Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: O que é meu é de todos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos e regras em casa, na escola e na comunidade
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Materiais riscantes, cartolinas ou folhas de sulfite A4.
Para você saber mais: Os conceitos de público e privado são amplos, e pensar sobre eles é pensar em sociedade e cidadania. Para refletir um pouco sobre esse tema e compreender a importância de tratá-lo em sala de aula, assista: https://www.youtube.com/watch?v=nLsxtu3jp5s (Acesso em 2 de maio de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 5 Minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
O objetivo desta aula é que os alunos possam começar a identificar os conceitos de público e privado, tomando como ponto de partida os ambientes que frequentam. Você pode perguntar aos alunos se já ouviram essas nomenclaturas anteriormente e tomar as respostas como ponto de partida.
Válido ressaltar, que não é o objetivo desta aula, que os alunos compreendam a fundo os conceitos de público e privado. Mas sim, desenvolver uma percepção sobre espaços reservados e privados, e ambiente públicos, bem como as regras simples que os regem.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Apresente para os alunos as palavras público e privado. Vamos iniciar a aula fazendo questionamentos e levantando hipóteses:
- Vocês já ouviram esses termos antes? Onde?
- O que vocês acham que é público? E privado?
- Vocês acham que são termos similares ou opostos? Por quê?
As respostas podem variar, mas é importante que sejam acolhidas e respeitadas.
Em seguida, explore as duas palavras. Você pode buscar a definição nos dicionários, pesquisar a origem das palavras na internet, ou até mesmo fazer um levantamento de significados utilizando as respostas e definições de alguns funcionários da escola.
Após a primeira compreensão dos significados, peça aos alunos que observem a sala de aula e os materiais que estão dentro dela. Neste momento faremos uma classificação: o que é meu? O que é de uso coletivo?. Ao classificar faremos uma lista indicando as conclusões. Continuaremos a dinâmica, mas desta vez ampliando para os espaços da escola.
- Quem pode fazer uso da biblioteca da nossa escola?
- Quem pode ter acesso à parte interna da cozinha?
- Quem costuma frequentar a sala dos professores?
- O Parque/ pátio é um ambiente de quem? Para quem?
A intenção inicial desta brincadeira é fazer com que o grupo perceba a diferença entre o uso dos espaços, partindo da realidade e contexto dos próprios alunos.
Válido ressaltar, que não é o objetivo desta aula, que os alunos compreendam a fundo os conceitos de público e privado. Mas sim, desenvolver uma percepção sobre espaços reservados e privados, e ambiente públicos, bem como as regras simples que os regem.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Para dar continuidade, disponibilize algumas imagens alternando os dois conceitos: público e privado, como praças, ruas, praias, casas, restaurantes carros. Acesse aqui algumas sugestões de imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DEPYDfXMmTxE7WSJ7PFDRxa7JJu57QATAcDDmsQqqysN7AS7sX7rVBGA9WAt/imagens.pdf. Você poderá imprimir, projetar ou caso necessário apresentar por meio de desenhos simples. A intenção é que os alunos visualizem espaços mais amplos.
Explore a leitura das imagens, que serão nossas fontes de análise, e peça que o grupo continue a classificação.
Incentive os alunos que agora façam uma substituição, ao invés de utilizar os termos: “meu” e “coletivo”, usaremos os termos: “público” e “privado”.
Caso tenha as imagens impressas ou desenhadas, você pode solicitar que façam duas colunas para organizá-las.
Retome a pergunta inicial:
- Agora que conversamos sobre isso, o que significa as palavras público e privado?
- Ainda temos a mesma ideia que tivemos no início da aula?
Espera-se que até aqui o grupo tenha ampliado sua percepção sobre os dois conceitos. Continue a conversa e questione:
- E fora da escola? O que é meu? O que é de todos? Por que você pensa assim?
Como adequar à sua realidade: Você pode acrescentar imagens de espaços que sejam predominantes na sua região, como por exemplo: cachoeiras, parques ambientais, museus e outros.
Sistematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Para concluir proponha ao grupo uma brincadeira de mímica. Alguns alunos serão sorteados para representar características de determinados ambientes, por meio de gestos. Você pode organizar previamente uma lista dos lugares e o aluno que for desenvolver a mímica sorteia antes o lugar. Por exemplo, podem ser usados na mímica, os ambientes conversados em sala: praias, restaurantes, sua própria residência e etc.
Ao descobrir o espaço apresentado, restante dos alunos terão que dizer se o espaço é público ou privado, e citar uma regra desse ambiente.
Finalize a brincadeira confeccionando coletivamente um acróstico com as palavras público e privado. Essa é uma forma divertida de refletir sobre os conhecimentos construídos, além de contribuir no processo de alfabetização.
Para você saber mais: Acróstico é um gênero textual bem divertido. Apesar do nome causar certo estranhamento, é mais simples do que se pensa. Para saber um pouco mais sobre o tema acesse: https://www.infoescola.com/literatura/acrostico (Acesso em 2 de maio de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/acrostico.htm (Acesso em 2 de maio de 2019)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_04UND05
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet. Hangout, Zoom.
Contexto
Neste plano o objetivo é desenvolver a percepção sobre espaços públicos e espaços privados. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Mande um áudio ou escreva as palavras PÚBLICO e PRIVADO. Mande um áudio questionando:
- Vocês já ouviram esses termos antes? Onde?
- O que vocês acham que é público? E privado?
- Vocês acham que são termos similares ou opostos? Por quê?
Peça aos estudantes que enviem um áudio de pelo menos 1 minuto respondendo às questões propostas. Compartilhe o arquivo de contextualização (acesse aqui) e peça para os estudantes responderem e enviarem as fotos com as respostas para o grupo da turma.
Se dispuser de momento síncrono, você pode ainda organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja como criar e postar atividades https://youtu.be/UkAkcYOYmDU), ou fazer um momento síncrono no Google Meet (veja como criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir uma apresentação do grupo, baseada nas questões propostas.
Problematização
Para essa etapa, compartilhe o arquivo de problematização (acesse aqui). Peça para que os estudantes visualizem as imagens. Você pode também compartilhar prints das imagens. Peça que os estudantes respondam sobre cada imagem, se os elementos podem ser classificados como “meu” ou “nosso”, assim como na lista abaixo:
- PRAIA (nosso)
- MOTOCICLETA (meu)
- CARRO (meu)
- ÔNIBUS COLETIVO (nosso)
- RUAS (nosso)
- RESTAURANTE (meu - propriedade privada)
- RESIDÊNCIAS (meu)
Você pode acrescentar imagens de espaços que sejam predominantes em sua região, como por exemplo: cachoeiras, parques ambientais, museus e outros. Peça para que os estudantes pensem e respondam as questões via arquivo de áudio, com duração máxima de 01 minuto, e compartilhem no grupo da turma.
Sistematização
Elabore um arquivo de sistematização baseado em nosso modelo (acesse aqui). Adapte as palavras para as que foram usadas no seu contexto, no sentido delas trazerem reflexão sobre os espaços públicos e privados no seu lugar de vivência. Nele devem estar dispostas algumas palavras faltando letras, com dicas para os estudantes irem respondendo. Dê um tempo para que os estudantes possam resolver. Depois, peça para que eles enviem fotos das atividades e envie as respostas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos com as crianças. O canal da Escola Ruth Costa tem uma videoaula (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jIpxIXYO0UE) sobre o tema deste plano. O canal Pro Gil - Trilhas da Aprendizagem também tem vídeos sobre espaços públicos e privados que podem ajudar (acesse em https://www.youtube.com/watch?v=qmjnWS5daXc).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03 e EF02HI02. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01GE03, EF01CI08, EF15AR05, EF15AR03, EF69AR15, EF01ER01 e EF01ER02.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariane dos Santos
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: meu lugar no mundo
Objeto(s) de conhecimento: A escola e a diversidade do grupo social envolvido
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
Palavras Chave: Espaços; Público; Privado; Coletivo
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