Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Categorizar para organizar tabelas.
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Introduzindo gráficos e tabelas
Descrição
Sobre o plano - MAT1_18PES07- Categorizar para organizar tabelas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF01MA21 Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Identificar os elementos que compõe uma tabela e suas características de organização.
Conceito-chave
Ler dados em tabelas
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cartolina.
- Lápis e borracha.
- Cola.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar os elementos que compõe uma tabela e suas características de organização.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Para saber mais:
https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes
https://tvescola.mec.gov.br/tve/video/revista-estatistica-e-combinatoria-no-ciclo-de-alfabetizacao
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%207-pg001-080.pdf
http://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Faça uma roda de conversa, leia a tabela nutricional e pergunte as crianças se sabem do que trata, onde usamos ou encontramos no nosso dia a dia. Depois apresente tabelas nutricionais em seu suporte original, um biscoito, salgadinho ou outros. Deixe que as crianças conversem, faça perguntas do DISCUTA COM A TURMA.
Propósito: Refletir sobre o uso de tabelas em situações do cotidiano.
Discuta com a turma:
- O que são tabelas?
- Onde podemos encontrar tabelas?
- Você sabe o que significa a palavra ITEM na tabela?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)
Orientação: Mostre as imagens acima em tamanho aumentado, nos materiais complementares encontre todas as frutas para imprimir. Deixe que as crianças digam o que são, quais conhecem, quais nunca comeram, nomeie todas as frutas com as crianças. Separe as crianças em duplas, entregue os cartões com todas as frutas acima, cola bastão e uma cartolina para que montem um cartaz, você pode pedir que coloquem só um pingo de cola na parte superior, porque poderão alterar a posição da fruta depois das discussões, é importante explicar para a turma que antes de colarem, os grupos de frutas devem estar separados pela dupla e juntos os dois devem ter certeza que manterão esse critérios. Peça para que separem em grupos pensando em semelhanças e diferenças, deixe-os livre nesse momento para fazer suas próprias classificações. Circule pela classe verificando como estão pensando, quais critérios estão usando.
Convide mais ou menos 5 duplas para explicarem como pensaram e mostrarem os grupos que pensaram, chame duplas com critérios diferentes de separação para que a flua a discussão. Peça que a dupla mostre a separação e pergunte a sala se conseguem descobrir como a dupla dividiu, faça isso com todas as duplas que foram a frente, pois instiga o olhar observador do grupo. Faça a segunda parte das perguntas do DISCUTA COM A TURMA , Anote as considerações das duplas e do grupo em geral, os critérios, quantos grupos usaram, as dificuldades, entre outras.
Discuta com a turma:
- O que essas imagens têm em comum?
- Tem alguma diferença? Qual?
- Vocês acham que todos farão separações iguais?
- Vocês acham que todos as separações foram iguais?
- Todos dividiram na mesma quantidade de grupos? Quantos dividiram em 2? Quantos dividiram em 3? Quantos dividiram em mais?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)
Orientação: Mostre as imagens acima em tamanho aumentado, nos materiais complementares encontre todas as frutas para imprimir. Deixe que as crianças digam o que são, quais conhecem, quais nunca comeram, nomeie todas as frutas com as crianças. Separe as crianças em duplas, entregue os cartões com todas as frutas acima, cola bastão e uma cartolina para que montem um cartaz, você pode pedir que coloquem só um pingo de cola na parte superior, porque poderão alterar a posição da fruta depois das discussões, é importante explicar para a turma que antes de colarem, os grupos de frutas devem estar separados pela dupla e juntos os dois devem ter certeza que manterão esse critérios. Peça para que separem em grupos pensando em semelhanças e diferenças, deixe-os livre nesse momento para fazer suas próprias classificações. Circule pela classe verificando como estão pensando, quais critérios estão usando.
Convide mais ou menos 5 duplas para explicarem como pensaram e mostrarem os grupos que pensaram, chame duplas com critérios diferentes de separação para que flua a discussão. Peça que a dupla mostre a separação e pergunte a sala se conseguem descobrir como a dupla dividiu, faça isso com todas as duplas que foram a frente, pois instiga o olhar observador do grupo. Faça a segunda parte das perguntas do DISCUTA COM A TURMA , Anote as considerações das duplas e do grupo em geral, os critérios, quantos grupos usaram, as dificuldades, entre outras.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Classificar as frutas em categorias
Discuta com a turma:
- O que essas imagens têm em comum?
