Plano de Aula

Plano de aula: Resolvendo problemas utilizando sequências numéricas com fio de contas

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Introdução à reta numerada

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Comparar e registrar números em diversas sequências e escalas ascendentes e descendentes (1 em 1, 2 em 2, 5 em 5) a partir de qualquer número dado e resolver problemas de adição.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade suficiente que atenda a formação de duplas em sua classe, para as atividades de: retomada e atividade principal.
  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de  raio x.
  • Materiais para a confecção do fio de contas para os alunos: poderão ser utilizados para a montagem do fio, barbantes ou fio de nylon, em tamanho suficiente para enfiar as contas (mais ou menos de 50 cm a 1 metro), no total de pelo menos 50 contas para cada fio. As contas poderão ser de tampinhas plásticas de refrigerantes, miçangas grandes ou mesmo canudinhos de plástico, sendo que deverão ser distribuídas em 2 cores diferentes contadas de 5 em 5.

Obs.: um pacote de miçangão nº 10, com 250gr contém cerca de 650 unidades, sendo divididas por 50 contas, darão em média 13 fios de contas.

  • Fio de contas do professor: poderá ser feito com bolinhas do brinquedo “piscina de bolinhas”, pois é um tamanho maior que facilitará a visualização por toda a turma. Utilizar barbante ou fio de nylon furando as bolinhas e passando o fio por dentro de cada uma delas. Fazer a mesma disposição das duas cores diferentes contadas de 5 em 5 do fio de contas dos alunos.
  • Diversos pregadores de roupa ou clipes para fazer marcações/separações das contas no fio.






Informações adicionais:

Origem do fio de contas:

O colar de contas é um material didático introduzido em 1974 pelo famoso matemático americano Hassier Whitney, do Instituto para Estudos Avançados de Princeton, Nova Jersey, EUA.

Após ter sido reconhecido como um dos maiores matemáticos deste século, o Professor Whitney passou a dedicar-se exclusivamente ao trabalho com crianças, em especial as da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Funcionalidade:

O FIO DE CONTAS é um material de apoio à Matemática. Através dele os alunos podem fazer contagens simples, de 2 em 2, de 3 em 3 (…), somar, subtrair e resolver situações problemas. Este material didático é extremamente útil para trabalhar a ideia de quantidade, para a construção de conceito de número e para contagem e pequenos cálculos, tornando as quantidades e suas representações simbólicas bastante familiares às crianças



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Comparar e registrar números em diversas sequências e escalas ascendentes e descendentes (1 em 1, 2 em 2, 5 em 5) a partir de qualquer número dado e resolver problemas de adição.

Alfabetização

Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental

ACESSAR AGORA