GEO1_08UND07 - Atividade (Problematização)
Plano de Aula
Plano de aula: Mapa Mental do Trajeto Escolar
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis, lápis de cor, cola.
Material complementar:
GEO1_08UND07 - Atividade (Problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rd6pxAr3aEENeY5twtWw2KkYvb8WgxG8v9SHaQTPQtpK6S5dRUGNJhNxBxUv/geo1-08und07-atividade-problematizacao.pdf
GEO1_08UND07 - Exemplo para construção de mapa mental (Ação Propositiva):
Para você saber mais:
Segue um texto sobre a importância do mapa mental para a alfabetização cartográfica e para a Geografia nas séries iniciais.
ALVES, Bruno Cezar de Souza. O estudo do lugar a partir do mapa mental. Revista Ensino de Geografia (Recife), v.1, n.2, mai/ago 2018. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/ensinodegeografia/index.php/ensinodegeografia/article/view/43/25>. Acesso em: 25 mar 2019.
Contextos prévios: As crianças deverão conhecer o espaço escolar concretamente, ou seja, já devem ter feito percursos pela escola para explorar o ambiente físico e suas dependências.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos, ou escreva no quadro. Conte a eles que receberão uma visita na escola e que ela deixou um bilhete que está insegura porque não sabe como chegar à sala de aula e está com medo de se perder.
Você pode substituir a visita por um estudante novato ou um funcionário da escola. Estimule a imaginação das crianças o quanto for possível.
As crianças deverão conhecer o espaço escolar concretamente, ou seja, já devem ter feito percursos pela escola para explorar o ambiente físico e suas dependências.
Contextualização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Converse com os estudantes e peça sugestões de como ensinar o caminho da sala ao visitante.
Depois de ouvir as sugestões, caso, não apareça a ideia do mapa, diga-lhes que existe uma alternativa diferente e siga com os demais slides.
Contextualização
Orientações: Continue a conversa e diga aos estudantes que este foi o bilhete deixado pelo futuro visitante.
Lembre-se que você deve ter um planejamento em mente - quem te auxiliará no desfecho dessa atividade - quem será o suposto visitante? Você deve combinar com alguém antecipadamente.
Então, instigue a curiosidade das crianças… Quem será que vem nos visitar? Será homem ou mulher? Por que ele não sabe o caminho da nossa sala? Etc.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para solucionar a pergunta, brinque de forca com os estudantes. Eles dirão as letras e adivinharão a palavra MAPA. Oriente-os sobre a importância do mapa no dia a dia. Onde encontramos mapas? Mencione a realidade local vivida pelas crianças (metrô, ônibus, minecraft, roblox… etc).
Problematização
Orientações: Apresente o vídeo da música às crianças, entregue a letra a elas para que acompanhem.
Se não for possível projetar, entregue a letra impressa e passe no quadro. Cantem juntos a música Eu sou o mapa.
Depois, oriente as crianças a realizar a atividade proposta.
Link para o Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ytCSJOYEJRo
Fonte: Dora: o Mapa. 2010. (0min27seg). Disponível em:
Atividade para esta etapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rd6pxAr3aEENeY5twtWw2KkYvb8WgxG8v9SHaQTPQtpK6S5dRUGNJhNxBxUv/geo1-08und07-atividade-problematizacao.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Nesta etapa, vocês farão um mapa coletivo do percurso que o visitante deverá cumprir.
Converse com os estudantes sobre a escola, dê orientações sobre todo o percurso.
Onde o visitante chegará primeiro? Qual será o ponto de partida do nosso mapa?
Depois, pense em tudo que o visitante visualizará pelo caminho, conforme a realidade de sua escola e converse com as crianças: Podemos criar uma legenda combinando símbolos para os locais que sejam fáceis de ilustrar - ex: portão = retângulo, quadrado = sala, etc. Assim ajudaremos o visitante na leitura do mapa que construiremos.
Utilize a base impressa e peça para que os estudantes ilustrem o percurso sobre ela.
Observe se estão demonstrando noções de sequência e representando o espaço de vivência - a escola com familiaridade.
Diga a eles que irá entregar os mapas ao visitantes.
Aqui está um exemplo de base. Entretanto, o ideal é que você faça a base conforme o espaço da sua escola.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Após construção do mapa, peça para que explorem a construção e verifiquem se a partir das orientações o visitante chegará ao local desejado.
Registre no quadro os principais comandos e pontos usados como referência e a importância do mapa dentro da proposta.
Como complemento:
Conforme seu planejamento, combine a visita para o dia mais apropriado. Importante não deixar passar muito tempo, o ideal é que seja no dia seguinte à produção do mapa para que a motivação não seja perdida.
Aqui está um exemplo de base. Entretanto, o ideal é que você faça a base conforme o espaço da sua escola.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp, e-mail e celular ou tablet para gravação de vídeo e registros fotográficos.
- Optativas: Google Classroom, Microsoft Paint e Google Meet.
Valor trabalhado
- Cidadania
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
Este plano de aula tem por objetivo que os alunos compreendam a representação do espaço e leiam e interpretem as representações gráficas e cartográficas em geral. Envie o tema da aula por e-mail, WhatsApp ou Google Classroom, caso sua escola esteja utilizando a plataforma. Conte a eles que receberão uma visita na escola e que ela deixou um bilhete que está insegura porque não sabe como chegar à sala de aula virtual e está com medo de se perder. As crianças deverão conhecer o espaço escolar concretamente, ou seja, já devem ter feito percursos pela escola para explorar o ambiente físico e suas dependências, antes do período do isolamento social.
Contextualização (30 minutos)
Envie um áudio pedindo sugestões aos alunos de como ensinar o caminho da sala ao visitante. Incentive-os a recordarem desse caminho. Depois de ouvir as sugestões, caso não apareça a ideia do mapa, diga-lhes que existe uma alternativa diferente.
Conte que foi deixado um bilhete pelo visitante. Lembre-se de que você deve ter um planejamento em mente de quem te auxiliará como suposto visitante. Você deve combinar com alguém antecipadamente (pode ser outro professor, que em algum momento poderá intervir com um vídeo ou áudio).
Então, instigue a curiosidade das crianças: quem será que vem nos visitar? Será homem ou mulher? Por que ele não sabe o caminho da nossa sala? Será que ele esqueceu porque estamos há muito tempo afastados da nossa rotina? Peça que gravem áudios e enviem no grupo para você perceber o estágio da curiosidade deles.
Problematização (40 minutos)
Para solucionar a pergunta, brinque de forca com os estudantes. Eles dirão as letras e adivinharão a palavra "mapa". Envie uma foto do ponto inicial da forca e explique com um vídeo ou áudio a proposta. Oriente-os sobre a importância do mapa no dia a dia. Onde encontramos mapas?Mencione a realidade local vivida pelas crianças. Apresente o vídeo e a letra da seguinte canção, disponível aqui. Solicite que registrem a música no caderno.
Esta atividade, disponível aqui, pode ser enviada por e-mail ou você pode encaminhá-la como uma foto na qual as crianças possam desenvolvê-la no caderno.
Ação propositiva (60 minutos)
Nesta etapa, a ser realizada de forma assíncrona, as crianças farão um mapa do caminho que o visitante deverá cumprir. Converse com os elas sobre a escola e dê orientações sobre todo o percurso: onde o visitante chegará primeiro? Qual será o ponto de partida do nosso mapa?
Depois, pense em tudo que o visitante visualizará no percurso e converse com os alunos. Pode-se criar uma legenda combinando símbolos para elementos de referência. Por exemplo, portão = retângulo, quadrado = sala etc. Assim, ajudaremos o visitante na leitura do mapa que construiremos. Utilize a base impressa e peça para que os estudantes ilustrem o percurso sobre ela.
Observe se os alunos estão demonstrando noções de sequência e representando a escola. Diga que irá entregar os mapas ao visitante. Você pode usar o modelo de mapa disponível aqui como base. Entretanto, o ideal é que você faça a base conforme o espaço da sua escola, até para que as crianças retomem o conceito de espaço, considerando que estão há um bom tempo afastados do espaço escolar de forma física.
Disponibilize o mapa e se eles não puderem fazer a impressão, oriente que seja desenhado. O recurso da ferramenta Paint pode ser interessante, caso tenham domínio de uso.
Sistematização (40 minutos)
Após construção do mapa, peça para que explorem a construção e verifiquem se a partir das orientações o visitante chegará ao local desejado. Conforme seu planejamento, combine a visita para o dia mais apropriado. Importante não deixar passar muito tempo, o ideal é que seja no dia seguinte à produção do mapa para que a motivação não seja perdida. Marque um momento de encontro pelo Google Meet ou peça que o visitante grave um vídeo, contando sobre como conseguiu se localizar a partir das coordenadas das crianças.
Convite às famílias
Professor, oriente que os familiares assistam com as crianças aos vídeos que seguem abaixo. Será um momento rico de complemento de informações.
- "Uma aventura com mapas", disponível aqui.
- "Mapa do Brasil", disponível aqui.
- "Mapa do Brasil para crianças", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elaine Ap. Paraguai
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Representar o espaço, ler e interpretar representações gráficas e cartográficas em geral.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA