Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Caro(a) professor(a), no momento de Aquecimento os alunos entenderão as regras do jogo e farão uma jogada rápida. Para isso, divida a turma em dois grandes grupos. O jogo “Trilha da Subtração” fica melhor se trabalhado no chão, para que as crianças assumam o lugar de peão no jogo, se movimentem e interajam na trilha. Se possível, imprima os problemas, as operações de subtração e as palavras PARTIDA e CHEGADA em folha A4, cole-as no chão formando uma trilha. À medida em que jogarem explore com as crianças os sinais, a escrita subtrativa, a leitura e interpretação dos problemas. Todas as situações variam nas respostas, mas estão no intervalo de 1 a 5.
Propósito: Compreender os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.
Materiais complementares:
Atividade aquecimento
Atividade aquecimento nº2
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Sugerimos que faça com as crianças um trabalho de leitura e compreensão das regras antes de iniciar o jogo. Realize leituras coletivas, pergunte sobre cada etapa do jogo, faça simulações das jogadas. Para o jogo “Trilha da Subtração” é necessário um dado com números ou quantidades. Os jogadores só podem avançar na jogada seguinte se responderem corretamente ao problema ou operação da trilha. Caso errem a resposta, na jogada seguinte devem resolver novamente a mesma situação para que possam jogar o dado e continuar o jogo. Se desejar, você pode ampliar a quantidade de situações ou operações.
Propósito: Compreender as regras do jogo e os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para o jogo “Trilha da Subtração” é necessário um dado com números ou quantidades. Sugerimos que faça com as crianças um trabalho de leitura e compreensão das regras antes de iniciar o jogo. Realize uma leitura coletiva, pergunte sobre cada etapa do jogo, faça simulações das jogadas. Para garantir que todos entenderam as regras, divida a turma em dois grandes grupos e jogue coletivamente nesta pequena trilha de Aquecimento. Você pode projetá-la ou imprimir as situações e operações e distribuir no chão da sala, fazendo a trilha. Nesse caso, dois alunos, um de cada grupo, podem ser os marcadores.
Se desejar, você pode ampliar a quantidade de situações ou operações.
Propósito: Compreender as regras do jogo e os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: A trilha com as situações subtrativas é para ser resolvida e jogada em duplas. Organize a turma em , de modo que uma criança com leitura mais fluente possa ajudar a outra. Diferente da trilha coletiva, em que as crianças resolvem enquanto jogam, a trilha em duplas terá as respostas. Somente permita que joguem em duplas após resolverem, discutirem e corrigirem e colocarem as respostas para cada situação.
Propósito: Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o jogo da trilha.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: A trilha é formada por situações que envolvem operações e problemas de subtração com respostas de 1 a 5. Caso seja necessário, leia todos os problemas com as crianças. Durante o jogo, passe nas mesas orientando as duplas e possibilite que argumentem sobre suas resoluções. Esse jogo é uma oportunidade lúdica que pode ser vivenciada várias vezes.
Propósito: Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o Jogo da Trilha.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: No painel de soluções trazemos algumas simulações para serem discutidas com as crianças. No entanto, é melhor explorar, em primeiro lugar, as resoluções que surgirem no contexto da aula. Nessa situação, o objetivo é discutir as diferentes possibilidades de resolução para uma mesma situação, do mesmo modo a escrita subtrativa.
Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A segunda situação também tem como objetivo discutir as variadas possibilidades de resolução. Valorize todas elas e potencialize a argumentação e justificativa das crianças para os procedimentos utilizados, mas mostre que há outra possibilidade de resolver situações
subtrativas utilizando os sinais de – e de =.
Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A terceira situação a ser discutida tem como objetivo evidenciar o erro no cálculo da dupla. Explore com as crianças o procedimento e questione-as sobre o resultado.
Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Busque, neste espaço da aula, retomar o conceito da subtração e seus sinais. Relembre o jogo trilhas e tire as dúvidas que ainda surgirem.
Propósito: Sistematizar a escrita subtrativa.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: O encerramento é uma espécie de termômetro da aula, momento destinado a avaliar se houve entendimento dos conceitos, se as crianças gostaram das atividades e se envolveram nas propostas da aula. Aproveite essa oportunidade para avaliar a organização da sua aula, a aprendizagem das crianças e seu planejamento.
Propósito: Relembrar os momentos da aula e refletir sobre os conceitos desenvolvidos.