Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de imagens, áudios, mensagens e vídeos, como grupo de Whatsapp, por exemplo; documento compartilhado no Google Drive.
- Optativas: videochamada pelo Hangouts, Zoom ou YouTube.
Contexto e questão disparadora
Encaminhe para os alunos imagens de folhas de tamanhos e formatos diferentes e pergunte:
- O que essas folhas têm de semelhante? O que elas têm de diferente?
Esse momento pode ser realizado durante uma videochamada ou em uma conversa por grupo de Whatsapp. Caso opte pelo whatsapp, solicite que os alunos respondam ao questionamento por áudio.
Mão na massa
Divida a turma em três grupos e compartilhe um documento com cada um deles. Em cada documento deve conter uma imagem de uma folha. Peça para que os alunos observem bem a imagem e escrevam, pelo menos, três características delas, como, por exemplo: tamanho, formato da folha, coloração, entre outras. Quando terminarem de registrar as características, o documento deve ser compartilhado e lido por todos os alunos da turma.
Sistematização
Após todos lerem o documento com as características das folhas, comente que, apesar das folhas serem diferentes, elas possuem uma função semelhante em todas as plantas. Pergunte: qual seria essa função? Permita que as crianças comentem sobre o que elas imaginam que seja a função das folhas. Em seguida, sistematize que uma das funções mais importantes das folhas é a respiração. Esse assunto poderá ser abordado com mais ênfase em uma aula posterior.
Convite às famílias
Caso a família disponha de um jardim, é possível que se colete folhas de diferentes plantas para produzirem, junto à criança, um álbum das folhas. As crianças colam as folhas em uma página do álbum e registram as características observadas nelas.