Imagens da Problematização para colocar em ordem
Plano de Aula
Plano de aula: Origens do Carnaval
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comemorações e festas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papéis para cartaz e para as crianças criarem seus desenhos e materiais que elas possam usar para isso (lápis de cor, giz de cera, caneta hidrocor, papéis coloridos, lantejoulas). Equipamento para música, marchinhas de carnaval, data show ou quadro.
Material complementar:
QUINTAL DA CULTURA - QUINTAL DE VERSOS: AULA DE CARNAVAL - 12/02/13. Quintal da Cultura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aPgSJlMjXQE. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.
Azevedo, Ricardo. Sonho Batuqueiro. Disponível em: https://www.facebook.com/rjdazevedo/posts/do-livro-aula-de-carnaval-e-outros-poemas-%C3%A1tica-2006sonho-batuqueirouma-vez-eu-t/523845831156073/. Acesso em: 12 de março de 2019.
Imagens da Problematização para colocar em ordem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SJDWWPwA7nPS7mZ2waPgWuq6EAaX26d5kTwEz9a3CCENQcqzCah7BE6A3exd/his1-08und03-imagens-da-problematizacao-para-colocar-em-ordem.pdf
Outras imagens de carnaval: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ua9WJKvmztyH89tm8g8pn9qCEmDQ4j2TFbeA5Se5fFayjraWXvp7depCaywp/his1-08und03-outras-imagens-de-carnaval.pdf
PALAVRA CANTADA: HOJE É DIA DE CARNAVAL. 2017. Palavra Cantada Oficial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_zxoykFRP08&list=PLTVLwxU41lvwgvNyr_Wuzj1MAh8KzEodb. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.
1 HORA DE MARCHAS DE CARNAVAL: só as melhores. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QGr3uIRCfMA. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.
Para você saber mais:
AZEVEDO, Ricardo. Aula de Carnaval e outros poemas. Disponível em: <http://www.ricardoazevedo.com.br/en/livro/aula-de-carnaval-e-outros-poemas/>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
BERNARDO, Nairim. Como o carnaval é celebrado ao redor do mundo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4746/como-o-carnaval-e-celebrado-ao-redor-do-mundo>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Revista Educar, Curitiba, pp. 171-190, 2006. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5541/4055>. Acesso em: 03 dez. 2018.
Romanos iniciaram na Europa as festas que deram origem ao carnaval. Disponível em: <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2003-03-01/romanos-iniciaram-na-europa-festas-que-deram-origem-ao-carnaval>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
SILVA, C. C. Qual é a origem do carnaval ? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-do-carnaval/>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte o que sabem sobre o carnaval e se imaginam quais são esses elementos que fazem parte dele há muito tempo.
Nesta aula, espera-se que os alunos reconheçam que o carnaval é uma tradição muito antiga, mas que algumas de suas características permanecem até os dias de hoje. Com isso, pode-se trabalhar noções de continuidade e mudança; de tradição e do significado e da importância dessa festa.
Para você saber mais:
BERNARDO, Nairim. Como o carnaval é celebrado ao redor do mundo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4746/como-o-carnaval-e-celebrado-ao-redor-do-mundo>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
SILVA, C. C. Qual é a origem do carnaval ? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-do-carnaval/>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Mostre o vídeo com a poesia 'Aula de Carnaval'. Você também pode imprimir a poesia, copiá-la no quadro ou lê-la no livro 'Aula de Carnaval e outros poemas' de Ricardo Azevedo.
QUINTAL DA CULTURA - QUINTAL DE VERSOS: AULA DE CARNAVAL - 12/02/13. Quintal da Cultura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aPgSJlMjXQE. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.
Outra sugestão de poesia do mesmo autor (no mesmo livro) que você pode imprimir ou copiar e ler para os alunos: Sonho Batuqueiro.
Azevedo, Ricardo. Sonho Batuqueiro. Disponível em: https://www.facebook.com/rjdazevedo/posts/do-livro-aula-de-carnaval-e-outros-poemas-%C3%A1tica-2006sonho-batuqueirouma-vez-eu-t/523845831156073/. Acesso em: 12 de março de 2019.
Passe o vídeo (ou leia a poesia) mais de uma vez e depois converse com os alunos a respeito dos elementos que ela apresenta para caracterizar o carnaval. Na segunda leitura, leia uma estrofe por vez e pergunte aos alunos sobre seu significado.
