Imagens de contingência
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo brinquedos e revivendo brincadeiras
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares
Por: Deise Silva Sousa
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Garrafas pet, palitos de churrasco, fita adesiva, corda, papel colorido e lápis de cor.
Previamente: Com pelo menos uma semana de antecedência, entre em contato com a equipe de colaboradores da escola para arrecadar o material necessário para esta aula em uma quantidade compatível com o número de alunos da turma. Professores, auxiliares de cozinha e limpeza e gestores podem contribuir com os palitos de churrasco e as garrafas pet necessárias para a produção de alguns dos brinquedos. Se possível, em casa, construa alguns dos brinquedos indicados nos vídeos sobre a criação de brinquedos com materiais alternativos. Este exercício é importante para calcular o tempo de produção de cada brinquedo além de preparar o que for necessário para o momento da aula (como cortar e furar as garrafas pet, por exemplo).
Faça os brinquedos dos vídeos indicados abaixo, no tópico: “Sobre a criação de brinquedos antigos com materiais alternativos”, são eles: fantoche de origami, “cai-não-cai” (que pode ser feito com pedrinhas no lugar de bolas de gude) e “vai-e-vem”. Além deles, a pipa (ou papagaio), as “cinco Marias” e os “pés de lata” são boas opções para o trabalho em sala de aula.
Para você saber mais:
- Sobre patrimônio imaterial, brinquedos e modos de fazer:
Vídeos: “Patrimônio imaterial”, disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234 (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
“Patrimônio cultural imaterial: para saber mais”, disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/cartilha_1__parasabermais_web.pdf (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
- Sobre a criação de brinquedos antigos com materiais alternativos:
“COMO FAZER BRINQUEDO DE PAPEL - FANTOCHE DE ORIGAMI 1” | Sandra M. Gobert - Pensarte e artesanato. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B-MulSTEsjE (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
“ANOS INCRÍVEIS #1 - BRINQUEDOS 100% CASEIROS QUE FIZERAM SUCESSO” | KIM ROSACUCA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nWTnodxONss (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
“Como jogar Cinco Marias” | Aprender por inteiro nos completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7lWCfZsGcHA (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
“Como Fazer Pé de Lata” | O Baú da Camilinha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EVnkwviEqxc (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 15 min
Orientações: Mostre aos alunos as imagens disponíveis no link abaixo. Em seguida, pergunte:
- Algum de vocês já viu esse tipo de brinquedo antes?
- (Se sim) Onde vocês viram estes brinquedos?
- Vocês sabem usar eles?
- Vocês sabem do que estes brinquedos são feitos?
A partir de então, usando as respostas dadas pela turma, Introduza o tema das brincadeiras antigas, falando das bonecas de sabugo de milho, das bonecas de pano, dos piões, das pipas (ou papagaios), das bolas de gude, das cordas de pular e de outros brinquedos antigos da sua região.
Imagens de alguns brinquedos e brincadeiras antigos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bBUh6VAhBMEWZ6drxDs9zeddUrYeYgPAq2Md8qKjaUE95JbkEmgHunzEsJEC/his1-05nud06-imagens-de-contingencia.pdf
Para você saber mais:
- Folha de São Paulo, “Mapa do brincar”. Disponível em: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/
Problematização
Tempo sugerido: 50 min
Orientações: Apresente aos alunos os materiais que serão usados neste momento (todos os que você organizou junto aos colaboradores da escola e preparou anteriormente), reúna quartetos (grupos compostos por quatro crianças) e oriente a produção de modo que cada grupo construa um tipo de brinquedo dentre aqueles indicados no slide 1.
Neste momento (depois de observar e conhecer um pouco do funcionamento dos brinquedos antigos no momento anterior) a problematização consiste em:
- Identificar as partes dos brinquedos que sejam compatíveis com as formas que viram nas imagens exibidas no momento anterior, e montá-los em conjunto, de acordo com suas interpretações para o que viram, não se trata de fazer “da forma correta” ou não, mas de...
- ter o contato com o processo de produção do brinquedo (experiência mais próxima das infâncias de outras temporalidades), o que permite uma identificação e apropriação do objeto final por parte das crianças, basicamente, obtêm-se deste processo um princípio básico de patrimonialização do bem produzido, ou seja, os brinquedos feitos nesse momento são únicos e importantes exatamente por serem resultado do trabalho conjunto das crianças.
- Aqui, oriente a produção respeitando e dialogando com as ideias que os alunos tiveram a respeito dos brinquedos antigos exibidos, buscando aproximar ao máximo o resultado final do trabalho do objetivo inicial, a produção de brinquedos similares aos antigos.
Para você saber mais:
- Sobre a criação de brinquedos com materiais alternativos:
COMO FAZER BRINQUEDO DE PAPEL - FANTOCHE DE ORIGAMI 1 | Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B-MulSTEsjE
“ANOS INCRÍVEIS #1 - BRINQUEDOS 100% CASEIROS QUE FIZERAM SUCESSO | KIM ROSACUCA”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nWTnodxONss
Sistematização
Tempo sugerido: 30 min
Orientações: Concluída a montagem dos brinquedos, pergunte aos alunos o que eles acharam do processo, se eles têm brinquedos em casa construídos com esses materiais e o que acontece com essas matérias-primas normalmente. Enquanto isso, deixe-os livres para brincar com os brinquedos que eles mesmos produziram, orientando-os se for necessário.
A própria prática da brincadeira e do uso dos brinquedos com os quais não estão habituados, apresenta aos alunos a possibilidade de reinterpretação dos materiais do cotidiano, assim como promove o contato com um brincar diferente daquele que praticam diariamente. Trata-se de um momento no qual a prática produz a experiência e a operação de comparação e diferenciação da brincadeira e do brincar passados com os presentemente vividos pela turma.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_05UND06
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom.
Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer, construir e usar brinquedos antigos. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Envie aos estudantes o arquivo de contextualização (disponível aqui). Dê um tempo para que eles visualizem livremente. Via arquivo de áudio, ou vídeo, envie aos estudantes as seguintes questões:
- Algum de vocês já viu esse tipo de brinquedo antes?
- Se sim, onde vocês viram estes brinquedos?
- Vocês sabem usar eles?
- Vocês sabem do que estes brinquedos são feitos?
Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU), ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir que os estudantes falem sobre as questões elencadas. Peça que os estudantes enviem os comentários por áudio ou vídeos curtos, caso você esteja em um momento assíncrono.
Problematização
Envie para os alunos os seguintes links disponibilizado logo abaixo. Peça para que eles escolham um dos brinquedos e produzam em casa.
Boneca de pano: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1970-10524,00.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Barquinho de papel: http://aurelio.net/doc/fvm/barquinho-de-papel.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Aviãozinho de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel. Acesso em 08 de junho de 2020.
Pé de lata: http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Telefone sem fio: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/02/10-telefone. Acesso em 08 de junho de 2020.
Roladeira: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/confeccao-de-brinquedo-roladeira.html. Acesso em 8 de junho de 2020.
Origami: https://www.youtube.com/watch?v=B-MulSTEsjE. Acesso em 8 de junho de 2020.
Sistematização
Peça, via arquivo de vídeo de no máximo 1 minuto, que os alunos façam um pequeno relato dos brinquedos que escolheram, como foi a produção, se já conheciam os brinquedos e se eles gostaram do produto final.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas” (acesse em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s) e “Brincadeiras antigas - Zuzubalândia”(você pode acessar em https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Deise Sousa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares
Palavras-Chave: Investigação; diversidade cultural; memória; brinquedo, brincadeira; infância
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA