Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_02NUM10
Recursos
- Necessários: Papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades. Cartões numerados de 1 a 100 (professor).
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, procure organizar momentos com grupos menores para que possa realizar as intervenções devidas e realizar a proposta de jogo. Seria interessante grupos de 8 a 10 alunos por encontro.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família para viabilizar o material e jogar com o aluno, conforme a proposta.
Retomada
Aula síncrona: Apresente as questões e vá lendo uma a uma. A cada leitura, solicite que um aluno diga em qual número pensou e explique sua estratégia. Pode ver se os demais concordam e se alguém pensou de outra forma.
Aula assíncrona: Envie as questões para que os alunos respondam e te enviem. Oriente as famílias para que estimulem as crianças a explicarem como estão pensando.
Atividade principal
Aula síncrona: Realize o jogo “4 em linha”, constituindo dois grupos com os alunos presentes no encontro. Prepare um tabuleiro que os alunos possam ver, as fichas de 2 cores e um saquinho com números de 0 a 9 (dois de cada algarismo). Você fará o sorteio dos 3 algarismos a cada jogada e marcará o número escolhido. Cada grupo será de uma cor. Numere os alunos dos grupos para seguirem uma ordem de participação - participa um por vez realizando a escolha pelo seu grupo. Compartilhe as regras do jogo (reescrevendo-a de acordo com esta situação).
Aula assíncrona: Envie a atividade. Se não for impressa, solicite que imprimam ou construam o quadro numérico e duas sequências de algarismos de 0 a 9 para serem colocadas num saquinho para o sorteio dos algarismos. No lugar de fichas coloridas podem usar outros marcadores, como: feijões para um e milho para o outro jogador. Lembre-se de enviar as regras e solicitar que um familiar jogue com a criança.
Discussão das soluções
Aula síncrona: Faça a discussão com os alunos como sugerido no plano de aula.
Aula assíncrona: Mande as questões do slide da Discussão das soluções para que respondam. Se necessário, um adulto pode ser o escriba. Solicite que te encaminhem as respostas.
Encerramento
Aula síncrona: Encerre a aula com base no slide de encerramento.
Aula assíncrona: Encaminhe uma devolutiva às respostas da retomada e da Discussão das soluções, com observações e intervenções que julgar necessárias e com a síntese da aprendizagem desta aula, tendo como base o encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias. Para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.