Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_01NUM09
Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as imagens digitais ou impressas das orientações e das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e que as famílias encaminhem à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, as atividades podem ser aplicadas conforme orientações do plano de aula, exceto as dinâmicas em duplas. Ou seja, a atividade principal deve ser realizada individualmente. Encaminhe ou apresente a atividade principal aos alunos, mas se, receberem digitalmente e não tiverem como imprimir, podem copiar as questões e responder numa folha ou no caderno. Depois promova uma troca de ideias e estratégias de resolução, como está indicado na Discussão das soluções. Faça o fechamento e para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na condução das propostas, conforme as sugestões a seguir:
Retomada
Envie a imagem ou a impressão da figura do slide e as questões do Discuta com a turma. Peça às famílias que conversem com os alunos sobre a comparação de quantidades entre coleções e a utilização de números para isso. Oriente para que deixem os alunos falarem o que conhecem.
Atividade principal e Discussão das soluções
Envie a atividade e solicite às famílias que leiam a comanda e as questões com as crianças. Se receberem digitalmente e não tiverem como imprimir, podem copiar as perguntas e responder numa folha. Explique o propósito e peça que eles conversem com as crianças sobre como fizeram para responder às questões. Encaminhe as perguntas a seguir para que respondam:
1. VOCÊ CONSEGUIU USAR NÚMEROS PARA COMPARAR AS COLEÇÕES?
2. FOI FÁCIL?
3. TEVE ALGUMA DIFICULDADE? QUAL?
Combine que te enviem a atividade e as perguntas respondidas.
Encerramento
Faça uma devolutiva aos alunos em suas atividades, com as intervenções necessárias e apresente a síntese das aprendizagens da aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias, para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.