- Tem alguma diferença? Qual?
- Vocês acham que todos farão separações iguais?
- Maçã vermelha e maçã verde é a mesma fruta? São iguais ou diferentes?
- Vocês acham que todos as separações foram iguais?
- Todos dividiram na mesma quantidade de grupos? Quantos dividiram em 2? Quantos dividiram em 3? Quantos dividiram em mais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(slides 4, 5, 6)
Orientação: Faça junto com as crianças o exemplo acima com 2 grupos onde o critério é tamanho das frutas, mostre a tabela em branco e peça para que lhe ajudem a separar as frutas por tamanho, ou caso alguma das duplas tenha usado esse critério convide-a para mostrar e organizar junto com a turma na tabela. Entregue para as duplas a tabela sem preencher, peça para que organizem na tabela a separação que fizeram. Diga a eles que podem escrever ou desenhar, faça inicialmente um exemplo para que entendam, pode usar o exemplo acima, caso o critério não tenha sido muito utilizado na sala, inicie com a tabela vazia e vá preenchendo com os alunos dizendo que o critério foi tamanho, como podem te ajudar. Faça a discussão sugerida no DISCUTA COM A TURMA.
Propósito: Organizar tabela a partir da classificação própria
Discuta com a turma:
- A palavra TAMANHO representa o que na tabela? Será que todo mundo vai escolher este critério de classificação?
- Tem outros critérios?
- O que será colocado na parte colorida? Por quê?
- Quais grupos usarão 2 linhas da tabela? Quais usarão 3?
- É possível ter uma única linha?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Retome o registro que fez no início da atividade dos grupos/critérios que usaram para separar. Convide mais ou menos 5 duplas para explicarem como montaram suas tabelas, se possível chame duplas diferentes, que ainda vieram a frente, monte em tamanho grande na lousa a solução das duplas. Faça a segunda parte das perguntas do DISCUTA COM A TURMA , anote as considerações das duplas e do grupo em geral. Pergunte sempre quantas duplas fizeram da mesma maneira, pergunte se ficou idêntica ou ficou bem parecida com mesma categoria, mas com alguma diferença, por exemplo um grupo pode ter pensado na categoria casca comestível ou não, mas colocarem algumas frutas em subcategorias diferentes, ou mesmo usarem o mesmo critério de separação como tamanho, mas criarem 3 subcategorias grande, pequena e média, entre outras várias possibilidades. Nas orientações ao professor, inclua uma conversa com os alunos sobre outras formas de organização/classificação. Valorize as classificações das crianças. Por exemplo, frutas que gosto/ frutas que não gosto; nasce em cacho/nasce só;frutas que já comi/ fruta que nunca comi. Registre todas as possibilidades que pensarem, explore os argumentos orais para a escolha das categorias, os critérios, os porquês das decisões.
Propósito: Apresentar e discutir diferentes formas de resolução da atividade.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Todas as frutas estão presentes na organização?
- Alguma fruta igual está repetida?
- Alguém durante o painel de soluções percebeu algo em comum nas tabelas?
- A maçã verde é diferente da maçã vermelha?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Retome o registro que fez no início da atividade dos grupos/critérios que usaram para separar. Convide mais ou menos 5 duplas para explicarem como montaram suas tabelas, se possível chame duplas diferentes, que ainda vieram a frente, monte em tamanho grande na lousa a solução das duplas. Faça a segunda parte das perguntas do DISCUTA COM A TURMA , anote as considerações das duplas e do grupo em geral. Pergunte sempre quantas duplas fizeram da mesma maneira, pergunte se ficou idêntica ou ficou bem parecida com mesma categoria, mas com alguma diferença, por exemplo um grupo pode ter pensado na categoria casca comestível ou não, mas colocarem algumas frutas em subcategorias diferentes, ou mesmo usarem o mesmo critério de separação como tamanho, mas criarem 3 subcategorias grande, pequena e média, entre outras várias possíbilidades. Nas orientações ao professor, inclua uma conversa com os alunos sobre outras formas de organização/classificação. Valorize as classificações das crianças. Por exemplo, frutas que gosto/ frutas que não gosto; nasce em cacho/nasce só;frutas que já comi/ fruta que nunca comi. Registre todas as possibilidades que pensarem, explore os argumentos orais para a escolha das categorias, os critérios, os porquês das decisões.
