Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Nesta aula, serão abordados aspectos referentes à interação das plantas com a luz solar.
Observe as orientações do “Mão na Massa”, nela terá informações sobre um experimento a ser preparado previamente com a turma.
Essa aula pode ser projetada através de aparelho multimídia, impressa ou no quadro.
Materiais necessários para a aula: feijões, recipientes de plástico, algodão, água, cartolina, fita adesiva, tesoura e roteiro para experimentação disponível no material complementar. A quantidade de material vai depender do número de alunos. A sugestão é o desenvolvimento das atividades em grupos de 4 alunos.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema proposto e comente com os alunos que essa aula será a sequência do experimento que vocês realizaram há ____ dias atrás e hoje o objetivo é observar os resultados obtidos e entender o que aconteceu.
Observação: O experimento precisa ser montado com antecedência para culminar com a sequência deste plano.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente à turma a música proposta no slide (Natureza distraída - Toquinho). Você pode apresentá-la através do link https://www.youtube.com/watch?v=DsXcCWXjKcc caso tenha acesso à internet em sala. Caso contrário, a sugestão é que busque por ela em acervos de CD ou consulte a letra da música pelo link https://www.letras.mus.br/toquinho/87302/, você pode imprimi-la e cantar com a turma.
Após escutarem a música, peça para que eles observem o trecho apresentado no slide e repitam juntos, cantando. Pergunte à turma quais as palavras destacadas e pergunte à eles porque estão marcadas de forma diferente. O objetivo é que compreendam que essas palavras estão relacionadas com o tema da aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia com a turma o slide da questão disparadora. Se houver necessidade, volte no slide anterior para que observem novamente o trecho da letra da música. Peça para que os alunos imaginem e comentem para que as plantas necessitam de sol para sobreviver, como proposto na questão. Ainda não interfira com correções, o objetivo é que ao término da “Mão na Massa” os alunos tenham construído a resposta.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Esta etapa acontecerá com a utilização de dois recipientes previamente preparados com uma semana de antecedência pelos próprios alunos, orientados pelo professor (a), sendo:
Recipiente 01 contendo um grão de feijão umedecido com algodão em um pote coberto com uma cartolina em formato de cone (com um orifício para entrada de luz), que permanecerá em um local que receba luz solar (Veja orientações de montagem abaixo).
Recipiente 02 similar ao primeiro, mas com o pote tampado, sem passagem de luz solar, deixado no mesmo local.
O ideal é que os potes sejam deixados em algum ambiente escolar onde os alunos possam observar diariamente.
Prepare os experimentos com a turma com no mínimo uma semana de antecedência dessa aula. Quanto antes preparar, maior estará a plântula do feijão no recipiente com a incidência de luz e melhor assim será a observação. Durante a preparação, a sugestão é não interferir nem adiantar sobre o conteúdo proposto, apenas explique que logo eles irão descobrir o que irá acontecer.
No próximo slide você tem um esquema de como deve ficar essa montagem.
Para montagem dos Recipientes:
1 - Separe pedaços de algodão que encaixem no fundo dos recipientes que você escolheu;
2 - Umedeça-os com água e coloque um grão de feijão em cada recipiente;
3 - Produza um cone de cartolina, utilizando aproximadamente ¼ dela. Atente-se para deixar uma região aberta no fundo do cone;
4 - Em um dos recipientes já contendo o feijão, utilizando fita adesiva, prenda o cone que confeccionou;
5 - Tampe o outro recipiente, com a própria tampa ou algum outro material disponível. É importante que nesse segundo recipiente não tenhamos nenhuma abertura para passagem de luz.
6 - Leve os dois recipientes para um local de sua escola que receba luz solar direta em algum momento do dia, e de fácil acesso para a observação dos alunos ao longo de no mínimo uma semana.
Obs.: como já proposto, o ideal é a realização dessa prática em grupos de 4 alunos. Auxilie cada equipe para que produzam os dois experimentos por grupo, facilitando assim a visualização e entendimento dos resultados posteriores. O roteiro para montagem do experimento está disponível no material complementar e deve ser entregue a cada grupo para orientar os procedimentos.
Anotar os resultados observados. É importante que informações como: Qual da plantas cresceu mais? Como ficaram as folhas nos dois recipientes? Sejam consideradas nesse registro.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Após observação dos dois recipientes, os alunos terão algumas anotações a respeito. É importante pensar que, no recipiente sem a incidência da luz, a planta chega a germinar, obtendo alimento para se desenvolver a partir do próprio feijão. Porém, a partir da formação das primeiras folhas, o material nutritivo oferecido pela semente. Acaba. Sem luz as folhas ficam amarelas e não conseguem produzir o alimento para que a planta se desenvolva e ela acaba morrendo. Estar atento a essas questões é importante pois os alunos, ao abrirem os recipientes podem ter anotado essas observações e vale a discussão pois o objetivo é exatamente investigar a importância da luz para o desenvolvimento das plantas.
Comparar os resultados que os alunos chegaram com os do slide. O interessante é que durante o slide anterior vocês debatam até que a maioria dessas observações sejam listadas no quadro para ocorrer a comparação.
Sistematização
Orientações: Esse slide deve ser o fechamento da aula. Enfatize a importância da luz solar para o desenvolvimento das plantas e faça sempre comparações com os dois recipientes, demonstrando aos alunos enquanto explica esse slide. Você pode comentar sobre o fototropismo, onde as plantas tendem a crescer em direção ao sol e a importância também do ar, citado na música, já que no recipiente fechado além de não estarem em contato direto com o sol. O tema fotossíntese pode ser introduzido somente nesse slide caso sinta necessidade. Ao final, pergunte à eles se agora a letra da música fez mais sentido e caso ache necessário, termine a aula cantando-a novamente.