Imagens para o contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Diferença entre comemorações em casa e na escola
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comemorações e festas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pedir que os alunos levem fotos de comemorações realizadas em casa, com a família (aniversário, Natal etc.). Separar fotos de comemorações realizadas na escola, neste ou em outros anos (apresentações, feiras de ciência, festas juninas etc.). Caso não consiga as fotos, imprima o arquivo do Material complementar ou leve outras imagens disponíveis em livros, revistas e internet. Um cartaz (em cartolina, papel kraft ou color set) com duas colunas: “EM CASA” e “NA ESCOLA”. Fita adesiva, data show ou quadro.
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Fichas para a Problematização
Modelo de cartaz
Fichas para Sistematização
Para você saber mais:
Ensino de História a partir do teatro: entre práticas e representações -
http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/9788580391664/03.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Certifique-se de que todos o compreenderam. Pergunte se sabem o significado de “diferenciar” e peça que levantem hipóteses sobre o que vão conversar.
Nesta aula, espera-se que os alunos percebam que a casa e a escola possuem regras e especificidades diferentes, tanto em atividades do dia a dia quanto na forma de celebrar as datas comemorativas.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: As fontes históricas usadas nesta aula serão imagens que possibilitem que os alunos vejam diferentes situações e comemorações que acontecem em casa e na escola, procurando entender seus sentidos e compará-las para encontrar semelhanças e diferenças que marcam estes dois espaços.
Essas imagens podem ser fotos trazidas pelos alunos, mostrando comemorações realizadas em casa, com a família (aniversário, Natal etc.) e podem ser levadas por você ou encontradas no arquivo da escola mostrando comemorações realizadas no ambiente escolar (apresentações, feiras de ciência, festas juninas etc.). Caso não consiga as fotos, ou, se preferir, você pode projetar os slides no data show, ou imprimir as ilustrações, ou providenciar outras imagens disponíveis em livros, revistas e internet.
Imagens para o Contexto
Mostre as fotos e/ou imagens para os alunos e faça questionamentos que possibilitem que eles identifiquem e caracterizem atividades da rotina que pertencem ao espaço da casa ou da escola.
- O que estas imagens estão mostrando?
- Vocês já fizeram alguma destas atividades? Onde vocês fizeram cada uma delas?
- Qual destas imagens acontece em casa e qual acontece na escola?
- Que outras atividades vocês fazem em casa?
- Que outras atividades vocês fazem na escola?
- Quais as diferenças entre as atividades que fazemos em casa e as atividades que fazemos na escola?
- Quais são as regras que temos na escola?
- Quais são as regras que existem na casa de vocês?
Fonte das imagens:
Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Children_watching_TV_(cropped).jpg. Acesso em: 15 de novembro de 2018.
Wikimedia Commons. Disponível em
Como adequar à sua realidade: Principalmente na hora de falar sobre as atividades da escola, procure mostrar imagens ou objetos para relembrar com os alunos coisas que vocês vivenciaram juntos e que fazem parte da sua realidade escolar.
Contexto
Orientações: Mostre o slide ou imprima as imagens e faça questionamentos que possibilitem que os alunos identifiquem as festas e suas características, que discutam seus significados e as diferenças e as semelhanças encontradas nas festas comemoradas em casa e na escola.
- Que festa é esta? O que eles estão comemorando?
- Por que esta data é importante?
- Você também comemora seu aniversário assim?
- Será que todo mundo comemora o aniversário no mesmo dia e do mesmo jeito?
- O que podemos ver em cada imagem? Quais as semelhanças e as diferenças?
- Onde cada uma das festas está sendo realizada?
- Qual é a comemoração feita em casa e qual é a feita na escola? Como podemos saber disso?
- Quais os convidados de cada festa?
- Quem deve ter organizado estas festas?
Fonte das imagens:
Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Birthday_party.jpg. Acesso em: 30 de novembro de 2018.
Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/Birthday#/media/File:Kids_and_cake_3.jpg. Acesso em: 15 de novembro de 2018.
Contexto
Orientações: Mostre o slide ou imprima as imagens e faça questionamentos que possibilitem que os alunos identifiquem as festas e suas características, que discutam seus significados e as diferenças e as semelhanças encontradas nas festas comemoradas em casa e na escola.
- Que festa é esta? O que eles estão comemorando?
- Por que esta data é importante?
- Todos vocês comemoram o Natal?
- Vocês também comemoram o Natal assim?
- Será que todo mundo comemora o Natal no mesmo dia e do mesmo jeito?
- O que podemos ver em cada imagem? Quais suas semelhanças e diferenças?
- Onde cada uma das festas está sendo realizada?
- Qual é a comemoração feita em casa e qual é a feita na escola? Como podemos saber disso?
- Por que as comemorações da mesma festa são feitas de jeitos diferentes?
- Quais os convidados de cada festa?
- Quem deve ter organizado estas festas?
Fonte das imagens:
Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=christmas+home&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:Jimmy_Carter_and_family_celebrate_Christmas_at_home_-_NARA_-_182892.tif. Acesso em: 15 de novembro de 2018.
Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:US_Navy_091217-N-3731H-065_The_Navy_Band_Mid-South_Saxaphone_Quartet_perform_Christmas_carols_for_the_children_at_Lakeland_Funtime_Learning_Center.jpg. Acesso em: 30 de novembro de 2018.
Como adequar à sua realidade: Em vez de falar do Natal, você pode usar outra data comemorada em casa e na escola que seja mais significativa na sua realidade.
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos de quatro alunos. Procure criar um grupo heterogêneo assim você contempla diversas habilidades (misture, por exemplo, as crianças mais tímidas com as mais extrovertidas, crianças em diferentes níveis de leitura, as crianças mais focadas com as mais dispersas).
Explique para a turma que cada grupo sorteará uma ficha contendo uma atividade da rotina ou uma comemoração que acontece em casa e/ou na escola. Após o sorteio, cada grupo terá um tempo para criar e ensaiar uma pequena dramatização imitando como esta atividade ocorre no espaço determinado. Por exemplo, um grupo pode sortear “brincar na escola” e terá que criar uma pequena encenação, imitando situações e comportamentos observados neste contexto.
Fichas para a Problematização
Imprima as fichas, ou copie-as, ou crie suas próprias fichas acrescentando outras situações mais significativas para sua realidade. É bom colá-las em um papel mais duro antes de ser usadas pelos alunos para que durem mais, podendo ser até usadas outras vezes.
Garanta um tempo para que cada grupo tente ler a ficha sorteada, toda leitura com função social real é muito válida para esta faixa etária. A colaboração entre os membros do grupo também é importante. Observe e ajude os que tiverem dificuldade.
O mais importante nesta atividade não é que os alunos desenvolvam diferentes narrativas para suas dramatizações, mas sim que consigam demonstrar regras, comportamentos, momentos e atitudes esperados deles e dos outros na situação sorteada. Eles podem criar uma história ou podem mostrar com frases e atitudes algo que geralmente ocorre nesta situação. A apresentação é só o produto final, o importante é a aprendizagem que eles estão desenvolvendo ao pensar na situação e em como podem caracterizá-la de acordo com o ambiente em que ela ocorre.
Enquanto os grupos trabalham em suas apresentações, circule pela sala observando o que estão produzindo, orientando e ajudando no que for preciso.
Vá anunciando de 5 em 5 minutos quanto tempo falta para eles acabarem. Use cerca de 20 minutos para a preparação e cerca de 15 minutos para as apresentações.
Reúna os grupos e, antes que comecem a se apresentar, converse sobre o comportamento esperado nesta hora: ouvir o outro, fazer silêncio, respeitar, não fazer comentários depreciativos. Aproveite para dizer que apresentações são atividades comuns no ambiente escolar e que não costumam acontecer em casa. Converse com os alunos por que existe esta diferença.
Se alguma criança não quiser participar da dramatização, estimule que ela participe de outra forma, por exemplo falando sobre o assunto na discussão depois da apresentação.
Peça que os grupos se apresentem sem falar o tema. No fim de cada apresentação, converse com os alunos sobre a situação mostrada. Faça questionamentos como:
- Qual foi o tema deste grupo?
- Esta situação ocorre em casa ou na escola? Por quê?
- Na casa de vocês também é assim?
- Já aconteceu isso com vocês na escola?
Como adequar à sua realidade: Adapte as fichas ou crie mais algumas com outras situações mais significativas para sua realidade.
Para você saber mais:
Ensino de História a partir do teatro: entre práticas e representações
http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/9788580391664/03.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Leve um cartaz em cartolina, papel kraft ou outro papel de sua preferência com duas colunas: “EM CASA” e “NA ESCOLA”.
Modelo de cartaz
Diga para os alunos que, para finalizar a conversa, vocês farão um cartaz separando as atividades feitas “Em casa” e “Na escola” para ficar exposto na sala, assim eles podem sempre lembrar de que cada espaço tem uma rotina diferente, com regras e costumes diferentes. Nenhum dos dois está “mais certo” ou “mais errado” do que o outro, são apenas espaços com suas próprias particularidades.
Imprima as fichas para esta atividade. Se preferir, você pode usar outras imagens ou até mesmo as fotos trazidas pelos alunos e por você.
Fichas para Sistematização
Escolha alguns alunos para sortear as fichas para o cartaz, ou deixe que eles se voluntariem. O aluno sorteia, coloca a ficha na coluna correspondente, e a classe pode dizer se concorda ou não e explicar o porquê.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, Print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é diferenciar as comemorações e atividades feitas em casa e na escola. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie-os, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Para esta aula, compartilhe o arquivo de problematização (disponível aqui). Por áudio, solicite que os estudantes analisem a fotografia, a partir das questões abaixo:
- O que estas imagens estão mostrando?
- Vocês já fizeram alguma destas atividades? Onde vocês fizeram cada uma delas?
- Qual destas imagens acontece em casa e qual acontece na escola?
- Que outras atividades vocês fazem em casa?
Você pode inserir outros questionamentos que ache pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respectivas respostas a partir dos questionamentos propostos.
Problematização
Compartilhe com os estudantes um arquivo de problematização (disponível aqui). É possível compartilhar um print das imagens. Em arquivo de áudio, peça que respondam às questões abaixo:
- Que festa é esta? O que eles estão comemorando?
- Por que esta data é importante?
- Você também comemora seu aniversário assim?
- Será que todo mundo comemora o aniversário no mesmo dia e do mesmo jeito?
Peça que, em arquivo de áudio, os estudantes respondam às questões propostas. Peça que respondam em arquivos de áudio de, no máximo, 1 minuto.
Sistematização
Envie para os estudantes o arquivo de sistematização (disponível aqui). Peça que escrevam, caso sejam alfabetizados, ou desenhem, caso não, como eles identificam os diferentes modos de comemorar, a depender do espaço. Peça que compartilhem as produções no grupo da turma e comentem as dos colegas. Analise as respostas e promova um feedback das atividades dos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo aos vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre o calendário, os pais podem assistir com os estudantes o vídeo “Calendário” (disponível aqui). Sobre comemorações é possível ler o livro “A festa do macaco” (disponível aqui) e “O lobo que queria uma festa de aniversário” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02 e com outros componentes curriculares EF08LI18, EF01GE03, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR12, EF15AR13, EF15AR14, EF15AR25, EF69AR10, EF69AR13, EF12EF11 e EF03ER04.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Helena Eher
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
Objeto(s) de conhecimento: A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
Palavras-chave: Comemorações, casa, escola, ambiente escolar, família.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA