Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Padrões que enfeitam
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Padrões em sequências
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Aline Florido de Figueiredo
Mentor: Paulo César da Silva Rocha Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC:
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.
Objetivos específicos
- Identificar a regularidade numa sequência de cores e formas geométricas variadas.
- Descrever o padrão utilizado e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.
Conceito-chave
Padrão em sequência de figuras
Recursos necessários
- Lápis de cor ou canetinha;
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a regularidade numa sequência de cores e formas geométricas variadas.
- Descrever o padrão utilizado e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Mostre esse slide e veja se os alunos sabem o que é uma figura geométrica, quais cores diferentes aparecem na figura, como um desenho pode ser composto pela combinação de figuras geométricas com cores e tamanhos diferentes. A experiência de um aluno pode contribuir com a experiência do outro. O que um aluno observa e explica, ajuda o outro a perceber algo que ele antes não havia notado. Essa troca é bastante importante.
Propósito: Explorar a capacidade dos alunos em observar características nas figuras apresentadas.
Discuta com a turma:
- O que podemos falar sobre essas figuras geométricas?
- O que vocês observaram nela?
- Há repetição de alguma figura?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Apresente o slide 4 para os alunos e discuta com a turma o que eles percebem nas pulseiras apresentadas. Divida a turma em trios. Distribua um modelo diferente de pulseira para cada um. Certifique-se de que eles entenderam a proposta. Os alunos do grupo devem conversar e chegar a conclusão do padrão utilizado e devem desenhar na pulseira o próximo elemento. Assim, sucessivamente, até completar toda a tira de papel. Durante a realização da atividade, você deve circular pelos grupos de modo a fazer indagações que os levem a perceberem o padrão inicial e verbalizarem isso. Dessa forma, você pode perceber a maneira como estão pensando e expressando as diferentes estratégias de solução. Esta dinâmica também possibilita uma intervenção mais eficaz. Reforce o vocabulário matemático na interação com os alunos. Não há necessidade de uma explicação de cada termo, mas ao ver você usando palavras inicialmente desconhecidas, estranhas ao seu vocabulário, o aluno acabará se apropriando desse mesmo vocabulário.
Propósito: Possibilitar a interação em pequenos grupos para resolução da atividade.
Discuta com a turma:
- Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
- É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
- Como vocês chegaram a conclusão de que esta figura é a próxima?
- Alguém do grupo tem alguma outra explicação?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Apresente o slide 4 para os alunos e discuta com a turma o que eles percebem nas pulseiras apresentadas. Divida a turma em trios. Distribua um modelo diferente de pulseira para cada um. Certifique-se de que eles entenderam a proposta. Os alunos do grupo devem conversar e chegar a conclusão do padrão utilizado e devem desenhar na pulseira o próximo elemento. Assim, sucessivamente, até completar toda a tira de papel. Durante a realização da atividade, você deve circular pelos grupos de modo a fazer indagações que os levem a perceberem o padrão inicial e verbalizarem isso. Dessa forma, você pode perceber a maneira como estão pensando e expressando as diferentes estratégias de solução. Esta dinâmica também possibilita uma intervenção mais eficaz. Reforce o vocabulário matemático na interação com os alunos. Não há necessidade de uma explicação de cada termo, mas ao ver você usando palavras inicialmente desconhecidas, estranhas ao seu vocabulário, o aluno acabará se apropriando desse mesmo vocabulário.
Propósito: Possibilitar a interação em pequenos grupos para resolução da atividade.
Discuta com a turma:
- Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
- É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
- Como vocês chegaram a conclusão de que esta figura é a próxima?
- Alguém do grupo tem alguma outra explicação?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7, 8 e 9).
Orientação: Chame à frente da turma todos os alunos com as pulseiras iguais às pulseiras do slide. Inicialmente, eles trabalharam em grupos com diferentes tipos de padrões das pulseiras. Agora, no momento de discussão das soluções, os padrões iguais serão apresentados e discutidos juntos. Peça que descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos alunos pode ter uma explicação diferente de acordo com a sua percepção individual do padrão. Ao final da atividade os alunos poderão colocar as tiras no pulso e usá-las. Para isso eles podem colar as extremidades com cola ou com fita adesiva. Veja em “resolução da atividade principal”.
Propósito: Valorizar a produção de cada aluno e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Qual padrão ou regularidade podemos identificar?
- Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7, 8 e 9).
Orientação: Chame à frente da turma todos os alunos com as pulseiras iguais às pulseiras do slide. Inicialmente, eles trabalharam em grupos com diferentes tipos de padrões das pulseiras. Agora, no momento de discussão das soluções, os padrões iguais serão apresentados e discutidos juntos. Peça que descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos alunos pode ter uma explicação diferente de acordo com a sua percepção individual do padrão. Ao final da atividade os alunos poderão colocar as tiras no pulso e usá-las. Para isso eles podem colar as extremidades com cola ou com fita adesiva. Veja em “resolução da atividade principal”.
