Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_08GEO08
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, bambolê ou algo que o substitua e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na organização e na condução das propostas, desde a retomada.
Para aulas síncronas, envie a atividade principal com antecedência e faça o momento simultâneo iniciando com a retomada e a discussão das soluções.
Retomada
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.
Aula assíncrona: Envie a imagem (digital ou impressa) do slide e as orientações às famílias. Os alunos devem responder às perguntas e te enviar, se considerar viável e necessário.
Atividade principal
Como o objetivo do plano é: “Utilizar instruções de posição para se posicionar” e você não está presencialmente com sua turma, será preciso uma nova proposta. Para qualquer formato de aula remota é difícil, mesmo com uso de câmeras você observar os alunos se posicionarem. A ideia é que eles cumpram algumas “tarefas” e sejam fotografados na realização cada uma. Caso não seja possível, podem fazer um registro através de desenho. Para essa atividade é importante o acompanhamento de um adulto da família, para fotografar e ajudar a ler as comandas. Envie as orientações às famílias.
Mande algumas instruções para que a criança faça, por exemplo:
- Ficar em cima do sofá.
- Ficar embaixo da mesa.
- Colocar a mão dentro da roupa.
- Colocar os pés fora do chão.
- Colocar as mãos perto dos pés.
- Ficar longe da cadeira.
Pode utilizar a mesma trilha, mas com seis casas, sendo uma instrução por casa. Cada uma que cumprir e registrar deve pintar a casinha correspondente no jogo. Ao final, ajudou a “Carolina” a chegar no poço dos desejos. Devem te enviar as fotos ou os desenhos.
Discussão das soluções
Aula síncrona: Realize uma discussão acerca de como foi cumprir as tarefas e registrar. Peça sugestões de outras tarefas e depois de tarefas com duas instruções simultâneas.
Aula assíncrona: Junto com os registros, da atividade principal, solicite que eles escrevam e te encaminhem outras tarefas similares e, ao menos uma delas, contendo duas instruções simultâneas, como: coloque uma mão embaixo do bumbum a outra em cima da cabeça. Um adulto poderá ser escriba da criança de necessário.
Encerramento
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva às atividades, com as devidas intervenções e um fechamento sintetizando as aprendizagens.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias, para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.