafo) e mais recentes (televisão, celular, internet, email, whatsapp, etc).
Sistematização (35 minutos- assincronamente)
Converse com as crianças sobre os limites de cada meio e cuidados necessários.
Envie essas imagens para a sistematização, e peça para que os estudantes listem no seus cadernos os objetos mais antigos e recentes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wFK8HSKZ8RCGMhfWG3Pvqkg7zsxsnbvnF25yXjV7xqSpygZZq7eRPbh6TYFW/geo2-03und04-atividade-linha-do-tempo.pdf. Acesso em 23/06/2020.
Convite às famílias
Oriente que os estudantes assistam com suas famílias ao vídeo que segue como subsidio ao tema da adaptação do pano de aula.
Meios de comunicação – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9_CQ-nrwqyU. Acesso em 23/06/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elaine Ap. Paraguai
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Comparar diferentes meios de comunicação, suas funcionalidades e evolução ao longo do tempo.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA