GEO1_09UND04 - Minha sala é assim
Plano de Aula
Plano de aula: A sala de aula: Frente, Atrás, Esquerda e Direita
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GE09: elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos deverão estar sentados em duplas e a sala disposta em fileiras e colunas (uma atrás da outra).
Materiais necessários: Cópia da imagem da contextualização (caso não seja possível a projeção), cola, tesoura, folha sulfite e cópia da atividade disponível no material complementar.
Material complementar:
Atividade “Minha sala de aula é assim”:
Contextos prévios: Para realização desta atividade é importante que os alunos saibam ou tenham noção dos conceitos de esquerda e direita, frente e atrás. Caso julgue importante retomar ou apresentar tais conceitos você poderá utilizar os planos de aula disponíveis aqui no site da Revista da Nova Escola denominados:
BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula: Na frente e atrás - vivenciando o conceito. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5745/na-frente-e-atras-vivenciando-o-conceito>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro, permita que a turma leia a temática da aula, se necessário os ajude. A partir do comando os questione o que acham que irão realizar nesta aula, a que se refere o termo observar e porque é importante realizar essa ação. Diga que este será o assunto de hoje e que falarão mais sobre ele no decorrer das atividades.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete este slide ou caso não possua projetor imprima essa imagem e mostre-a aos alunos. Peça que observem a cena e os questione:
- O que está acontecendo nesta cena?
- O que o pintor está pintando?
- Ele está conseguindo reproduzir a mesma paisagem que está vendo?
- O que ele deve se atentar para reproduzir a paisagem?
É importante que ouça atentamente as respostas e não antecipe conceitos.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o questionamento no quadro. Permita que os alunos o leiam e auxilie se julgar necessário. Ouça as respostas e para ajudá-los a desenvolver o raciocínio frente a esta questão. Solicite que levantem e observem a sua mesa, depois que desenhem em meia folha sulfite os objetos que estão sobre ela considerando a posição que se encontram. Feito isso questione?
- O que havia do lado direito da mesa?
- O que havia do lado esquerdo?
- O que tem à frente da sua mesa?
- E o que tem atrás?
Permita que as duplas troquem os desenhos e que uma confira as representações das outras, validando ou apontando possíveis erros nessa representação.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Diga aos alunos que agora eles irão ampliar suas observações para o espaço da sala de aula. Esta atividade será realizada pelas duplas. Peça que de seus lugares observem todos os elementos da sala de aula, incluindo a posição dos colegas que se sentam à direita, à esquerda, na frente e atrás. Também os orientem a observar o espaço da sala de aula de forma geral identificando o que há atrás da sala, na frente, a direita e à esquerda.
Entregue a cada dupla a atividade “Minha sala de aula é assim” disponível no material complementar. Nesta atividade os alunos deverão desenhar os objetos presente à sua frente, atrás e a sua direita e esquerda. É importante organizar a sala considerando o número de fileiras e colunas existentes e conduzir o aluno a perceber o espaço a partir dos elementos que compõem a sala de aula como lousa, lixeira, armários, sempre considerando a perspectiva do aluno com relação aos objetos existentes na sala.
No momento da atividade percorra a sala de aula orientando possíveis dúvidas e erros cometidos pelos alunos. Uma dica é solicitar que antes de desenharem os objetos no espaço destinado a sala de aula validem a atividade com o professor. Caso note que o aluno esteja cometendo algum erro solicite que observem novamente o objeto e a posição em relação ao espaço, para depois representá-lo no desenho.
Como adequar à sua realidade: Caso em sua sala de aula haja algum objeto diferente auxilie o aluno na produção do desenho, mas lembre-se da importância de identificar a direção dos objetos em sala de aula, utilizando o vocabulário frente, atrás, esquerda e direita.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Neste momento realize uma roda de conversa. Você deverá ter uma atividade idêntica a dos alunos realizada de maneira correta, uma espécie de gabarito. Peça aos alunos que a observem e confiram com as suas. Em caso de divergências ouça como a dupla pensou na posição daqueles objetos e quais possíveis erros cometeram. É importante que sempre voltar a posição da criança na sala de aula para dar as explicações e orientações a partir da perspectiva vista da carteira dela. Feito isso, vá ao quadro e o divida em 4 partes, escreva uma palavra em cada espaço: frente, atrás, direita e esquerda, em seguida questione alguns alunos sobre o que desenharam a partir destes referenciais. Em seguida escreva as respostas no espaço determinado:
- O que há a frente de sua carteira na sala de aula?
