GEO1_08UND06 - Problematização - Modelo de lista de tarefas
Plano de Aula
Plano de aula: Localização espacial e noções topológicas
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Neste plano, é esperado que as crianças desenvolvam noções topológicas, como vizinhança entre os espaços escolares e sequência do percurso realizado. Elas também vão conhecer alguns pontos de referência e utilizar símbolos para os locais visitados, já trabalhando a noção de legenda. Por fim, farão seu mapa mental, organizando e sistematizando todos os conceitos anteriormente citados.
Materiais necessários: Lápis, borracha, cola, prancheta (caso seja possível) para firmar a folha, poderá ser substituída por um caderno.
Material complementar:
Tabela para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jyHW3xH6GfyCSFVYcvc7jBwTSkAVy85bsNvuC3dQwAKKESqSrHUjBeKkD9jV/geo1-08und06-acao-propositiva-tabela.pdf
Modelo de lista de tarefas, para utilizar na Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MkwNMtXGwX9YhzKr9BEturnwRZmySru7Wz3ef6CYK9Y9nuN6xyrJ79yspeR9/geo1-08und06-problematizacao-modelo-de-lista-de-tarefas.pdf
Para você saber mais:
- Texto sobre a importância do mapa mental para a alfabetização cartográfica e para a Geografia nas séries iniciais: ALVES, Bruno Cezar de Souza. O estudo do lugar a partir do mapa mental. Disponível em http://www.revista.ufpe.br/ensinodegeografia/index.php/ensinodegeografia/article/view/43/25;
- O que são noções topológicas? As noções topológicas são noções sobre separação, ordem, sucessão, fechamento e continuidade, entre outras. Elas são muito importantes, pois delas derivam as noções projetivas e euclidianas, essenciais para a interpretação de mapas.
A construção da noção de espaço segundo Jean Piaget: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/viewFile/9205/5667
Contextos prévios: É necessário que o professor avise os responsáveis pelos espaços escolares sobre a tarefa e viabilize com eles os melhores horários e dias para as visitas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Deixe que as crianças respondam a pergunta no slide e faça outros questionamentos a elas, na sequência. Alguns exemplos:
- Você já reparou que a escola tem outros espaços além da nossa sala?
- Quais deles você já visitou?
- Conte aos colegas o que temos na escola.
Utilize os espaços disponíveis em sua escola e adapte o plano conforme o seu espaço escolar.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para verificar se os estudantes conhecem os espaços escolares e sua utilidade e motivá-los a realizar o percurso, realize a brincadeira de adivinhação sugerida no slide. Você pode ler a adivinha e deixar a turma responder.
Se não houver biblioteca ou cantina, substitua as adivinhações por outras adequadas ao espaço escolar disponível.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Os ajudantes do dia são prática frequente em muitas escolas. As crianças ficam sempre muito empolgadas com a possibilidade de ajudar a professora. Pergunte elas quais ações e tarefas são adequadas em cada dependência da escola. Essa pergunta está presente no próximo slide. Projete-a enquanto desenvolve a atividade.
Converse com os estudantes sobre a importância de ajudar os demais e deixe que falem porque gostariam de ser ajudantes do dia.
Faça uma lista com tarefas predeterminadas para os estudantes. Diga que cada um terá uma tarefa e o professor deverá especificá-la conforme os recursos e espaços disponíveis e as característica individuais das crianças. Alguns exemplos: pegar livros na biblioteca ou lavar uma fruta ou verdura na cantina.
Você pode escrever as tarefas no quadro ou em um papel kraft e pendurar na sala. Outra possibilidade é distribuir entre os alunos. Leia as tarefas para as crianças ou incentive-as a ler, caso já estejam alfabetizadas.
Modelo de lista de tarefas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4dYuUsqA4JEsZ9b2GqXTQJ5jqNQ8zVKvf5bVAz5zYeA9uVsJhwADbq8SAUM/geo1-08und06-problematizacao-modelo-de-lista-de-tarefas.pdf
Caso não seja realidade da sua escola a utilização da estratégia de ajudante do dia, você pode motivar as crianças sobre a importância da colaboração uns com os outros e dizer que, neste dia, várias tarefas (pode chamar de missões secretas) precisam ser realizadas e você não poderá fazer tudo sozinho. Pergunte se as crianças estão dispostas a ajudar.
Problematização
Orientações: Os ajudantes do dia são prática frequente em muitas escolas. As crianças ficam sempre muito empolgadas com a possibilidade de ajudar a professora. Pergunte elas quais ações e tarefas são adequadas em cada dependência da escola. Essa pergunta está presente no próximo slide. Projete-a enquanto desenvolve a atividade.
Converse com os estudantes sobre a importância de ajudar os demais e deixe que falem porque gostariam de ser ajudantes do dia.
Faça uma lista com tarefas predeterminadas para os estudantes. Diga que cada um terá uma tarefa e o professor deverá especificá-la conforme os recursos e espaços disponíveis e as característica individuais das crianças. Alguns exemplos: pegar livros na biblioteca ou lavar uma fruta ou verdura na cantina.
Você pode escrever as tarefas no quadro ou em um papel kraft e pendurar na sala. Outra possibilidade é distribuir entre os alunos. Leia as tarefas para as crianças ou incentive-as a ler, caso já estejam alfabetizadas.
Modelo de lista de tarefas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4dYuUsqA4JEsZ9b2GqXTQJ5jqNQ8zVKvf5bVAz5zYeA9uVsJhwADbq8SAUM/geo1-08und06-problematizacao-modelo-de-lista-de-tarefas.pdf
Caso não seja realidade da sua escola a utilização da estratégia de ajudante do dia, você pode motivar as crianças sobre a importância da colaboração uns com os outros e dizer que, neste dia, várias tarefas (pode chamar de missões secretas) precisam ser realizadas e você não poderá fazer tudo sozinho. Pergunte se as crianças estão dispostas a ajudar.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: A imagem deste slide é apenas ilustrativa. Se necessário, adapte o slide conforme os espaços que percorrerá com os estudantes.
Organize o percurso com os estudantes ainda na sala. Exemplos de falas suas neste momento:
- Primeiro iremos ao/a…
- Lá, temos a seguinte tarefa…
- Quem será responsável por cumpri-la?
Combine com a turma símbolos para cada lugar que será visitado, como biblioteca, cantina, portaria etc.
Explique que durante o percurso eles deverão preencher uma tabela conforme a ordem de visitação.
Aqui, você tem disponível um modelo para essa tabela. Adapte conforme sua necessidade/possibilidade.
Utilize os espaços disponíveis em sua escola. Adapte o plano conforme seu espaço escolar.
Fonte da imagem: pixabey.com - https://pixabay.com/pt/livro-personagens-gr%C3%A1ficos-classe-2024008/ livre para uso comercial
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Oriente os estudantes a ilustrar o percurso realizado. A tabela que preencheram durante o percurso será utilizada como fonte de consulta para verificar a ordem do trajeto.
Retome as respostas dos estudantes na tabela. Se necessário, projete ou ilustre os símbolos no quadro e escreva as palavras correspondentes.
Oriente-os a ilustrar uma legenda, no mapa, com os símbolos e o que representam na realidade.
Deverão ser observadas as noções topológicas: vizinhança, ordem e sucessão.
Conforme o percurso específico de sua escola, oriente os estudantes na confecção do mapa:
Exemplo de perguntas e respostas possíveis:
- Qual foi o ponto de partida do nosso percurso? A biblioteca.
- O que veio depois? A cantina. Em seguida veio o laboratório.
- Qual foi o espaço visitado entre a biblioteca e o laboratório? A cantina.
- Qual foi o local visitado mais distante da nossa sala?
- E o mais próximo?
Acompanhe a realização da tarefa percorrendo as mesas e esclarecendo dúvidas das crianças. Avalie se elas estão seguindo corretamente o percurso, se estão utilizando os símbolos combinados para cada espaço e se estão consultando a tabela.
Na próxima aula, depois que as crianças finalizarem os desenhos, exponha todos no pátio, no corredor ou na própria sala. Se possível, convide os funcionários que trabalham nos espaços visitados para ver o resultado do trabalho. Peça às crianças que expliquem os desenhos a eles.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou um computador com câmera para gravar vídeos, áudios e enviar fotos.
- Optativas: Google Docs.
Valor trabalhado
- Respeito ao ambiente e à própria coletividade
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
Neste plano é esperado que as crianças desenvolvam noções topológicas, como vizinhança entre os espaços escolares e sequência do percurso realizado. Elas também vão conhecer alguns pontos de referência e utilizar símbolos para os locais visitados, trabalhando a noção de legenda. Por fim, farão seu mapa mental, organizando e sistematizando todos os conceitos anteriormente citados.
A aula será realizada com o auxílio do Google Meet, WhatsApp ou e-mail, em sua maior parte do tempo, de forma síncrona. Disponibilize o tema da aula conforme consta no plano original, questionando: você conhece as dependências da sua escola? Você já reparou que a escola tem outros espaços além da sala de aula? Quais deles você já visitou?
Contextualização (30 minutos)
Para verificar se os alunos se lembram dos espaços escolares, peça que façam um desenho dos locais que conhecem e já visitaram na escola. Ao terminarem essa etapa, oriente-os a enviarem fotos das produções no WhatsApp, e-mail ou pela aula que poderá estar sendo realizada pelo Google Meet.
Problematização (30 minutos nesta etapa)
O “ajudantes do dia” é uma prática frequente em muitas escolas. As crianças ficam sempre muito empolgadas com a possibilidade de ajudar. Converse com os alunos sobre a importância de auxiliar os demais e deixe que falem por que gostam de ser ajudantes na escola. Adapte a etapa de ser ajudante na escola para ser ajudante nas atividades em casa.
Peça que façam uma lista de todas as atividades que consideram ser importantes fazer em casa para ajudarem no dia a dia. A lista pode ser feita no caderno ou o professor pode disponibilizar a ferramenta do Google Docs. O modelo de lista de tarefas está disponível aqui.
Ação propositiva (60 minutos)
Na etapa da ação propositiva, adapte a tabela que encontra-se disponível aqui. Organize o percurso com os alunos, partindo, neste momento, dos espaços de suas casas. Combine com a turma símbolos para cada lugar que eles irão visitar. Explique que, durante o percurso, eles deverão preencher uma tabela conforme a ordem de visitação. Incentive-os a usar os espaços disponíveis em suas moradias.
Sistematização (60 minutos)
Oriente os alunos a ilustrar o percurso realizado. A tabela que preencheram será utilizada para verificar a ordem do trajeto. Retome as respostas que eles deram na tabela. Peça para ilustrarem uma legenda, no mapa, com os símbolos e o que eles representam na realidade de suas casas. Deverão ser observadas as noções topológicas: vizinhança, ordem e sucessão.
Conforme o percurso específico que fizeram de suas moradias, oriente-os na confecção do mapa. Você pode fazer as seguintes perguntas:
- Qual foi o ponto de partida do percurso?
- O que veio depois?
- Qual foi o espaço visitado entre o quintal e a garagem?
- Qual foi o local visitado mais distante do seu quarto?
- E o mais próximo?
Acompanhe a realização da tarefa, se estiver realizando pelo Google Meet, pedindo que as crianças liguem a câmera. Se a aula estiver acontecendo por WhatsApp ou e-mail, oriente-as a enviarem registros fotográficos de suas produções. Avalie se elas estão seguindo corretamente o percurso, se estão utilizando os símbolos para cada espaço e se estão consultando a tabela.
Na próxima aula, depois que os alunos finalizarem os desenhos, solicite que enviem por e-mail ou WhatsApp. Faça um vídeo com todos os registros e compartilhe as produções com eles. Isso valoriza o trabalho e empenho que tiveram em todas as ações.
Convite às famílias
Professor, incentive que as famílias assistam aos videoclipes que seguem abaixo com as crianças:
“A casa - Vinicius de Moraes (videoclipe)”, disponível aqui.
“Mundo Bita - Nossa Casa”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elaine Ap. Paraguai
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Localizar-se no espaço escolar a partir de noções topológicas.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA