Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: videochamada por Zoom ou Hangout, por exemplo.
- Optativas: ferramenta para compartilhamento de imagem (grupo de whatsapp, como sugestão).
Contexto e questão disparadora
Em uma proposta de aula síncrona, ensine os alunos a fazerem um barquinho de papel com origami. Peça que acompanhem o passo a passo e os reproduzam em uma folha de papel em casa. Ao final, solicite que mostrem o resultado, como ficou o barquinho de papel.
Lance o seguinte questionamento:
- O que significa dizer “a flexibilidade é uma característica do papel”?
Escute as respostas dos alunos, incentivando-os a participarem e discutirem sobre o assunto. Caso não seja viável uma aula síncrona, grave um vídeo ensinando como fazer o barquinho de papel e encaminhe aos alunos. Solicite que eles também façam os barquinhos, tirem uma foto e compartilhem com os demais colegas da turma por grupo de Whatsapp, por exemplo.
Mão na massa
Divida a turma em três grupos e, para cada grupo, faça uma das perguntas a seguir:
- Entre uma folha de papel e um pedaço de mangueira, qual é o mais flexível? Justifique.
- Entre um pedaço de mangueira e um lápis, qual é o mais flexível? Justifique.
- Entre um lápis e um clip de metal, qual é o mais flexível? Justifique.
Você pode dividir os grupos em subsalas, se optar pela ferramenta de videochamadas Zoom. Dê um tempo para os grupos pensarem em estratégias para chegarem às conclusões. Depois, volte todos os alunos para a mesma sala e peça para que os grupos 1, 2 e 3 apresentem as conclusões, nessa ordem.
Sistematização
Em parceria com seus alunos, elabore uma frase que responda à questão disparadora da aula:
- O que significa dizer “a flexibilidade é uma característica do papel?
Para isso, pode utilizar um documento compartilhado no Google Docs.
Convite às famílias
Os familiares podem contribuir sugerindo estratégias para chegar a uma conclusão na atividade Mão na massa e apoiando a colaboração do grupo.