Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_01NUM06
Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as imagens digitais ou impressas das orientações e das atividades.
- Opcionais: Power Point, celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e que as famílias encaminhem à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar o jogo e as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na confecção do jogo e na condução das propostas.
Retomada
Aula assíncrona: A proposta é que conversem em casa sobre o que é um jogo da memória e suas regras. Envie a comanda, questões e as regras do jogo.
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.
Atividade principal
Aula assíncrona: Para a atividade principal seguem algumas sugestões:
- Envie a atividade e solicite às famílias que confeccionem o jogo, recortando as figuras e números (se receberem impressas ou conseguirem imprimir). Seria bom que colassem ou imprimissem num papel mais grosso (podem usar papelão para colar). Depois, oriente para que leiam as regras e joguem com as crianças
- Caso não tenham acesso à atividade impressa, podem confeccionar as cartas do jogo com desenhos.
- Se seus alunos tiverem acesso à internet, pode sugerir que joguem online: https://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/matematica/memoria-dos-numeros/
Aula síncrona: Realize o jogo coletivamente, usando um painel com as peças ou focando a imagem da aula nas peças do jogo dispostas numa mesa. As crianças, uma a uma, vão indicando o que você deve virar. Se preferir e for possível, envie a atividade e as regras, antecipadamente, e peça que confeccionem e joguem com a família ou joguem online.
Observação: Você pode construir o jogo para seus alunos jogarem online, usando o Power Point, leia:
https://novaescola.org.br/conteudo/477/tecnologia-na-educacaojogos-em-power-point
Discussão das soluções
Aula assíncrona: Envie as questões a seguir e peça que respondam e te encaminhem:
- O QUE ACHOU DO JOGO?
- FOI FÁCIL?
- TEVE ALGUMA DIFICULDADE? QUAL?
Se houver necessidade, um adulto poderá ser o escriba da criança. Oriente as famílias.
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula, mesmo que eles tenham jogado com as famílias ou online.
Encerramento
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva às respostas enviadas sintetizando as aprendizagens e realizando alguma intervenção que achar necessária.
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias para esta atividade deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.