Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_14GRM10
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Retomada
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula. Avalie se há necessidade de realizarem a atividade impressa. Apresente o slide e promova a discussão.
Aula assíncrona: Avalie se há necessidade de realizarem a atividade impressa. Encaminhe a imagem do slide e as questões do "Discuta com a turma". Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.
Atividade principal e Discussão das soluções
Aula síncrona: Você pode realizar a atividade conforme as instruções, mas cada aluno deverá pensar individualmente. Envie a imagem ou impressão da atividade. Para esta proposta, se tiverem a impressão pode ajudar a realizarem a estimativa, mas se não tiverem acesso podem observar a imagem e responder. Ao terminarem faça a discussão das soluções, como indicado no plano. Peça a alguns alunos para que expliquem suas estratégias e pergunte quem fez parecido. Por fim, veja se há alguém que usou uma estratégia diferente e não explicou.
Aula assíncrona: Envie a impressão ou imagens da atividade (conforme modelo do plano) para que os alunos realizem. Para esta proposta, se tiverem a impressão pode ajudar a realizarem a estimativa, mas se não tiverem acesso podem observar a imagem e responder. Explique aos familiares o propósito da atividade. Envie questões para que repondam e reflitam sobre suas escolhas.
1. QUANTOS BALDES DE ÁGUA TINHA ANTES NO RECIPIENTE?
2. QUANTOS CABEM NELE ATÉ ENCHER? POR QUÊ?
3. COMO VOCÊ CHEGOU NESSE VALOR?
4. COMO PENSOU?
5. CONSEGUEM DESENHAR ALGO PARA DEMONSTRAR COMO VOCÊ RESOLVEU A QUESTÃO?
6. CONSEGUIRAM PENSAR EM OUTRA FORMA DE RESOLVER? EXPLIQUE.
Peça que te enviem suas respostas. Se necessário, um adulto poderá ser o leitor e/ou escriba.
Encerramento
Aula síncrona: Utilize o slide do Encerramento para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva com alguma intervenção que julgar necessária e com um fechamento contendo as aprendizagens da aula, com base no encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles e colaborarem na realização da atividade sobre estimativa da capacidade de objetos. Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.