Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos,
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Possibilite um momento de leitura e interpretação da música “Sítio do seu Lobato”. Deixe-os apreciá-la seja assistindo
vídeos no Youtube (Bob Zoom, Galinha Pintadinha, Eliana, etc.) ou somente por meio da escuta. Cante várias vezes com as crianças, acrescentando na letra outros animais.
Propósito: Resolver problemas de subtração com uma das partes desconhecida.
Materiais complementares:
Atividade aquecimento
Atividade aquecimento nº2
Resolução atividade aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: No aquecimento aproveite para retomar a escrita subtrativa e explorar as informações do problema, as partes conhecidas, as desconhecidas e a resposta. Proponha que resolvam em grupo ou em duplas, assim poderão ampliar a discussão e até mesmo a reflexão sobre a situação.
Propósito: Resolver problemas de subtração com uma das partes desconhecida.
Atividade
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Professor(a), buscamos trazer três situações, explorando o contexto da música “Sítio do seu Lobato”, no intuito de que as crianças mobilizem as ideias de retirar, comparar e completar ao resolvê-los, ampliando a construção do conceito da subtração. Para solucionar o problema das vacas as crianças precisarão comparar as de corte com as leiteiras. Se possível, enriqueça o diálogo com as crianças trazendo algumas curiosidades sobre o gado e o tipo de cuidados com cada um.
Propósito: Resolver problemas de subtração que envolvem as ideias de retirar, completar e comparar.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta situação a criança precisará completar a quantidade de galinhas ou retirar para chegar ao resultado. É importante permitir vários caminhos de resolução, inclusive que argumentem seu processo de construção do pensamento.
Propósito: Resolver problemas de subtração que envolvem as ideias de retirar, completar e comparar.
Atividade
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Essa situação de subtração apresenta uma das partes desconhecida. É necessário que a criança perceba que já existe um total, mas falta descobrir quantos foram vendidos. Trabalhar problemas com várias estruturas amplia as possibilidades de análise da criança, que nessa situação pode representar sua ideia por meio da operação 28 – 12= 16, 28 – 16= 12 ou mesmo 12 +16 = 28.
Propósito: Resolver problemas de subtração que envolvem as ideias de retirar, completar e comparar.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Professor(a), a criança precisa perceber que para resolver a situação é necessário comparar, porém na simulação o que ocorreu foi que Bia juntou as partes apresentadas no problema. Indague-os sobre a resolução de Bia e provoque-os a argumentar sobre o procedimento utilizado.
Propósito: Discutir sobre erros e dificuldades apresentadas nas resoluções.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nessa situação, o procedimento de Vitor não estava errado, mas levou um tempo maior para ser resolvido. O importante nesse caso é valorizar todos os tipos de resolução que as crianças apresentarem, mas mostrar que há outros caminhos. Eles irão acabar percebendo que algumas estratégias são mais rápidas e mais práticas que outras.
Propósito: Discutir sobre erros e dificuldades apresentadas nas resoluções.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: As escritas subtrativas de Marina e Alice estão corretas e demonstram os esquemas de pensamento e significações que cada uma realizou. Portanto, discuta com as crianças as representações que surgirem na resolução da atividade, permita o compartilhamento, a verbalização e a comunicação dos esquemas elaborados.
Propósito: Discutir sobre erros e dificuldades apresentadas nas resoluções.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: No encerramento da aula procure retomar as atividades realizadas e o conceito de subtração desenvolvido. Dê um espaço para que as crianças avaliem a aula.
Propósito: Refletir sobre as experiências vivenciadas na aula.