Partindo do texto, converse com eles sobre essa data, sobre suas experiências e sua forma de comemorá-la, com questões como:
- Vocês já festejaram o carnaval? Onde? Com quem? Como foi?
- Vocês gostam do carnaval? Por quê?
- Vocês conhecem alguma música de carnaval? Qual?
- O que a gente costuma fazer em uma festa de carnaval?
- Será que todo mundo comemora o carnaval do mesmo jeito?
- Será que só aqui existe carnaval ou existe em outros lugares também?
- Será que o carnaval existe faz muito tempo? Será que ele já existia quando os pais de vocês eram crianças? E quando os avós de vocês eram crianças?
Se na sua escola tiver festa de carnaval, mostre fotos de anos anteriores aos alunos para que possam usá-las como fontes históricas também, retirando delas elementos e informações sobre a forma como a data é celebrada na escola.
Com esses questionamentos, espera-se que os alunos relacionem o tema com sua realidade e que possam, a partir disso, durante a aula, refletir que o carnaval é muito mais antigo do que, provavelmente, imaginavam e que algumas formas de comemoração (como o uso de máscaras e fantasias, de música e dança, de jogar coisas nas pessoas) já eram feitas por outras pessoas muito antes de eles nascerem.
Conte para os alunos que o carnaval surgiu de festas para comemorar a primavera e os deuses e que depois virou uma festa para que as pessoas pudessem comemorar antes da quaresma, um período importante para os cristãos (não precisa se aprofundar nessa questão, só apresentá-la aos alunos).
Como adequar à sua realidade: Acrescente à essa conversa inicial, elementos e características próprios do carnaval na sua região.
Para você saber mais:
AZEVEDO, Ricardo. Aula de Carnaval e outros poemas. Disponível em: <http://www.ricardoazevedo.com.br/en/livro/aula-de-carnaval-e-outros-poemas/>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
Romanos iniciaram na Europa as festas que deram origem ao carnaval. Disponível em: <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2003-03-01/romanos-iniciaram-na-europa-festas-que-deram-origem-ao-carnaval>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos com cerca de 4 alunos. Procure reunir crianças com diferentes personalidades e habilidades a fim de enriquecer o trabalho.
Relate que o carnaval é uma festa que surgiu muito antes de elas nascerem, muito antes de seus pais e avós nascerem, numa época em que tudo era muito diferente do que é hoje. Apresente as três imagens, que podem ser projetadas no data show ou impressas, e informe que vai dar alguns minutos para que elas as observem, conversem com seu grupo e tentem ordená-las da mais antiga à mais recente.
Se preferir imprimir as imagens, entregue as três para cada grupo, assim eles podem observá-las mais de perto e ordená-las.
Imagens da Problematização para colocar em ordem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SJDWWPwA7nPS7mZ2waPgWuq6EAaX26d5kTwEz9a3CCENQcqzCah7BE6A3exd/his1-08und03-imagens-da-problematizacao-para-colocar-em-ordem.pdf
Enquanto isso, circule pela sala escutando (e anotando) os comentários que os alunos fizerem para retomá-los no momento em que for conversar com todos, tanto levando uma boa indicação feita por alguns deles quanto para discutir sobre alguma informação sobre a qual eles podem olhar de uma outra forma. Oriente os grupos que precisarem.
Depois desse tempo, peça que um dos grupos compartilhe a sequência que escolheu e que justifique a posição das imagens. Peça que os outros grupos apontem se concordam ou não e expliquem suas respostas e escolhas. A sequência correta é: a imagem 3 (1650/1651), a imagem 2 (1937) e a imagem 1 (2015). Mais importante do que acertar a posição das imagens, é que os alunos tenham argumentos para justificar a posição que escolheram. Ouça as justificativas dos grupos, valorize e valide o que trazem. Faça intervenções que os levem a observar e comparar as vestimentas usadas, o cenário etc. Eles podem, por exemplo, inferir que a imagem 2 é a mais antiga por ser em preto e branco, nesse caso esclareça que essa imagem é uma foto, enquanto a imagem 3 é uma pintura feita em uma época em que nem existia câmera fotográfica.