- O que há atrás da dela?
- Quais objetos temos a direita de sua carteira?
- Quais objetos temos a esquerda de sua carteira?
Mais uma vez ouça atentamente as constatações dos alunos e caso ocorra algum erro, retome a posição do aluno em sala e realize as devidas observações junto com o mesmo. Para finalizar retome os slides 3 e 4 (ou relembre de forma verbal os questionamentos) e conclua dizendo que de acordo com o observado em nossa aula, para representar a posição dos objetos em um determinado espaço é preciso observar com atenção e compreender as posições direita, esquerda, frente e atrás, para que assim a representação indique de fato uma realidade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, Google Meet, celular, tablet ou webcam de um computador para gravação de vídeos
- Optativas: Youtube, software para edição e produção de vídeos e Google Docs
Valor trabalhado
- Cidadania
- Protagonismo
- Solidariedade
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
Este plano de aula tem por objetivo que os alunos sejam instigados a identificar a direção, utilizando o vocabulário "frente", "atrás", "esquerda" e "direita". O professor poderá utilizar ferramentas como WhatsApp ou e-mail para adaptar sua aula. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se o docente preferir, pode realizar a aula pelo Google Meet ou por videochamada no WhatsApp.
Para iniciar, envie o slide que consta no plano original por meio de uma foto ou grave o tema em áudio ou vídeo. Questione o que os alunos acham que irão realizar nesta aula, a que se refere o termo observar e por que é importante realizar essa ação. Diga que este será o assunto da aula e que falarão mais sobre ele no decorrer das atividades propostas.
Contextualização (20 minutos)
Encaminhe a imagem que consta no plano original. Peça que observem a cena e questione-os, utilizando ferramentas assíncronas:
- O que está acontecendo na cena?
- O que o pintor está pintando?
- Ele está conseguindo reproduzir a mesma paisagem que está vendo?
- O que ele deve se atentar para reproduzir a paisagem?
É importante que você ouça atentamente as respostas e anote todas no Google Docs ou em uma cartolina, para sistematizar posteriormente.
Problematização (50 minutos)
Orienta-se que esta etapa seja feita de forma assíncrona. Grave um áudio com o seguinte questionamento: o que é preciso saber para representar a posição dos objetos em um determinado lugar? Permita que os alunos enviem mensagens de texto ou áudios com suas respostas.
Para ajudá-los a desenvolver o raciocínio, solicite que observem alguma mesa de suas casas. Oriente-os a desenharem em meia folha sulfite os objetos que estão sobre ela, considerando a posição em que se encontram. Feito isso, questione-os, por meio de um vídeo:
- O que havia do lado direito da mesa?
- O que havia do lado esquerdo?
- O que tem à frente da sua mesa?
- E o que tem atrás?
Ação propositiva
A atividade deve ser realizada de forma assíncrona. Fica a sugestão de ampliar o tempo original para dois dias. Não há necessidade de realizar um momento de orientação de forma síncrona. Grave vídeos e áudios para propor as ações.
Nesta etapa, diga aos alunos que eles irão ampliar suas observações. Peça que eles, da janela de casa, observem todos os elementos possíveis na rua, incluindo o movimento das pessoas. Para isso, adapte a atividade “Minha sala de aula é assim” para “Da janela da minha casa, vejo”, disponível aqui. Encaminhe-a por meio de alguma ferramenta tecnológica. As crianças deverão desenhar os objetos presente a sua frente, atrás e a sua direita e esquerda.
Sistematização (60 minutos)
Realize uma roda de conversa de forma síncrona, utilizando o Google Meet ou videochamada. Peça que os alunos compartilhem suas produções, por meio de fotos. Caso queira, crie um vídeo com todas as produções das crianças e envie para eles, valorizando seus trabalhos.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos que seguem como sugestão:
- “A janelinha”, disponível aqui.
- “A janelinha abre e fecha”, disponível aqui.
- “Se essa rua fosse minha”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar direção de objetos em sala de aula utilizando o vocabulário frente, atrás, esquerda e direita
Habilidade (s) da Base: (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA