Sobre este plano
Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória sobre a exposição da pele aos raios solares, e, para isso, é importante o reconhecimento da pele como um órgão de proteção do corpo. Quando falamos de pele em um contexto educativo de sala de aula é comum depararmos com fenótipos (características físicas) diversos carregados de questões sociais e políticas. Para não formar estereótipos e atitudes de exclusão podemos pautar a aula em conceitos que trabalhem a favor do reconhecimento das diferenças sem cair em reducionismos e preconceitos. O plano - CIE2_08TU10 (formas de proteção solar), trabalhado posteriormente, pode complementar as informações deste plano de aula.
Materiais necessários para a aula: Escolha a Contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.
Material para o Mão na massa: Impresso com contexto das notícias, lápis, borracha e lápis de cor, papel pardo em tamanho grande ou mural para a organização do jornal com as notícias.
Material de apoio e pesquisa para o professor - http://chc.org.br/vitamina-solar/ , https://novaescola.org.br/conteudo/2065/qual-a-importancia-do-calor-do-sol-para-os-seres-vivos
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre os efeitos dos raios solares na pele das pessoas.
É importante trazer exemplos dos efeitos dos raios solares (aquecimento, reflexão e absorção) em diversas superfícies e atentar que os efeitos também são sentidos ou percebidos pelos seres vivos, e em relação aos seres humanos os efeitos dos raios do sol podem ser percebidos nas superfícies do corpo como pele, olhos e couro cabeludo.
Contexto
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo e prepare-os para o momento de Contextualização. Diga que se trata de um pequeno texto que explica um pouco sobre os efeitos do Sol na pele das pessoas. Conforme as condições projete ou imprima e distribua o texto para os estudantes.
É importante que o professor direcione a leitura.
- Texto - material complementar
Depois da Contextualização utilize questões como: Quais os efeitos dos raios solares nas superfícies? O Sol esquenta? Ele também aquece a pele? O Sol ilumina? Quais seriam os efeitos dos raios luminosos na nossa pele?
Depois dos questionamentos informe a turma que agora eles irão ver ou ouvir uma notícia (próximo slide, continuação da Contextualização).
Contexto
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações: Organize os estudantes em semicírculo e prepare-os para o momento de Contextualização. Explique que se trata de uma notícia de um telejornal que informa os acontecimentos do dia.
Depois da Contextualização utilize questões como: Vamos pensar como seria caso o Sol desaparecesse?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Ainda no semicírculo, proponha para os estudantes pensarem nos suportes utilizados para a Contextualização tanto o texto como na notícia. Leia a Questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada. Procure estimulá-los com os questionamentos: O Sol tem efeitos ruins para pele? Quais? O Sol tem efeitos benéficos para a pele? Quais?
É importante que o professor não se atenha somente aos efeitos benéficos ou maléficos da exposição aos raios solares e sim aos seus efeitos enfatizando a exposição moderada.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva no quadro. Distribua o material para os grupos:
As NOTÍCIAS devem ser registradas com a finalidade de compor um mural JORNAL na sala de aula com as explicações.
Para o professor:
- Distribua uma ficha para cada grupo - diga que cada grupo irá inventar uma notícia partindo das informações contidas na ficha.
- Distribua o documento - explique e ajude os grupos a construir ma notícia fictícia contendo a informação da ficha.
No momento de confecção das notícias é necessário orientar os grupos para que utilizem a imaginação livremente, porém usando minimamente as informações contidas nas fichas.
- Os estudantes devem fazer os registros e apresentar suas suas notícias. No final o professor constrói um jornal em formato de mural com o material produzido pelos grupos. O jornal pode ser apresentado como um jornal televisivo também.
Material para o professor - https://escolakids.uol.com.br/conhecendo-um-pouco-mais-sobre-a-noticia.htm
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Comente com os estudantes que os raios solares exercem efeitos nas superfícies, assim como na pele dos indivíduos
Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da Questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que os raios solares podem ter efeitos nas superfícies do corpo assim como tem nos materiais e objetos. Atente para não ressaltar somente efeitos negativos, porém enfatizar que a exposição moderada ao Sol não causa danos a pele.
Estimule os estudantes a discutir suas conclusões registradas e com a ajuda dos grupos monte um mural com as reportagens, escolham coletivamente um nome para o jornal.