Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_05UND08
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom.
Contexto
Neste plano o objetivo é construir uma cápsula do tempo com as memórias de nossos brinquedos e brincadeiras. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja como criar e postar atividades https://youtu.be/UkAkcYOYmDU), e fazer um momento no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Envie as seguintes questões:
- O que vocês fizeram ontem?
- Do que brincaram?
- O que é memória?
- Por que esquecemos algumas coisas que nos acontecem?
- Por que nós guardamos nossas memórias?
- Que tipo de coisa nos faz lembrar de algo?
- Onde nós guardamos nossas memórias?
Dê um tempo para que eles pensem. Por fim, pergunte: "Qual é o tamanho de sua memória? Ela cabe em uma caixa de sapatos?". Levante o debate e aguarde as respostas. Solicite que estas sejam de, no máximo, 01 minuto, via áudio ou comentário na aula on-line.
Problematização
Peça, via áudio, aos alunos que imaginem que vão deixar um recado para uma pessoa que só será entregue no futuro. Solicite que desenhem o brinquedo que mais gostam. Após o desenho, peça que compartilhem fotografias com o grupo e questione:
- Qual o motivo levou você a lembrar desse brinquedo?
- Por que ele é importante para você?
- O que me levou a querer que esse brinquedo seja lembrado num tempo futuro?
Depois, peça que eles gravem arquivos de vídeo com 30 segundos de duração, no máximo, para socializarem as respostas às questões.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes ou peça que eles consigam em casa um calendário. Peça que eles manuseiem e escolham uma data futura para a pessoa que for entregue abrir o desenho. A ideia é fazer com que os estudantes compreendam que há memórias que se perpetuam a partir da relação que temos com elas, que algumas podem ser registradas e que há marcadores temporais (calendário) que nos ajudam a marcar o tempo.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas ” (assista em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s), e “Brincadeiras antigas - Zuzubalândia” (acesse em https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.