Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_05UND10
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer brinquedos como fontes históricas. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode prganizar uma sala de aula no Google Classroom (veja como criar e postar atividades em https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Compartilhe com eles o vídeo sobre “brinquedos e brincadeiras do mundo” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=017VJD6Yxxk). Caso não seja possível assistirem ao vídeo, faça um vídeo ou grave um áudio, de no máximo 1min30s, para explicar o que a reportagem traz. Envie por texto, áudio ou vídeo a questão abaixo:
- Você conhece algum dos brinquedos retratados na reportagem?
Peça que eles gravem áudios curtos para responderem a questão ou, se preferir, solicite que façam um comentário rápido durante a aula on-line.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (acesse aqui). Por arquivo de áudio, envie as seguintes questões:
- Quem pode ter produzido o objeto retratado?
- Quando este objeto pode ter sido produzido?
- Onde este objeto pode ter sido produzido?
- Por que este objeto foi produzido? Para que pode ter servido?
Se você dispuser de momento síncrono, peça que os estudantes respondam de forma rápida e oralmente as questões. Caso seja em momento assíncrono, solicite que gravem arquivo de áudio (01 minuto) com uma reflexão geral orientada pelas questões propostas.
Sistematização
Envie arquivo de áudio pedindo que os estudantes escolham um brinquedo de sua preferência. Com o brinquedo escolhido, solicite que gravem um vídeo de 1 minuto, mostrando o brinquedo e respondendo a seguinte questão:
- O que este brinquedo tem a ver comigo (com a minha história)?
Analise as respostas e dê retorno aos estudantes via vídeo ou áudio, orientando para que o brinquedo seja visto como uma fonte história que diz sobre uma parte da nossa vida.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas” (acesse em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s) e “Brincadeiras antigas - Zuzubalandia” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs)
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.