Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Convivência na escola
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Durante esta aula as crianças conhecerão o Regimento Interno da escola e irão se familiarizar com as normas de conduta da instituição, além de construir os combinados da turma de maneira autônoma e proativa.
Materiais necessários: Regimento Interno da escola, cartolina ou papel madeira, folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.
Material complementar: Modelo de Regimento Interno Escolar. Fonte: Conselho Municipal de Educação de Farroupilha / RS. Regimento Escolar Padrão para Escolas Municipais. Farroupilha - RS. 2012. Disponível em http://www.farroupilha.rs.gov.br/arquivos/conselho_educacao/cme_regimento_escolar.pdf . Acesso em 14 de fevereiro de 2019.
Texto da Convenção Universal dos Direitos da Criança. Fonte: ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos da Criança. 1989. Disponível em https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca . Acesso em 14 de fevereiro de 2019.
Caso sua escola não possua regimento interno, utilize o modelo disponível acima, ou pesquise um modelo na internet que atenda às suas necessidades, ou ainda busque por este documento em outra escola de sua região ou rede de ensino.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
Neste momento a criança deverá compreender que ao longo da aula ela terá contato com as regras da escola e poderá criar as regras da turma para garantir a boa convivência.
Para você saber mais:
- Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Providencie com antecedência o Regimento Interno da Escola. Faça uma leitura prévia e selecione algumas normas que estão diretamente ligadas ao cotidiano da turma: a exigência de fardamento; ou o horário de chegada e saída; dentre outras normas que existam em sua escola. Paralelamente convide um membro da equipe gestora (diretor ou orientador educacional, por exemplo) para conversar com as crianças sobre o documento. Escreva algumas dessas normas pré-selecionadas no quadro ou em um cartaz, em seguida faça a leitura destas para as crianças. Durante a exposição faça alguns questionamentos para os alunos:
- Será que poderíamos conviver sem regras?
- E na nossa turma, precisamos de regras?
- Vocês sabiam que a escola tem um livro de regras de convivência?
- Por que vocês acham que as regras estão escritas em um livro?
- É importante termos regras de convivência?
- Na casa de vocês, existem regras?
- Existem semelhanças entre as regras de suas famílias e as regras da escola? Quais?
- Quais são as diferenças?
Em seguida faça uma breve apresentação do(a) convidado(a) para a turma e oriente-o(a) a mostrar o documento e explicar sua utilidade e importância. Neste momento as crianças poderão fazer perguntas para o convidado sobre o documento. Como uma espécie de “bate-bola”:
- Por que a escola tem um livro de regras?
- Quem fez este livro?
- Por que ele tem este nome [regimento]?
- Ele é sempre assim ou muda?
- Você acha este livro importante? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 45 minutos
Orientações: Amplie o debate mostrando que não podemos viver sem regras e que além das regras existentes na escola e na família, o mundo possui regras de convivência, como o caso da Convenção Universal dos Direitos das Crianças. Há o texto na íntegra para que você se oriente, disponível neste link. https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca
Sinta-se à vontade para mostrar para as crianças um exemplar deste documento feito especificamente para o público infantil, caso exista em sua escola. Mostre que segundo a Convenção, dentre outros direitos, as crianças de todo o Mundo tem direito a ter um nome; conviver em família e à educação. Converse com eles sobre a importância destes direitos:
- Vocês sabiam que toda criança tem direito a ser registrada logo após o nascimento? Tendo direito a um nome e um sobrenome. Vocês acham que esse direito é importante? Por quê?
- O que aconteceria se não tivéssemos nomes? Por que ter um nome registrado em um documento é algo importante? Todos vocês tem registro de nascimento? Para que ele serve?
- Vocês sabiam que toda criança deve conviver em família? Por que isso é importante?
- O que a família representa para vocês?
- Todas as crianças podem conviver com suas famílias?
- O que acontece com as crianças que não podem conviver com suas famílias?
- Vocês sabiam que toda criança tem direito à educação? Isso é a mesma coisa que estudar?
- Quem pode ser responsável pela educação das crianças?
- Em quais locais as crianças podem ser educadas?
- Por que esse direito é importante?
- Se a educação é um direito, e a escola é uma dos espaços responsáveis por ela, quais são os direitos das crianças na escola? E quais são os deveres? E na sala de aula?
Divida a turma em duplas, entregue uma folha de papel A4 para cada dupla e solicite que elaborem pelo menos uma regra de convivência para a turma, utilizando palavras e/ou desenhos. Auxilie neste processo de construção mostrando que nem toda regra parte de uma proibição (não jogar lixo no chão; não agredir os colegas; não deixar material espalhado, etc.), mas que elas podem ser positivas como: mantenha seu espaço organizado; use os materiais com cuidado; respeite e seja respeitado, etc. A ideia é que as crianças percebam que para as regras serem aceitas e vivenciadas elas precisam ser propositivas e não punitivas.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Leia com a turma as regras elaboradas por cada dupla em seguida monte um painel com elas de forma que possa ficar permanentemente na sala.
Você pode utilizar o exemplo exposto no slide, ou elaborar um conforme sua necessidade. Atenha-se para o fato de que com o passar do tempo alguns combinados poderão ser trocados por outros ou ampliados à medida em que as crianças amadurecerem e já compreenderem, seguindo intuitivamente aquele combinado anterior.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_06UND07
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
Neste plano, o objetivo é construir coletivamente as regras de convivência da turma. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades), ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online). Você precisará de um modelo de regimento interno escolar. Busque um modelo na internet. Recorte algumas orientações, como exigência de fardamento, ou o horário de chegada e saída, dentre outras normas que existam em sua escola. Envie as orientações para os estudantes e, na sequência, em arquivo de áudio, mande os seguintes questionamentos:
- Será que poderíamos conviver sem regras?
- E na nossa turma, precisamos de regras?
- Vocês sabiam que a escola tem um livro de regras de convivência?
- Por que a escola tem um livro de regras?
- Quem fez este livro?
Dê um tempo para que os estudantes pensem sobre as questões enviadas. Previamente, convide o gestor da escola a participar da aula, caso ela seja síncrona. Se for assíncrona, peça a ele que grave um vídeo respondendo às mesmas questões que você fez aos alunos. Por áudio, informe aos estudantes que realizou uma entrevista com o diretor/gestor e que esta é uma ferramenta de coleta de informações históricas. Compartilhe com eles o vídeo da entrevista.
Problematização
Envie um áudio aos estudantes solicitando que, em duplas, conversem em chats privados e elaborem, por escrito e/ou desenhos, pelo menos uma regra de convivência para a turma. Peça que gravem um vídeo de, no máximo, 01 minuto e compartilhem com a turma apresentando as produções.
Sistematização
Solicite, ainda, que em duplas os estudantes respondam o arquivo de sistematização (disponível aqui). Construa um mural no Padlet para expor as produções e peça que os alunos comentem as produções dos colegas, ou peça para que compartilhem fotos das atividades e comentem no grupo da turma, ou durante o momento síncrono.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as escolas do passado, os pais podem ver junto com as crianças o vídeo “As mudanças nas escolas do Brasil” (disponível aqui) e “Alunos descobrem como era as escolas do passado" (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND e HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06 e EF01ER01.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Freitas
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
Objeto (s) de conhecimento: A vida em família: diferentes configurações e vínculos.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Palavras Chave: Regras de convivência; Escola; Regimento escolar; Participação infantil; Combinados.
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