Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: argila, espátulas de madeira, palhas de madeira finas e cola (para cada grupo de até 4 integrantes)
Contexto
Tempo sugerido: 10 min
Orientações: organize a turma em roda de conversa, prepare um momento de sensibilização e leia a história "Os Três Porquinhos". Caso prefira, você pode utilizar outros recursos para apresentar o conto para a turma, como convidar três crianças para contar a história para a sala, usar fantoches do lobo mau e dos três porquinhos ou apresentar imagens das casinhas feitas com os diferentes materiais (palha, madeira e tijolos).
Segue a história:
Os três Porquinhos
Era uma vez, três porquinhos que saíram da casa de sua mãe. Cada um construiria a sua própria casa. Seguiram caminhos diferentes.
O primeiro porquinho construiu a sua casa com palha. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Chegou um lobo que queria comer o porquinho e disse: “Abra a porta ou derrubarei esta casa com um sopro só!”
O porquinho não abriu. O lobo soprou e derrubou a casa. O porquinho fugiu.
O segundo porquinho fez a sua casa com galhos de árvore. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Outra vez veio o lobo: “porquinho, abra a porta ou vou assoprar e derrubar tudo”. O porquinho não abriu, o lobo assoprou e derrubou a casa. Mas o porquinho fugiu e se escondeu, e o lobo queria saber: “Onde se meteu este porquinho?”.
O terceiro porquinho construiu a sua casa com tijolos. Para lá, foram os seus irmãos e o lobo também. Mas, desta vez, o lobo soprou até cansar e não derrubou a casa.
O lobo resolveu descer pela chaminé, mas a lareira estava acesa e ele saiu pegando fogo. O lobo foi embora e os porquinhos ficaram muito felizes, morando na casinha de tijolos.
Fonte: Clássicos Todo livro - Os três Porquinhos
Após a contação, instigue os alunos a refletirem sobre os tipos de materiais utilizados na construção da casa:
- Cada um dos porquinhos constrói a casa utilizando materiais distintos. Quais materiais são esses?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: organize os alunos em grupos de até 4 alunos. Leia a questão disparadora do slide e explique à turma que, em grupos, todos deverão formular uma hipótese para explicar porque a casa feita de tijolos foi a única que o lobo soprou até cansar e não derrubou.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 min
Orientações: Proponha a confecção das casas dos três porquinhos:
- 1 casa feita de argila (representando a casa de tijolos);
- 1 casa feita de espátulas de madeira (representando a casa de madeira);
- 1 casa feita de palha de madeiras finas usadas em decoração (representando a casa de palha).
Distribua o material necessário para cada grupo. Em seguida, leia as informações sobre o procedimento e as questões referentes à atividade prática.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 min (Slides 10 e 11)
Orientações: cada grupo deverá apresentar para turma suas considerações discutidas após a realização da atividade prática. Intervenha no sentido de mobilizar os alunos a desenvolverem um raciocínio claro que responda às questões que foram propostas na atividade prática.
Em seguida, retome a questão disparadora e compare com as respostas que foram apresentadas por cada grupo.
É importante que observem que, nesse contexto, o tijolo é um material mais resistente que a madeira e esta, por sua vez, é mais resistente que a palha. Após, faça um registro coletivo das observações feitas pelos grupos. Discuta sobre as construções sustentáveis e como atualmente são utilizados uma variedade de materiais na construção civil.
Sugestões de link para leitura:
Cosntrução sutentável: revisitando o conto dos três porquinhos - http://www.oecocidades.com/construcao-sustentavel-revisitando-o-conto-dos-tres-porquinhos/
Conheça tudo sobre construção sustentável - https://www.ecycle.com.br/component/content/article/42-eco-design/2062-conheca-tudo-sobre-construcao-sustentavel.html