Propósito: Valorizar a produção de cada aluno e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Qual padrão ou regularidade podemos identificar?
- Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7, 8 e 9).
Orientação: Chame à frente da turma todos os alunos com as pulseiras iguais às pulseiras do slide. Inicialmente, eles trabalharam em grupos com diferentes tipos de padrões das pulseiras. Agora, no momento de discussão das soluções, os padrões iguais serão apresentados e discutidos juntos. Peça que descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos alunos pode ter uma explicação diferente de acordo com a sua percepção individual do padrão. Ao final da atividade os alunos poderão colocar as tiras no pulso e usá-las. Para isso eles podem colar as extremidades com cola ou com fita adesiva. Veja em “resolução da atividade principal”.
Propósito: Valorizar a produção de cada aluno e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Qual padrão ou regularidade podemos identificar?
- Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7, 8 e 9).
Orientação: Chame à frente da turma todos os alunos com as pulseiras iguais às pulseiras do slide. Inicialmente, eles trabalharam em grupos com diferentes tipos de padrões das pulseiras. Agora, no momento de discussão das soluções, os padrões iguais serão apresentados e discutidos juntos. Peça que descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos alunos pode ter uma explicação diferente de acordo com a sua percepção individual do padrão. Ao final da atividade os alunos poderão colocar as tiras no pulso e usá-las. Para isso eles podem colar as extremidades com cola ou com fita adesiva. Veja em “resolução da atividade principal”.
Propósito: Valorizar a produção de cada aluno e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Qual padrão ou regularidade podemos identificar?
- Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Perceber a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição de um padrão para ampliar uma sequência.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Exemplifique a aprendizagem da aula com a figura do início da aula. Demonstre cada etapa da explicação apontando o item correspondente na figura. Aproveite esse momento para utilizar a linguagem matemática adequada.
Propósito: Retornar ao início e unir com o aprendizado da aula algo que antes só havia sido observado e comentado.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Perceber a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Certifique-se de que eles entenderam a proposta em relação a perceber a sequência de figuras e o padrão como estão dispostas e que devem desenhar e pintar as demais. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado, utilizando cores e formas para dar prosseguimento à sequência.
Discuta com a turma:
- Qual padrão está apresentado? O que acontece?
- Quais serão os próximos desenhos e cores a serem utilizados para compor a sequência?
- Você pode explicar como chegou a esta conclusão?
Materiais complementares para impressão:
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis, lápis de cor e as imagens das sequências (por meio digital ou impressas).
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as imagens.
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, para que os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento e atividade principal
A proposta deste plano é a análise da regularidade das sequências. Para viabilizar as reflexões acerca dos padrões e a continuidade das sequências, a sugestão é que envie as imagens (digitalmente ou impressas) iniciando pelo aquecimento, com a comanda para observarem e responderem à seguintes questões:
- Quais são as figuras geométricas?
- O que você observa nelas? Têm as mesmas cores? E as posições?
- Há repetição de alguma figura?
Em seguida, pode propor a situação do personagem Bruno, mandando as “pulseiras” para que completem as tiras.
Discussão das soluções
Se for realizar uma aula síncrona, poderá discutir as soluções e padrões, mas caso não tenha essa possibilidade, peça que os alunos te enviem as respostas das questões sobre a imagem do aquecimento e as pulseiras que completaram. Mas para isso, envie juntamente com as pulseiras algumas questões para que respondam também, buscando a reflexão sobre as sequências. Seguem algumas sugestões para a discussão (baseadas nas sessões "Discuta com a turma"):
- Você poderia descrever qual o padrão inicial de cada sequência?
- É possível descobrir os próximos elementos? Como? Por quê?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Qual padrão de regularidade pode identificar?
- Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?
Sistematização e Encerramento
Faça um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula, de acordo com os slides de "Sistematização do conceito" e de "Encerramento do plano de aula". Você pode falar presencialmente ou mandar como uma devolutiva, aproveitando para esclarecer algum ponto que julgue importante. Ela pode ser gravada em vídeo no celular ou impressa.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, mas é importante que de alguma forma você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite aos familiares deve incentivar a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem, de forma que fortaleçam vínculos e que possam contribuir para que os alunos aprendam, paulatinamente, a se organizar e tornar-se cada vez mais autônomos. É importante salientar que eles devem encorajá-los a pensar em estratégias para resolver as situações-problema de maneira mais independente possível.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Aline Florido de Figueiredo
Mentor: Paulo César da Silva Rocha Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC:
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.
Objetivos específicos
- Identificar a regularidade numa sequência de cores e formas geométricas variadas.
- Descrever o padrão utilizado e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.
Conceito-chave
Padrão em sequência de figuras
Recursos necessários
- Lápis de cor ou canetinha;
- Atividades impressas.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA