Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel e lápis, moedas de dinheirinho, confeccionadas ou outro material para substituir as moedas, na quantidade de 10 (palitos, feijões ou outro).
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares.
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, para que os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Retomada
Preparação para o jogo. Confecção das cartas e leitura das regras.
Atividade principal
A atividade proposta no plano é um jogo para as crianças brincarem em grupos com outras crianças. Em casa, provavelmente jogará com adultos, assim a proposta é que a brincadeira tenha outra regra e não seja, neste caso, uma “corrida”:
COMO FUNCIONA A BRINCADEIRA DOS NÚMEROS?
- PODEM PARTICIPAR 2 JOGADORES;
- CADA PARTICIPANTE DEVE TER PAPEL E LÁPIS;
- AS CARTAS COM OS NÚMEROS (0-1-2-3-4-5-5-6-7-8-9-10) SÃO EMBARALHADAS SOBRE A MESA COM OS NÚMEROS VIRADOS PARA BAIXO;
- CADA PARTICIPANTE ESCOLHE DUAS CARTAS E DESVIRA;
- SE AS CARTAS ESCOLHIDAS SOMAREM 10, TODOS REGISTRAM EM SUA FOLHA (POR EXEMPLO: 1 + 9);
- ESSAS CARTAS SÃO RETIRADAS DA MESA, FICANDO COM QUEM ACERTOU;
- SE O RESULTADO NÃO FOR 10, AS CARTAS SÃO DEVOLVIDAS E EMBARALHADAS NOVAMENTE. ENTÃO, INICIA-SE UMA NOVA JOGADA, ATÉ QUE TODAS AS CARTAS TERMINEM OU NÃO SEJAM SUFICIENTES PARA OS 2 JOGADORES.
- GANHA QUEM FICAR COM MAIS CARTAS.
Envie aos alunos, digitalmente ou impressas, as folhas com as cartas e as regras do jogo, para que preparem o material para a aula. Se o envio for digital, explique que as cartas não precisam ser impressas, podem ser feitas em retângulos de papel, do mesmo tamanho com os números escritos no centro. Solicite que o aluno jogue com um familiar, antes da aula.
Discussão das soluções
Se não estiver encontrando de maneira síncrona com os alunos, encaminhe uma folha contendo questões, como:
- AS CARTAS QUE VOCÊ SORTEOU SOMARAM DEZ?
- SE VOCÊ PEGOU O ZERO (0) A OUTRA CARTA PODE SER MAIOR OU MENOR QUE 9 PARA DAR 10?
- SE VOCÊ PEGAR O 3 E O 7 SERÁ QUE DÁ 10? E SE PEGAR O 7 E O 3 SERÁ QUE TAMBÉM DARÁ 10?
- SE VOCÊ PEGAR UMA CARTA COM O NÚMERO 5, QUE NÚMERO DEVERÁ TER NA OUTRA CARTA? O QUE VOCÊ DESCOBRIU?
- O QUE VOCÊS FIZERAM PARA CONFERIR AS RESPOSTAS?
- SÓ POSSO SOMAR 10 JUNTANDO O 2 COM O 8? POSSO JUNTAR OUTRO NÚMERO COM O 2 PARA DAR 10? SERÁ QUE DÁ?
- QUAIS POSSIBILIDADES ENCONTRO PARA FORMAR 10 USANDO AS CARTAS DO JOGO?
Solicite que as famílias mandem a você as respostas dos alunos, por meio digital ou conforme combinado. No caso de uma aula simultânea, discuta essas questões com os alunos.
Encerramento
Faça um fechamento, se sua aula for presencial, com o slide do encerramento.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, mas é importante que de alguma forma você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos um momento de aprendizagem de forma divertida. Explique o objetivo do jogo para que fique claro para os familiares. É importante salientar que devem encorajar os alunos a realizarem as contagens, registros e comparações das quantidades de maneira mais independente possível. Proponha que auxiliem na confecção das cartas e na leitura e compreensão das regras da brincadeira.