Propósito: Apresentar e discutir diferentes formas de resolução da atividade
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual e a sua?
- Todas as frutas estão presentes na organização?
- Alguma fruta igual está repetida?
- Alguém durante o painel de soluções percebeu algo em comum nas tabelas?
- A maçã verde é diferente da maçã vermelha?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam durante a aula, pergunte e deixe que se expressem, utilize o DISCUTA COM A TURMA .
Propósito: Retomar as aprendizagens da aula
Discuta com a turma:
- Antes de montarmos as tabelas o que fizemos?
- Na mesma linha colocamos informações que tem a ver uma com a outra ou pode ser algo que não está relacionado?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação, lendo todos os dados da tabela e peça que os estudantes registrem individualmente e anote os comentários de cada um. Na primeira parte da atividade que devem pintar os elementos da tabela você deve auxiliá-los lendo pausadamente as informações escrita, se possível ter a tabela em tamanho ampliado ou projetado.
Propósito: Identificar as relações entre linhas e colunas.
Discuta com a turma:
- Na primeira coluna está registrado que categoria? E na segunda?
- Na primeira coluna existe algo que não se encaixa na categoria animal?
- Olhando as colunas a primeira está correta?
- Quem montou a tabela cometeu um erro grave? Qual?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_18PES07
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e painel de soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, abaixo estão apresentadas propostas para que realize este plano de aula de maneira remota. É indicado, porém, que procure organizar momentos com grupos menores, para que possa conduzir as discussões, realizando as intervenções necessárias nas diversas partes da aula.
Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões que seguem.
Aquecimento
Aula síncrona: realize o aquecimento como sugerido no plano de aula. Apenas com a diferença que irá apresentar outras tabelas nutricionais, mas não em seu suporte original. Faça imagens para apresentar ou peça que os alunos tenham um produto, em mãos, para ler a tabela, individualmente. Peça que alguns compartilhem.
Aula assíncrona: encaminhe, imagem digital ou impressa, do slide e orientações às famílias, com as questões do Discuta com a turma, para que explorem a situação. Indique que mostrem as tabelas nutricionais de outros produtos que tenham em casa e leiam com as crianças. Não há necessidade de realizar registro.
Atividade principal
Aula síncrona: A sugestão da atividade é que trabalhem em duplas, porém pode ser realizada individualmente. Para tanto, envie as frutas em tamanhos bem menores, assim poderão fazer a classificação e colar numa folha ou no caderno. Realize o restante da atividade, como está indicado no plano de aula. Se os seus alunos não conseguem imprimir a atividade, peça que desenhem as frutas e recortem, separando-as uma a uma. Depois podem desenhar a tabela na mesma folha ou em seguida, no caderno.
Aula assíncrona: A proposta da atividade é que trabalhem em duplas, porém farão individualmente. Portanto, envie as frutas em tamanhos bem menores, assim poderão realizar a classificação e colar numa folha ou no caderno. Encaminhe a imagem da atividade, com a comanda e a tabela. Se os seus alunos não conseguem imprimir a atividade, peça que desenhem as frutas e recortem, separando-as uma a uma. Depois podem desenhar a tabela na mesma folha ou em seguida, no caderno. As orientações às famílias, devem conter explicações de como proceder e questões (do Discuta com a turma), para que explorem, com as crianças, as diversas maneiras de classificar as frutas, dando nomes às categorias: tamanho, cor, sabor, etc. Envie junto a tabela com o critério “tamanho”, para que façam com as crianças antes de preencherem a tabela da atividade.
Painel de soluções
Aula síncrona: faça a proposta como apresentada no plano de aula. Alguns alunos podem socializar como pensaram.
Aula assíncrona: peça que façam mais duas tabelas, preenchendo-as com outros critérios. Mande questões do Discuta com a turma, para que conversem e comparem as informações das três tabelas preenchidas. Solicite que te enviem as atividades, digitalmente ou não, conforme os combinados.
Encerramento
Aula síncrona: realize o fechamento da aula conforme indicado no plano de aula.
Aula assíncrona: após receber as atividades dos alunos, encaminhe uma devolutiva e apresente as aprendizagens da aula (com base no slide de Encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.
Sobre o plano - MAT1_18PES07- Categorizar para organizar tabelas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF01MA21 Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Identificar os elementos que compõe uma tabela e suas características de organização.
Conceito-chave
Ler dados em tabelas
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cartolina.
- Lápis e borracha.
- Cola.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA