Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel e lápis, calculadora (pode ser uma máquina de calcular ou a calculadora do celular, do tablet, do computador).
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos. Se suas aulas forem síncronas, você poderá utilizar duas aulas, realizando a discussão das soluções na segunda aula.
Aquecimento
Primeiramente, oriente aos alunos e familiares que poderão utilizar qualquer calculadora, inclusive do computador, tablet ou celular. Se você fizer uma aula síncrona discuta as questões propostas no aquecimento e no primeiro slide da atividade principal, diretamente com os alunos. Caso contrário, envie as questões por escrito e ou gravadas por mensagem de voz, para que os alunos possam explorar a calculadora, se possível trocando ideias com os familiares.
Atividade principal
Se sua aula for assíncrona, envie as imagens das atividade por meio digital ou as impressões, se for o caso. Proponha que, se possível, troquem ideias com familiares sobre as resoluções. É importante ressaltar, na comanda, que os alunos devem resolver primeiro mentalmente para depois conferir na calculadora, especialmente nas propostas que solicitam que a máquina de calcular não seja utilizada. Indique que devem registrar, se possível, por escrito como fizeram para resolver. Numa aula síncrona, se achar conveniente, poderá apresentar as propostas e solicitar que realizem para que discutam as soluções numa próxima aula. Se algum aluno não tiver acesso a nenhum tipo de calculadora, poderá sugerir que faça os cálculos utilizando um material concreto (feijões, lápis, palitos). O importante é sempre que possam pensar em estratégias para realizar os cálculos.
Discussão das soluções
Em uma aula síncrona, você poderá realizar as discussões e apresentar os slides, se desejar. Aqui, o importante é a troca de ideias sobre as estratégias utilizadas pelos alunos, por isso, se sua aula não for simultânea indique que, se possível, um familiar possa pedir que o aluno explique como pensou para realizar os cálculos.
Sistematização e Encerramento
Faça uma devolutiva aos alunos, presencialmente e se não for o caso, realize via texto ou mensagem de voz, comentando as aprendizagens. Saliente que aprenderam a usar a calculadora, a realizar somas mentalmente e a registrar.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a acompanhar a aula (especialmente os momentos assíncronos) sempre valorizando a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos, salientando que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos, como neste caso, incentivar os alunos a manipular a calculadora e buscar realizar as propostas de maneira autônoma. Eles podem solicitar que os alunos expliquem como fizeram e pensaram. Caso tenham dificuldades para a realização dos cálculos, oriente que estimulem as crianças a verificarem os resultados das suas resoluções na calculadora, auxiliando na autocorreção.