Quando tiverem resolvido a sequência, peça que procurem elementos em comum nas fotos. As pessoas estão usando fantasias, máscaras e acessórios, por exemplo. Na 1 e na 3, há a ideia de movimento, de bagunça. Nas três imagens, há muitas pessoas presentes na comemoração. Não dê as respostas aos alunos, faça questionamentos que lhes guiem na investigação das imagens para que eles mesmos encontrem as respostas, por exemplo:
- O que há de semelhante nessas fotos?
- O que as pessoas estão usando? Por que será que elas estão usando essas roupas?
- Elas estão em um espaço aberto ou fechado? Há muitas ou poucas pessoas?
- O que será que essas pessoas estão fazendo? Elas parecem estar felizes ou tristes?
Fonte das imagens:
- Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/Brazilian_Carnival#/media/File:Pequenos_sambistas_fecham_desfiles_25.jpg>. Acesso em: 03 dez. 2018.
- Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon1411485/icon1411485.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.
- Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lingelbach,_Johannes_-_Carneval_in_Rom_-_c._1650-1651.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.
Problematização
Orientações: Diga aos alunos que vai mostrar mais algumas imagens de Carnaval, algumas bem antigas e outras mais recentes, para que eles observem e comparem.
Você pode mostrar os slides com a imagens, pode imprimi-las e ir passando entre eles ou pode selecionar outras imagens em livros, revistas, acervo de fotos ou internet.
Outras imagens de Carnaval: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ua9WJKvmztyH89tm8g8pn9qCEmDQ4j2TFbeA5Se5fFayjraWXvp7depCaywp/his1-08und03-outras-imagens-de-carnaval.pdf
Enquanto mostra as diferentes imagens, faça questionamentos que levem os alunos a observar os seguintes aspectos: que o carnaval existe desde o passado (o que é possível de ser observado pelas vestimentas, cenários e situações das imagens) e que podemos encontrar nessas imagens elementos semelhantes que ainda estão presentes nas comemorações das quais os próprios alunos participam.
Questionamentos a serem feitos sobre essa e as próximas imagens:
- O carnaval é uma festa antiga ou recente? Como podemos saber disso?
- O carnaval sempre foi comemorado da mesma forma?
- O que podemos ver nessa imagem?
- O que as pessoas estão fazendo? O que estão vestindo? Como será que estão se sentindo?
- O que as imagens mostram de diferente nas comemorações?
- O que as imagens mostram de semelhante nas comemorações?
- Tem algo nessa imagem que você já usou ou viu em algum carnaval que você foi? O quê?
- Tem algo no carnaval de hoje que não apareceu em nenhuma imagem? O quê?
- Se não houvessem esses registros (de pinturas e fotos) como poderíamos saber que o carnaval já existe há tanto tempo?
- Qual a importância desses registros?
Ao comparar passado e presente, os alunos começam a estabelecer relações e a detectar a ocorrência de mudanças.
"Desenvolver uma consciência do passado no contexto de nossas próprias vidas, por meio de histórias sobre o passado mais distante, é importante para a compreensão de quem somos, como nos relacionamos com os outros e sobre as semelhanças e diferenças entre nós. Isso permite que possamos entender a maneira pela qual as pessoas se comportam e possibilita entender suas ações, como elas podem sentir e pensar, por que as coisas acontecem." (COOPER, 2006).
Quadro: 'Uma dança no país' de Giovanni Domenico Tiepolo (cerca de 1755)
Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_Dance_in_the_Country_MET_DT8976.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.
Problematização
Orientações:
Quadro: Jogos durante o carnaval no Rio de Janeiro (Entrudo familiar) de Augustus Earle (cerca de 1822)
Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Games_during_the_carnival_at_Rio_de_Janeiro.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.
Problematização
Orientações:
Foto: Carnaval de rua
Fonte da imagem: Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon299056/icon981683.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.
Como adequar à sua realidade: Se preferir, você pode usar fotos ou imagens retiradas de livros, de jornais, de acervos pessoais ou da internet que mostrem carnavais antigos da sua região.
Problematização
Orientações:
Foto presente no álbum 'O negro brasileiro nas primeiras décadas do século XX' (1900-1930)
Fonte da imagem: Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon299056/icon981668.jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.
Como adequar à sua realidade: Se preferir, você pode usar fotos ou imagens retiradas de livros, de jornais, de acervos pessoais ou da internet que mostrem carnavais antigos da sua região.
Problematização
Orientações:
Foto: Desfile da Mangueira (2007)
Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mangueira_2007_(carnaval_rio_075).jpg>. Acesso em: 30 nov. 2018.
Como adequar à sua realidade: Se preferir, você pode usar fotos ou imagens retiradas de jornais, de acervos pessoais ou da internet que mostrem carnavais recentes da sua região.
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Convide os alunos a fazer uma lista coletiva com os elementos presentes no carnaval desde antigamente até os dias de hoje, como: fantasia, máscara, festa, música, dança, confete (ou outras coisas para jogar) etc. Os alunos ditam e você escreve no quadro ou em um cartaz. Também há a possibilidade de um dos alunos ser o escriba da turma.
Depois que a lista estiver pronta, diga aos alunos que vão produzir um "material para o futuro". Fale para imaginarem que daqui há muitos anos, quando já forem idosos, as crianças vão querer saber como era o carnaval em 2019 (ou no ano em que vocês estiverem) e, por isso, eles vão produzir imagens para que essas crianças possam consultar, assim como eles procuraram informações em pinturas e fotos do passado.
Converse com os alunos e promova a reflexão de que não só esses desenhos, mas tudo o que vivemos, produzimos, fotografamos e registramos diariamente pode ser usado como fonte de informação no futuro, pois todos nós somos agentes da história.
Possibilite que os alunos façam seus desenhos com materiais diversos (lápis de cor, giz de cera, caneta hidrocor, papéis coloridos, lantejoulas etc). Exponha os desenhos na sala.
Você pode colocar algumas marchinhas de carnaval para eles ouvirem enquanto fazem suas produções. Sugestões:
Palavra Cantada: Hoje é Dia de Carnaval. 2017. Disponível em: <tps://www.youtube.com/watch?v=_zxoykFRP08&list=PLTVLwxU41lvwgvNyr_Wuzj1MAh8KzEodb>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
1 Hora de Marchas de Carnaval: só as melhores. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QGr3uIRCfMA>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
Fonte da imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, Print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender que o carnaval é uma festa antiga que mantém alguns elementos até os dias de hoje. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Peça que os estudantes vejam o vídeo “Aula de carnaval” (disponível aqui). Caso não seja possível, envie um áudio com a sua leitura do conteúdo que o vídeo traz. Ainda, via áudio, questione:
- Vocês já festejaram o carnaval? Onde? Com quem? Como foi?
- Vocês gostam do carnaval? Por quê?
- Vocês conhecem alguma música de carnaval? Qual?
- O que a gente costuma fazer em uma festa de carnaval?
Você pode inserir outros questionamentos que ache pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respectivas respostas a partir dos questionamentos propostos.
Problematização
Compartilhe com os estudantes um arquivo de problematização (disponível aqui). É possível, também, compartilhar um print das imagens. Em arquivo de áudio, peça que respondam às questões abaixo:
- O que há de semelhante nessas fotos?
- O que as pessoas estão usando? Por que será que elas estão usando essas roupas?
- Elas estão em um espaço aberto ou fechado? Há muitas ou poucas pessoas?
- O que será que essas pessoas estão fazendo? Elas parecem estar felizes ou tristes?
Peça que, em arquivo de áudio, os estudantes respondam às questões propostas. Solicite que respondam em arquivos de, no máximo, 1 minuto.
Sistematização
Crie, com os alunos, uma lista no Google Docs (Veja como fazer uma, disponível aqui). Caso disponha de um momento e os estudantes estejam alfabetizadas, construa, coletivamente, uma lista com os elementos presentes no carnaval, desde antigamente até os dias de hoje, como: fantasia, máscara, festa, música, dança, confete (ou outras coisas para jogar) etc. Caso disponha de momento assíncrono, peça que escrevam ou que mandem arquivos de áudio de, no máximo, um minuto, com a lista solicitada. Atente para dar feedback da atividade realizada.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre o calendário, os pais podem assistir com os estudantes ao vídeo “Calendário” (disponível aqui). Sobre comemorações, é possível ler o livro “A festa do macaco” (disponível aqui) e “O lobo que queria uma festa de aniversário” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02 e com outros componentes curriculares EF08LI18, EF01GE03, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR12, EF15AR13, EF15AR14, EF15AR25, EF69AR10, EF69AR13, EF12EF11 e EF03ER04.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Helena Eher
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
Palavras Chave: carnaval; origem; festa; data comemorativa; tradição
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA