Arquivo de Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: A escola que eu quero
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Ao longo deste plano as crianças são chamadas a analisar a escola em que estudam apontando seus pontos positivos e algumas questões que necessitam de melhoria, mas que podem ser facilmente realizadas pelos sujeitos que compõem a escola (núcleo gestor, professores, funcionários ou estudantes).
Materiais necessários: Cartolina ou papel madeira, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
O importante neste momento é a criança perceber que sua opinião sobre o espaço que ocupa e a instituição que frequenta são ouvidas e levadas em conta.
Para você saber mais: Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Conduza uma visita guiada aos espaços de uso coletivo da escola e peça para que as crianças observem o que é bom na escola e o que poderia ser mudado. Trabalhe com as crianças no sentido de que neste primeiro momento elas deverão apenas observar os espaços e refletir sobre eles e que haverá um momento reservado para que exponham suas opiniões.
- Observem nossa sala de aula. O que vocês consideram bom nela? O que poderia ser mudado?
- Vamos passear pela escola, todos juntos. O que vocês vêem nos corredores das salas? É agradável? Poderia ser melhor? Como?
- Agora vamos analisar o pátio da escola. Ele tem o tamanho suficiente para que todas as crianças brinquem em segurança? É coberto? É sombreado? Possui brinquedos? Seria bom se tivesse brinquedos?
- Se na escola houver quadra poliesportiva caminhe com as crianças até lá e continue os questionamentos: Nossa quadra possui equipamentos para a realização de esportes? Todos podem utilizar a quadra? Em quais momentos? Ela é sinalizada, iluminada? Ela é segura?
- Agora vamos até a sala de leitura / biblioteca. Como e quando vocês frequentam este espaço? Vocês gostam? É atrativo?
Como adequar à sua realidade: Caso em sua escola haja mais espaços que julgue pertinente visitar com as crianças, sinta-se à vontade em fazê-lo, lembre-se apenas de instigar questionamentos que auxiliem as crianças no processo de análise. Outro ponto adaptável é a quantidade de espaços a ser visitados: escolha apenas alguns dentre os diversos espaços de convivência de sua escola para realizar a visita e a análise.
Para você saber mais:
- Sobre a importância da participação infantil nas decisões públicas você poderá ler a entrevista da cientista social Mariana Koury que trabalha no Projeto Criança Pequena em Foco concedida ao site Lunetas. Fonte: KOURY Mariana. Participação infantil: opinar também é direito da criança. Por Mayara Penina. Publicado em: 11.07.2016. Atualizado em: 21.11.2018. Disponível em https://lunetas.com.br/participacao-infantil-opinar-tambem-e-direito-das-criancas/ . Acesso em 16 de janeiro de 2019.
- Estudo realizado no norte de Portugal sobre os resultados da participação de crianças nas discussões sobre políticas públicas. Fonte: SARMENTO Manuel Jacinto, FERNANDES Natália e TOMÁS Catarina. Políticas Públicas e Participação Infantil. Educação, Sociedade e Culturas, 2007. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC25/ManuelJacintoSarmento.pdf . Acesso em 22 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Retorne à sala de aula e construa uma tabela no quadro ou em um papel para cartaz (cartolina, papel pardo ou madeira por exemplo) para a consolidação das observações da turma. Escreva o nome do local visitado em uma coluna e construa mais duas colunas, uma para os pontos positivos e outra para os pontos que necessitam de melhoria. A tabela apresentada no slide é apenas um modelo, podendo ser modificada conforme sua necessidade.
Realize uma roda de conversa em que as crianças irão expor suas observações:
- Em nossa visita pela escola analisamos vários lugares, agora vamos registrar nossas observações. Começaremos por nossa sala de aula, quais pontos positivos vemos nela? Quais coisas precisam melhorar? Talvez seja complicado para as crianças externalizar seus pensamentos, então você poderá fazer referência à momentos em que as crianças já elogiaram ou reclamaram algo sobre a sala de aula e partir daí.
- Da mesma forma que foi feita com a sala de aula, registre as observações feitas pelas crianças sobre os demais espaços de convívio da escola.
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Converse com algum membro da equipe gestora previamente e exponha que para a realização deste plano você necessitará do apoio de algum responsável pela escola para ouvir e debater com as crianças a partir da análise que estas fizeram da instituição. Apresente argumentos, caso haja resistência ou uma visão equivocada de infância ( como aquele ser que é incapaz de analisar criticamente algo que lhe é próximo), neste caso a indicação de leitura do slide 3 pode ajudar.
- Depois de montada a tabela faça a leitura para/com as crianças a fim de que tomem conhecimento de sua produção. Escolha um dos pontos elencado pelas crianças, ou faça uma votação com elas para decidir qual o ponto mais relevante para que tracem uma estratégia de ação junto com a equipe gestora da escola.
- Neste momento convide o funcionário escolhido para compor a roda de conversa e ouvir as crianças. Uma das crianças poderá relatar como foi a experiência, apresentar a tabela construída coletivamente e falar sobre o ponto escolhido para a estratégia de ação (pode ser por exemplo a instalação de um brinquedo para a hora do recreio). O importante é que o convidado ouça as crianças e ofereça uma resposta, mesmo que negativa, e neste caso que argumente com as crianças sobre os motivos pelos quais a proposta das crianças é inviável.
- Finalize a roda de conversa agradecendo a participação do convidado e das crianças e explique à elas que o processo de participação das decisões é assim mesmo, às vezes temos nossa ideia aprovada e às vezes não, faz parte do processo. Não é como ganhar ou perder um jogo, é mais do que isso, é acreditar que nossa opinião é importante.
- Outra proposta para sistematizar o trabalho: imprima uma foto preta e branca da fachada da escola e faça cópias suficientes para que cada criança da turma receba uma cópia. Peça para que pintem e enfeitem a fachada da escola como gostariam de vê-la. Depois faça a exposição dos trabalhos em um espaço de circulação da escola.
Para saber mais: Este plano nos mostrou o quanto as crianças são capazes de analisar criticamente e dar opiniões coerentes. Mesmo que esta aula tenha chegado ao fim, a ideia pode florescer em sua escola abrangendo outras turmas, tornando-se uma espécie de fórum permanente e incluir toda a comunidade escolar. Existem exemplos de iniciativas parecidas que deram bons frutos. Se informe melhor sobre esta questão lendo esta matéria; Fonte: LOPES Marina. Escola pública em Fortaleza envolve as crianças e a comunidade para transformar o espaço. Revista Gestão Escolar. Disponível em https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2113/escola-publica-em-fortaleza-envolve-as-criancas-e-a-comunidade-para-transformar-o-espaco . Acesso em 16 de janeiro de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_06UND05
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
O objetivo deste plano é observar e analisar a estrutura da escola e propor sugestões. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online). Solicite aos estudantes que tentem se lembrar de como é a escola e, em arquivo de áudio, repasse às seguintes questões:
- O que vocês consideram bom na sala de aula? O que poderia ser mudado?
- O que vocês lembram nos corredores das salas? E do pátio?
- O que você mais gostava na escola?
- Vocês chegaram a frequentar a sala de leitura/biblioteca. Vocês gostam? É atrativo?
Peça que eles respondam às questões por arquivo de áudio, ou que compartilhem as opiniões livremente, caso estejam na aula síncrona.
Problematização
Envie para os estudantes o arquivo de problematização (disponível aqui). Peça que, com a ajuda de um adulto, respondam o que é solicitado.
Sistematização
Solicite aos estudantes que gravem um vídeo curto, máximo de 01 minuto, apresentando o arquivo de problematização respondido. Encaminhe as reivindicações dos estudantes para a equipe gestora da escola e peça para o gestor/diretor também gravar um vídeo no qual, a partir das sugestões dos estudantes, possa falar sobre as possíveis melhorias que pode realizar na escola, Envie para os estudantes e aguarde os comentários que possam surgir. Caso disponha de momento síncrono, convide o gestor/diretor para participar da aula e verificar as reivindicações dos estudantes e já encaminhar as respostas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobras as escolas do passado os pais podem ver junto com as crianças o vídeo “As mudanças nas escolas do Brasil” (disponível aqui) e “Alunos descobrem como era as escolas do passado" (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND e HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06, EF01ER01.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Freitas
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A vida em família: diferentes configurações e vínculos.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Palavras Chave: Protagonismo infantil; personagens da escola; gestão participativa; participação infantil.
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