Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula:Produzindo slogans para campanhas de conscientização.
Finalidade da aula:Criar cartazes de forma coletiva para a conscientização de temas relevantes ao universo da escola, como higiene, merenda, recreio, organização, resíduos.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Slogans
Objetos do conhecimento:Escrita (autônoma e compartilhada) / Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma).
Prática de linguagem:Produção de texto.
Habilidade da BNCC:EF12LP12
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Revistas, molde de letras, canetinhas, lápis, tesouras, cola, máquina fotográfica, tinta guache, pincéis, panfletos, cartazes, cartolinas, etc.
Informações sobre o gênero: Constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço. Sua estrutura composicional geralmente contém:
- Título (apresenta a ideia principal),
- Subtítulo (apresenta uma idéia complementar ao título),
- Logomarca (junção do símbolo da empresa e seu nome,
- Logotipo (representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
- Slogan (frase curta, de fácil memorização).
(SILVA, 2015)
Dificuldades antecipadas:
- Fazer o rascunho da campanha em termos de sua estrutura composicional. Neste processo é fundamental que o professor relembre com os alunos as características do gênero que já foram trabalhadas ao longo dos planos anteriores.
- Escrever o texto do slogan. O grupo contará com a ajuda dos alunos mais avançados em relação à escrita e leitura, e também,com a ajuda do professor como escriba das ideias pensadas. Poderão utilizar letras móveis, silabários para consulta, etc.
Referências sobre o assunto:
LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.
Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).