Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp e celular ou tablet para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Meet.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade, protagonismo e participação.
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Este plano de aula tem por objetivo levar os alunos a compreender a representação e interpretação bidimensional do espaço geográfico. A ideia de circuito corporal será utilizada como ponto de partida para a construção de uma maquete (representação tridimensional) e posteriormente de um croqui (representação bidimensional). A realização desta atividade é importante para que os estudantes iniciem a compreensão de que os mapas são representações bidimensionais da realidade a partir da visão vertical (de cima para baixo). Por isso, é necessário que as ilustrações sejam realizadas observando esse ponto de vista.
Oriente a atividade por meio de vídeos explicativos do passo a passo, enviando-os por WhatsApp ou e-mail. Caso tenha acesso a um canal do Youtube, você pode disponibilizar um link para o acesso à aula aos alunos e seus familiares.
Um material disponível para estudo é o texto da professora Simone Aparecida Silva, da Universidade de Londrina no Paraná, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf, acesso em 30/05/2020. Outra sugestão é consultar o plano para circuito corporal em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5156/circuito-corporal e também em https://novaescola.org.br/conteudo/5698/circuitos-no-patio, acesso em 30/05/2020.
Pergunte aos alunos: “O que é um circuito corporal?” É desejável que as crianças já tenham participado de um anteriormente. Caso isso não tenha ocorrido, o plano ainda pode ser realizado, servindo, inclusive, como planejamento de um circuito real.
Contextualização (20 minutos)
Deixe que os alunos respondam como foi a participação deles ou, caso não tenham participado, estimule-os a dizer o que gostariam que o circuito tivesse e se sabem o que é um. Motive-os a dizerem se gostaram, o que mais gostaram, se fariam novamente etc.
Sugestões de perguntas às crianças: você já participou de um circuito? Como foi? Caso não tenha participado, como imagina que seja? Quais desafios você acha que encontraria?
Faça a contextualização por meio da gravação de vídeos, áudios ou envie as perguntas por e-mail ou WhatsApp. As respostas devem ser enviadas pelas crianças pelas mesmas ferramentas.
Problematização (50 minutos)
Peça para os alunos desenharem um formato de circuito com tudo que imaginam que não pode faltar em um. Depois, peça a eles que, com a ajuda de um adulto, separem em casa diferentes materiais de sucata, como rolo de papel higiênico (túnel), tampa de creme dental (cone), lacre de remédio (bambolê) etc., a fim de que, na ação propositiva, o circuito desenhado ganhe forma por meio de uma maquete.
Ação propositiva (60 minutos)
Solicite que as crianças, em duplas, representem um modelo de circuito corporal com sucata, escolhendo objetos e ordenando-os para criar uma maquete simplificada. Depois de criarem o modelo tridimensional, peça que façam a representação no plano (bidimensional).
As duplas serão formadas por alguém da família. Caso necessário, elas podem utilizar cola quente ou fita dupla face para peças que não possam ser fixadas com cola branca. O manuseio deve ser feito com o auxílio de um adulto.
Sistematização (50 minutos)
Peça que os alunos observem as maquetes criadas em casa e façam ilustrações do ponto de vista vertical, da maneira como estão vendo. Ao terminarem os desenhos, oriente-os a fotografar os registros e a enviar as fotos para você. Sugira, também, que encaminhem áudios explicando seus trabalhos.
É de extrema importância realizar um retorno das produções. Se a turma for pequena, isso pode ser feito de forma individual. Do contrário, realize um momento com todos pelo Google Meet e sistematize os resultados dos trabalhos.
Convite às famílias
Oriente a família a auxiliar na produção das maquetes dos alunos e no encaminhamento do registro das produções.