Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_10GEO07
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, embalagens e outros objetos, dado com figuras planas nas faces (ou cartões com as figuras para sorteio) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, procure fazer encontros com menos alunos para garantir maior participação de todos e boas intervenções. Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas, conforme as sugestões abaixo e, se necessário, serem leitores e escribas para as crianças.
Aquecimento
Aula simultânea: A retomada pode ser realizada conforme orientações do plano de aula.
Aula assíncrona: Envie o slide da retomada e a questão do "Discuta com a turma", para que os familiares conversem com as crianças. Nas orientações deixe claro o propósito da atividade.
Atividade principal
Aula simultânea: Se for viável, encaminhe os moldes do cubo e do bloco retangular, com antecedência para que possam montar os sólidos. Caso não tenham como fazer os sólidos, você pode disponibilizar imagens e apresentar as duas figuras. Para isso, tenha modelos maiores para que fiquem visíveis no vídeo. Faça também o “saco surpresa”. Explique a proposta e como não é possível formar grupos, faça a construção das questões coletivamente.
Aula assíncrona: Se for viável, encaminhe os moldes do cubo e do bloco retangular, para que possam montar os sólidos. Caso não tenham como fazer os sólidos, você pode disponibilizar imagens das duas figuras e do “saco surpresa”., para contextualizar. Explique a proposta e como não é possível formar grupos, peça que façam três perguntas, conforme a proposta do plano de aula e te enviem.
Discussão da solução
Aula simultânea: Realize a proposta da discussão de soluções do plano de aula.
Aula assíncrona: Compile as questões dos alunos colocando todas as diferentes e envie a lista de perguntas, explicando que usarão esta lista para brincar com o saco surpresa em outro momento. Peça que eles coloquem C para as questões que estiverem de acordo com a proposta e escolham duas que não estiverem certas para explicar porquê ou reescrevê-las corretamente. Devem te encaminhar novamente.
Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Faça os ajustes nas questões e mande de volta como devolutiva, para que vejam como ficaram as questões depois dos ajustes e das suas intervenções. Faça um fechamento baseado no slide de encerramento.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem, que será divertido e pode envolver várias pessoas da família. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder às questões com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.